Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27319
Title: Letramento literário: uma sequência didática da obra "O quinze" de Rachel de Queiroz.
Other Titles: Literary literacy: a didactic sequence of Rachel de Queiroz's work "The fifteen".
???metadata.dc.creator???: RAMALHO, Karintya Évillyn Xavier.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Ligia Regina Calado de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Francisca Alves da.
Keywords: Letramento literário;Leitura;Sequência didática;Queiroz Rachel O quinze;Literary Literacy;Reading;Following teaching;Queiroz Rachel The Fifteen
Issue Date: 26-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RAMALHO,Karintya Évillyn Xavier. Letramento literário: uma sequência didática da obra " O quinze" de Rachel de Queiroz. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho tem a pretensão de promover o letramento literário por meio de uma proposta didática a partir da obra O Quinze da autora cearense Rachel de Queiroz em turmas da 3º série do ensino médio. Para que esse objetivo seja alcançado, apresentamos os seguintes objetivos específicos: refletir sobre aspectos do letramento literário e sua importância para a formação do leitor crítico reflexivo e propor uma sequência didática expandida tendo como foco o letramento literário e o romance escolhido para esse estudo. Para a realização do nosso trabalho, selecionamos como aporte teórico: Cosson (2021), BNCC (2018), OCEM (2006) dentre outros. Para tanto, temos um estudo aplicado, de cunho exploratório e de método bibliográfico. A base teórica aborda temáticas que tratam sobre as questões do letramento literário e também sobre a fortuna crítica da obra como Andrade (2020) Schmidt (2020) e Medeiros (2010). Como resultado da pesquisa, elaboramos uma sequência didática direcionada a alunos da 3° série do Ensino Médio e fundamentada no modelo de sequência expandida de Cosson (2021). Tal sequência foi desenvolvida com atividades que contribui com o letramento literário e a formação leitora.
Abstract: This work intends to promote literacy literacy through a didactic proposal from O quinze by the natural author of the state of Ceará Raquel de Queiroz, to 3rd year high school students. For this goal to be achieved, the specific objectives of this proposal are the following: to reflect on literacy literacy aspects and their importance for the reader's formation and propose an expanded didactic sequence focusing on the literacy literacy from the novel selected for this study. For the accomplishment of our work, contributions to the theoretical discussions were used Cosson (2021), BNCC (2018), OCEM (2006), among others. For that, we have applied study, exploratory and bibliographic methods. The theoretical basis addresses issues of literary literacy and also the critical fortune of the work and we followed studies of Andrade (2020), Schmidt (2020), and Medeiros (2010). As a result of this research, we elaborated a didactic sequence focused on students from the 3rd year of high school, following the sequence model by Cosson (2021). Such a sequence was developed with activities that intend to put into practice the literacy literacy, which should culminate in the formation of readers.
Keywords: Letramento literário
Leitura
Sequência didática
Queiroz Rachel O quinze
Literary Literacy
Reading
Following teaching
Queiroz Rachel The Fifteen
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27319
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARINTYA ÉVILLYN XAVIER RAMALHO.TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2022.pdfKarintya Évillyn Xavier Ramalho. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022.338.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.