Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27303
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDINIZ, T. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, J. M. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9994199425868630pt_BR
dc.contributor.referee1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913539254861756pt_BR
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Maria Helena Costa Carvalho de.-
dc.contributor.referee2IDARAÚJO, M. H. C. C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1562460183286851pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2022.tccmon.diniz-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos professores, alunos dos anos finais e seus responsáveis, com o Ensino Remoto Emergencial, na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo, na Paraíba. A pesquisa realizada no ano de 2021 é um estudo quantitativo, que buscou a coleta de dados através da plataforma on-line WhatsApp, e questionários impressos para os alunos e responsáveis que não possuíam acesso à internet, elaborados na plataforma Google Forms, que foram enviados aos participantes, respeitando o isolamento social estabelecido pelo Ministério da Saúde, no período da pandemia de Covid-19. A partir da análise de dados e estudo bibliográfico ficou evidente que os profissionais e alunos do município não estavam preparados para vivenciar essa nova experiência, pois houve a exclusão de alunos no processo de ensino remoto. Além disso, foram apresentadas dificuldades de acesso e de uso das tecnologias digitais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleOs desafios do ensino remoto nos anos finais do ensino fundamental, na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva de Amparo-PB.pt_BR
dc.date.issued2022-09-02-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the challenges faced by teachers, students and their guardians, with Emergency Remote Teaching, at the Municipal School of Basic Education Ildefonso Anselmo da Silva in Amparo, Paraíba. The research carried out in 2021 is a quantitative study, which sought to collect data through the WhatsApp online platform, and printed questionnaires, prepared on the Google Forms platform, which were sent to participants, respecting the social isolation established by the Ministry. of Health, in the period of the Covid-19 pandemic. From the data analysis and bibliographic study, it was evident that professionals and students in the municipality were not prepared to experience this new experience, as students were excluded from the remote teaching process. In addition, difficulties in accessing and using digital technologies were presented.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27303-
dc.date.accessioned2022-09-19T20:39:11Z-
dc.date.available2022-09-19-
dc.date.available2022-09-19T20:39:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectEscola e tecnologiaspt_BR
dc.subjectSchool and technologiespt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectEscola Municipal Idelfonsopt_BR
dc.subjectIdelfonso Municipal Schoolpt_BR
dc.subjectAnselmo da Silva – Amparo - PBpt_BR
dc.subjectAnselmo da Silva – Amparo - PBpt_BR
dc.subjectDesigualdade de acesso à internetpt_BR
dc.subjectInequality of internet accesspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDINIZ, Thamires Maciel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe challenges of remote teaching in the final years of elementary school, at the Municipal School of Basic Education Ildefonso Anselmo da Silva de Amparo-PB.pt_BR
dc.identifier.citationDINIZ, Thamires Maciel. Os desafios do ensino remoto nos anos finais do ensino fundamental, na Escola Municipal de Educação Básica Idelfonso Anselmo da Silva – Amparo - PB. 2022. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27303pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAMIRES MACIEL DINIZ - TCC LIC. CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2022.pdfThamires Maciel Diniz - TCC Lic. Ciências Sociais CDSA 20221.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.