Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27303
Title: Os desafios do ensino remoto nos anos finais do ensino fundamental, na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva de Amparo-PB.
Other Titles: The challenges of remote teaching in the final years of elementary school, at the Municipal School of Basic Education Ildefonso Anselmo da Silva de Amparo-PB.
???metadata.dc.creator???: DINIZ, Thamires Maciel.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TORRES, Denise Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Maria Helena Costa Carvalho de.
Keywords: Ensino remoto;Remote teaching;Educação a distância;Distance education;Tecnologias digitais;Digital technologies;Escola e tecnologias;School and technologies;Ensino e aprendizagem;Teaching and learning;Escola Municipal Idelfonso;Idelfonso Municipal School;Anselmo da Silva – Amparo - PB;Anselmo da Silva – Amparo - PB;Desigualdade de acesso à internet;Inequality of internet access
Issue Date: 2-Sep-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DINIZ, Thamires Maciel. Os desafios do ensino remoto nos anos finais do ensino fundamental, na Escola Municipal de Educação Básica Idelfonso Anselmo da Silva – Amparo - PB. 2022. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27303
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos professores, alunos dos anos finais e seus responsáveis, com o Ensino Remoto Emergencial, na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo, na Paraíba. A pesquisa realizada no ano de 2021 é um estudo quantitativo, que buscou a coleta de dados através da plataforma on-line WhatsApp, e questionários impressos para os alunos e responsáveis que não possuíam acesso à internet, elaborados na plataforma Google Forms, que foram enviados aos participantes, respeitando o isolamento social estabelecido pelo Ministério da Saúde, no período da pandemia de Covid-19. A partir da análise de dados e estudo bibliográfico ficou evidente que os profissionais e alunos do município não estavam preparados para vivenciar essa nova experiência, pois houve a exclusão de alunos no processo de ensino remoto. Além disso, foram apresentadas dificuldades de acesso e de uso das tecnologias digitais.
Abstract: The present work aims to analyze the challenges faced by teachers, students and their guardians, with Emergency Remote Teaching, at the Municipal School of Basic Education Ildefonso Anselmo da Silva in Amparo, Paraíba. The research carried out in 2021 is a quantitative study, which sought to collect data through the WhatsApp online platform, and printed questionnaires, prepared on the Google Forms platform, which were sent to participants, respecting the social isolation established by the Ministry. of Health, in the period of the Covid-19 pandemic. From the data analysis and bibliographic study, it was evident that professionals and students in the municipality were not prepared to experience this new experience, as students were excluded from the remote teaching process. In addition, difficulties in accessing and using digital technologies were presented.
Keywords: Ensino remoto
Remote teaching
Educação a distância
Distance education
Tecnologias digitais
Digital technologies
Escola e tecnologias
School and technologies
Ensino e aprendizagem
Teaching and learning
Escola Municipal Idelfonso
Idelfonso Municipal School
Anselmo da Silva – Amparo - PB
Anselmo da Silva – Amparo - PB
Desigualdade de acesso à internet
Inequality of internet access
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27303
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAMIRES MACIEL DINIZ - TCC LIC. CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2022.pdfThamires Maciel Diniz - TCC Lic. Ciências Sociais CDSA 20221.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.