Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27309
Title: Literatura de massa e clássicos na sala de aula: a formação do jovem leitor no ensino médio.
Other Titles: Mass literature and classics in the classroom: the formation of young people high school reader.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Tatiana Rodrigues da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FiGUEIRÊDO, Ferdinando de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Formação de leitores;Literatura de massa;Clássicos universais;Leitura;Reader training;Mass literature;Universal classics;Reading
Issue Date: 31-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA,Tatiana Rodrigues da. Literatura de massa e clássicos na sala de aula: a formação do jovem leitor no ensino médio. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: A Literatura de massa tem cada vez mais ganhado espaço nas estantes dos jovens, seja pelo fato desse público leitor se identificar com os personagens, seja pela facilidade de acesso às obras e derivados através da internet. Ao agir como mediador da leitura de Literatura em sala de aula, o professor encontra nessa Literatura um viés para dar continuidade à formação leitora de seus alunos, principalmente no Ensino Médio, período em que os alunos/leitores constroem o senso crítico e aprofundam seus estudos literários, despertam a curiosidade, ou retomam o hábito de leitura em seus discentes. Para abranger o repertório literário de seus alunos, o professor precisa contar com a parceria da família e da escola, que assume o papel de incentivar os jovens e oferecer o suporte necessário para sua formação leitora, mediante a criação de iniciativas pedagógicas sólidas para que os alunos se mantenham como leitores dentro e fora da escola. Com base nessas demandas, investigaremos o papel do professor no processo de formação de leitores a partir do uso da Literatura de massa como pontapé inicial em sala de aula, que pode levar à leitura dos clássicos universais, a fim de estudar a contribuição da Literatura de massa nessa formação, e propor uma sequência didática básica, a partir do modelo de Cosson (2009), para que o professor de Língua Portuguesa incentive o hábito de leitura em jovens do Ensino Médio. Nosso trabalho é de cunho bibliográfico, de natureza qualitativa e propositiva e nos fundamentamos em autores como Zilberman (2012), Bordini e Aguiar (1988), Sodré (1985), Cosson (2009), entre outros. Almejamos despertar na escola e nos professores o anseio de abordar a Literatura em todas as suas esferas para que formem leitores proficientes, além de estimular a leitura de Literatura por fruição. Desse modo, é de fundamental importância que a formação leitora seja alvo de pesquisas e debates com mais frequência por parte dos estudiosos e pesquisadores, que sejam desenvolvidos projetos que reforcem a relevância do hábito da leitura de Literatura na rotina dos discentes de Língua Portuguesa, para, então, compreendermos o papel que a leitura exerce na vida do leitor, a capacidade de formar leitores críticos, e que atribuem sentido de forma coerente às leituras que fazem.
Abstract: Mass literature has increasingly gained space on young people's shelves, either because this readership identifies with the characters, or because of the easy access to books and derivatives through the internet. While acting as a mediator of reading Literature in the classroom, the teacher finds in this Literature a bias to give continuity to the reading formation of his students, especially in High School, a time in which students/readers build critical sense and deepen their literary studies, arouse curiosity, or retake the reading habit in their students. In order to cover the literary repertoire of their students, the teacher needs to count on the partnership of the family and the school, which assumes the role of encouraging young people and providing the necessary support for their reading formation, throug solid pedagogical initiatives so that students remain as readers in and out of school. Based on these demands, we will investigate the role of the teacher in the process of formating readers, starting from the use of mass literature as a kick-off in the classroom, which can lead to the reading of universal classics, in order to study the contribution of literature of mass in this formation, and to propose a basic didactic sequence, from the model of Cosson (2009), so that the teacher of Portuguese Language encourages the habit of reading in young High School students. Our work is bibliographic, qualitative and purposeful in nature and we are based on authors such as Zilberman (2012), Bordini and Aguiar (1988), Sodré (1985), Cosson (2009), among others. We aim to awaken in the school and in the teachers the desire to approach Literature in all its spheres so that they form proficient readers, in addition to stimulating Literature's reading for enjoyment. In this way, it is of fundamental importance that the reading formation is the subject of research and debates more frequently by scholars and researchers, that projects are developed that reinforce the relevance of the habit of reading Literature in the routine of Portuguese Language students, to only then, understand the role that reading plays in the reader's life, the ability to form critical readers, who consistently attribute meaning to the readings they do.
Keywords: Formação de leitores
Literatura de massa
Clássicos universais
Leitura
Reader training
Mass literature
Universal classics
Reading
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27309
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATIANA RODRIGUES DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2022.pdfTatiana Rodrigues da Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022.403.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.