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Title: Avaliação da qualidade higiênicossanitária de pescados comercializados no varejo local do município de Fortaleza – CE.
Other Titles: Evaluation of the hygienic-sanitary quality of fish sold in local retail in the city of Fortaleza - CE.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Tiago Inácio da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Rosilene Agra da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA, Aline Costa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, José Jaciel Ferreira dos.
???metadata.dc.contributor.referee3???: FERNANDES, Eliene Araújo.
Keywords: Psicultura;Comercialização de Pescado;Mercado Consumidor- Peixes;Pisciculture;Fish Marketing;Consumer Market - Fish
Issue Date: 29-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, T. I. Avaliação da qualidade higiênicossanitária de pescados comercializados no varejo local do município de Fortaleza – CE. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Em todo o mundo, a pesca representa uma atividade de extrema importância, tanto em termos econômicos quanto socioculturais. Com o aumento da procura por alimentos mais saudáveis, o pescado é um alimento fundamental na dieta, devido a sua composição nutricional, de fácil digestibilidade, por ser rica em proteínas, vitaminas e minerais. Os peixes têm sido uma das fontes, mas adquirida na dieta alimentar dos brasileiros. Dependendo da região, da época e da sua espécie, torna-se uma das opções mais acessíveis e econômica. O objetivo com este trabalho foi verificar a qualidade higiênico-sanitária de dois tipos de pescados expostos para a comercialização, por meio de análises sensoriais, método do índice de qualidade e físico-químicas através da determinação do pH, do nível de oxidação lipídica e do nível de gás sulfídrico. As análises foram realizadas no Laboratório de Carnes e Pescado, do Departamento de Engenharia de Alimentos (DEAL), no Centro De Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), os insumos utilizados no experimento foram o camarão descascado congelado e o filé de tilápia sem pele, ambos serão obtidos através da compra na cidade de Fortaleza - CE, que estejam disponíveis para a comercialização nos supermercados. O filé de tilápia apresentou resultado desconforme em relação ao pH do pescado, porém os resultados das outras análises apresentaram em conformidade com o estabelecido. Os resultados evidenciaram que a qualidade higiênico-sanitária do pescado, analisado, comercializado em supermercados da cidade de Fortaleza – CE está dentro dos padrões e exigências dos órgãos fiscalizadores e, a partir disso, foram sugeridas ainda, algumas melhorias na comercialização desse produto, baseado na qualidade exigida pelos órgãos regulamentadores e, na satisfação do consumidor final.
Abstract: Throughout the world, fishing is an extremely important activity, both in economic and sociocultural terms.With the increasing demand for healthier foods, fish is a fundamental food in the diet, due to its nutritional composition, easily digestibility, because it is rich in proteins, vitamins and minerals. Fish have been one of the sources, but acquired in the diet of Brazilians. Depending on the region, the season and its species, it becomes one of the most affordable and economical options. The objective of this work was to verify the hygienic and sanitary quality of two types of fish exposed for commercialization, through sensory analysis, quality index and physicochemical method through the determination of pH, lipid oxidation level and sulphide gas level. The analyses were carried out at the Laboratory of Meat and Fish, department of Food Engineering (DEAL), center of agrarian sciences (CCA) of the Federal University of Ceará (UFC), the insums used in the experiment were frozen peeled shrimp and skinless tilapia fillet, both will be obtained through purchase in the city of Fortaleza - CE, available for marketing in supermarkets. The tilapia fillet showed a non-conforming result in relation to the pH of the fish, but the results of the other analyses presented in accordance with the established. The results showed that the hygienic and sanitary quality of fish, analyzed, marketed in supermarkets in the city of Fortaleza - CE is within the standards and requirements of the supervisory bodies and, from this, some improvements in the commercialization of this product were suggested, based on the quality required by the regulatory agencies and, on the satisfaction of the final consumer.
Keywords: Psicultura
Comercialização de Pescado
Mercado Consumidor- Peixes
Pisciculture
Fish Marketing
Consumer Market - Fish
???metadata.dc.subject.cnpq???: Agronomia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27307
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