Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27317
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1BEZERRA, Jaqueline de Jesus.-
dc.contributor.referee2CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.-
dc.description.resumoPara que a leitura se torne um hábito e, mais ainda, para que seja um ato prazeroso, o processo é gradativo, e a atuação do professor mediador é crucial para adjuvar na formulação de ideias, pensamentos, imaginação, de modo a despertar nos alunos o gosto por ler, atrelando-o ao que vivenciam diariamente. Desse modo, a associação da atividade leitora a situações do cotidiano estimula o interesse dos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo propor uma intervenção pedagógica de formação continuada para os professores de Ensino Fundamental, com ênfase na mediação em leitura. Para atingir essa meta, articulamos conceitos da Sociolinguística Interacionista Escolar com a mediação em eventos de leitura; discutimos sobre a formação continuada de professores da Educação Básica, com destaque para a do professor letrador; e elaboramos uma oficina como proposta de formação continuada sobre a mediação em leitura sob a perspectiva da Sociolinguística Interacionista Escolar, que também fundamenta teoricamente este trabalho, a partir de Bortoni-Ricardo (2004). Essa teoria considera a escola como ambiente propício para que cada indivíduo contribua à sua maneira com a atividade comunicativa, orientado por um mediador que conduza o diálogo sem descartar as características interacionais de cada sujeito. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, básica, aplicada, de abordagem qualitativa. As discussões teóricas resultaram em oficinas que orientam a utilização das pistas de contextualização como forma de andaimes nos eventos de leitura em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleOficina de leitura: uma proposta de formação continuada para os professores dos anos finais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.date.issued2022-08-25-
dc.description.abstractThe way reading becomes a habit and, even more, a pleasurable practice involves a gradual process in which the mediator teacher plays a crucial role in assisting the formulation of ideas, thoughts, and imagination in awakening in students the taste for reading, in addition to linking it to the daily experience. Therefore, the association of reading activities with everyday situations stimulates students' interest. In this context, the present work proposes a pedagogical intervention of continuing education for elementary school teachers, emphasizing reading mediation. To achieve this goal, we articulated concepts of School Interactionist Sociolinguistics with the reading mediation events; discussed the continuing education of Basic Education teachers, with an emphasis on the literacy teacher; and developed a workshop as a proposal for continuing education on reading mediation from the perspective of School Interactionist Sociolinguistics, which also theoretically supports this work, following the appointment of Bortoni-Ricardo (2004). This theory considers the school as a favorable environment for each individual to contribute in their way with the communicative activity, guided by a mediator who conducts the dialogue without discarding the interactional characteristics of each subject. It is a bibliographical, basic, applied research with a qualitative approach. The theoretical discussions resulted in workshops that guide contextualization clues as a form of scaffolding in classroom reading events.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27317-
dc.date.accessioned2022-09-20T12:48:37Z-
dc.date.available2022-09-20-
dc.date.available2022-09-20T12:48:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSociolinguística interacionalpt_BR
dc.subjectMediação docentept_BR
dc.subjectMediação de leiturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectInteractional sociolinguisticspt_BR
dc.subjectTeaching mediationpt_BR
dc.subjectReading mediationpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRIBEIRO, Thaís de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading workshop: a proposal for continuing education for teachers in the final years of Elementary School.pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Thaís de Souza. Oficina de leitura: uma proposta de formação continuada para os professores dos anos finais do Ensino Fundamental. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAÍS DE SOUZA RIBEIRO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2022.pdfThaís de Souza Ribeiro. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022.328.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.