Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27314
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, T. I. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2498970305384417pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107356708140208pt_BR
dc.contributor.referee1BRITO, Ivaneide Gonçalves de.-
dc.contributor.referee2LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como foco o ensino de gramática e análise linguística nas aulas de português no contexto da educação básica. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é analisar como é proposto, em um livro didático utilizado como material de apoio pedagógico, o ensino de gramática/análise linguística, com vistas a produzir material didático para o professor de língua portuguesa numa perspectiva enunciativa de língua. Para atender a este objetivo, traçamos como objetivos específicos: a) discutir sobre o conceito de língua e ensino de gramática/análise linguística à luz das pesquisas linguísticas contemporâneas; b) investigar e descrever sobre as práticas de ensino de gramática no livro didático, em especial, os conteúdos sujeito e predicado, c) apresentar uma proposta de intervenção para o professor de LP com base no trabalho com o conteúdo gramatical sujeito e predicado pautado numa abordagem produtiva de ensino a partir da exploração do eixo da análise linguística. A pesquisa se classifica como descritiva, com abordagem qualitativa, de acordo com as orientações de Prodanov e Freitas (2013), além disso, é uma pesquisa documental, pois tomamos como corpus para investigação o livro Língua Portuguesa: Ensino Fundamental – anos finais da coleção Geração Alpha dos autores Cibele Lopresti Costa, Everaldo Nogueira e Greta Marchetti. A fundamentação teórica apoia-se sobre o estudo da análise linguística de Bezerra e Reinaldo (2013) e Mendonça (2006); na perspectiva da gramática contextualizada de Antunes (2014), além das orientações do documento oficial norteador da educação, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL,2018). Os resultados mostram que, apesar dos avanços advindos da publicação dos documentos oficiais de base e das pesquisas desenvolvidas na área da análise linguística, o livro didático de língua portuguesa ainda apresenta resquício do ensino tradicional ancorado no reconhecimento e classificação de nomenclaturas à luz da abordagem gramatical normativa. Objetivando contribuir com o ensino de língua portuguesa na educação básica, ao final do trabalho, foi apresentada uma sequência didática envolvendo o conteúdo sujeito e predicado sobre a perspectiva discursiva da língua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleTrilhando pelos caminhos da análise linguística: uma proposta de intervenção para o 7º ano de ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2022-08-29-
dc.description.abstractThe present research focuses on the teaching of grammar and linguistic analysis in Portuguese classes in the context of elementary school. Thus, the aim of this research is to analyze how the teaching of grammar/linguistic analysis is proposed, in didactic support materials, with a view to producing didactic material for the Portuguese language teacher in an enunciative language perspective. To achieve this goal, we set out as specific objectives: a) to discuss the concept of language and teaching grammar/linguistic analysis in the light of contemporary linguistic research; b) to investigate and describe grammar teaching practices in textbooks, in particular, subject and predicate content, c) to present an intervention proposal for the PL teacher based on the work with the subject and predicate grammatical content on the basis of a productive teaching approach according to the exploration of the axis of linguistic analysis. The research is classified as descriptive, with a qualitative approach, according to the guidelines of Prodanov and Freitas (2013), furthermore, it is documentary research, because we take as corpus for investigation the book Língua Portuguesa: Ensino Fundamental – anos finais of the collection Geração Alpha by authors Cibele Lopresti Costa, Everaldo Nogueira and Greta Marchetti. The theoretical foundation is based on the study of linguistic analysis by Bezerra and Reinaldo (2013) and Mendonça (2006); from the perspective of the contextualized grammar of Antunes (2014), in addition to the guidelines of the official document that guides education, the National Common Curricular Base (Base Nacional Comum Curricular) (BRASIL, 2018). The results show that, despite the advances arising from the publication of official documents and research carried out in the area of linguistic analysis, the teaching of Portuguese language still has remnants of traditional teaching anchored in the recognition and classification of nomenclatures in the light of the normative grammatical approach. Aiming to contribute to the teaching of Portuguese in basic education, at the end of the work, a didactic sequence was presented involving the subject and predicate content on the discursive perspective of the language.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27314-
dc.date.accessioned2022-09-20T12:12:22Z-
dc.date.available2022-09-20-
dc.date.available2022-09-20T12:12:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de gramáticapt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectAulas de portuguêspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectLivro didático - língua portuguesapt_BR
dc.subjectGrammar teachingpt_BR
dc.subjectLinguistic analysispt_BR
dc.subjectPortuguese classespt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectTextbook - Portuguese languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Taynara Iracema de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWalking along the paths of linguistic analysis: a intervention proposal for the 7th year of elementary school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Taynara Iracema de Sousa. Trilhando pelos caminhos da análise linguística: uma proposta de intervenção para o 7º ano de ensino fundamental. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAYNARA IRACEMA DE SOUSA ALMEIDA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2022.pdfTaynara Iracema de Sousa Almeida. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022.3.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.