Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27300
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, E. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1WANDERLEY, Naelza de Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDWANDERLEY, N. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3611928212835405pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.referee1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.referee2COSTA, Maria Edileuza da.-
dc.contributor.referee2IDCOSTA, M. E.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é uma pesquisa de leitura literária em sala de aula com a primeira jornada da obra Hoje é dia de Maria (2005), de Luiz Fernando de Carvalho e Carlos Alberto de Abreu. A pesquisa teve como objetivo principal estudar a construção intertextual presente na primeira jornada da obra Hoje é dia de Maria a partir de uma proposta de leitura dos contos de fadas, dos contos populares e do texto dramático em sala de aula. O estudo compõe uma pesquisa-ação, desenvolvida com base em oficinas de leitura literária realizadas numa escola estadual de ensino fundamental e médio, no município de Campina Grande-Pb, tendo como colaboradores alunos do 7º, 8º e 9º anos, participantes do Projeto Mais Educação. No tocante ao referencial teórico, nos fundamentamos, dentre outros, em Ceccantini (2009), Zilberman (2009), Cavalcanti (2009), Candido (2004), Cosson (2006), Rios (2008), Colomer (2007), Bordini; Aguiar (1988) para tratar das questões referentes à leitura literária e/na escola; com relação à intertextualidade recorremos a Kristeva (2012), Samoyault (2008), Paulino; Walty; Cury (2010), Genette (2006). Já para as discussões envolvendo contos de fadas e a cultura popular, nos pautamos em Khéde (1986), Coelho (1985), Lúcio (2005), Chartier (2011), Traça (1992), Ayala (1988), Cascudo (1978), Abreu (2006). A pesquisa demonstrou que a leitura do texto literário em sala de aula contribui para o engajamento do aluno no processo de leitura e discussão da obra e que a literatura infanto-juvenil continua a ser uma alternativa para se trabalhar a obra literária em sala de aula, uma vez que, os contos de fadas permanecem abordando os elementos tradicionais como príncipes, bailes, feitiços para tratar do que mais nos humaniza no texto literário: as emoções, sensações e sentimentos. Além de encontrarem na intertextualidade uma possibilidade de recontar e atualizar suas histórias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleHoje é dia de Maria: intertextualidade e vivências em sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2015-07-24-
dc.description.abstractThe present dissertation brings a reading suggestion for a Literature classroom with the first part of the work called Hoje é dia de Maria (2005), by Luiz Fernando de Carvalho and Carlos Alberto de Abreu. In this way, we aimed to study the intertextual construction present in the opening part of the cited work from a proposal based on the reading of fairy tales, folk tales and dramatic texts in classroom. With this, we developed an action research from literary reading workshops held in a public state school in Campina Grande-PB, having the 7th, 8th and 9th school graders as our research subjects. They participated in the program Mais Educação. Regarding the theoretical framework, we have considered, among others, Ceccantini (2009), Zilberman (2009), Cavalcanti (2009), Candido (2004) Cosson (2006), Rios (2008), Colomer (2007) and Bordini; Aguiar (1988) to address issues of literary reading and/in school. Regarding intertextuality, we resorted to Kristeva (2012), Samoyault (2008), Pauline; Walty; Cury (2010) and Genette (2006). Finally, for the discussions involving fairy tales and popular culture, we based on Khéde (1986), Coelho (1985), Lúcio (2005), Chartier (2011), Traça (1992), Ayala (1988), Cascudo (1978) and Abreu (2006). Some results have shown that the activity of reading literary texts in the classroom contributes to student‟s engagement in the process of reading and discussion of the work. It has also indicated that children's literature continues to be an alternative to work the literary text in the classroom, since the stories remain addressing some of the traditional elements that constitute a tale like princes, balls and spells that deal with emotions, sensations and feelings, that is, elements responsible for humanizing us in the literary text. In addition, to meeting in intertextuality a change to retell and update their stories.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27300-
dc.date.accessioned2022-09-19T19:43:37Z-
dc.date.available2022-09-19-
dc.date.available2022-09-19T19:43:37Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectEnsino de Literatura Brasileirapt_BR
dc.subjectHoje é dia de Maria - Luiz Fernando de Carvalho e Carlos Alberto de Abreupt_BR
dc.subjectLeitura literária na escolapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectOficinas de leitura literáriapt_BR
dc.subjectLetramento infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectNarrativas infantispt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectIntertextualitypt_BR
dc.subjectTeaching Brazilian Literaturept_BR
dc.subjectToday is Maria's day - Luiz Fernando de Carvalho and Carlos Alberto de Abreupt_BR
dc.subjectLiterary reading at schoolpt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.subjectLiterary Reading Workshopspt_BR
dc.subjectChildren's literacypt_BR
dc.subjectChildren's narrativespt_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Elisângela Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeToday is Maria's day: intertextuality and classroom experiences.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Elisângela Araújo. Hoje é dia de Maria: intertextualidade e vivências em sala de aula. 2015. 170f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27300pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELISÂNGELA ARAÚJO SILVA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2015.pdfElisêngela Araújo Silva - Dissertação PPGLE CH 20151.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.