Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27319
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/1613348617915290pt_BR
dc.creator.LattesRAMALHO, K. É. X.pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/4132315893586224pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesFERREIRA JUNIOR, Nelson;pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Ligia Regina Calado de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Francisca Alves da.-
dc.description.resumoEsse trabalho tem a pretensão de promover o letramento literário por meio de uma proposta didática a partir da obra O Quinze da autora cearense Rachel de Queiroz em turmas da 3º série do ensino médio. Para que esse objetivo seja alcançado, apresentamos os seguintes objetivos específicos: refletir sobre aspectos do letramento literário e sua importância para a formação do leitor crítico reflexivo e propor uma sequência didática expandida tendo como foco o letramento literário e o romance escolhido para esse estudo. Para a realização do nosso trabalho, selecionamos como aporte teórico: Cosson (2021), BNCC (2018), OCEM (2006) dentre outros. Para tanto, temos um estudo aplicado, de cunho exploratório e de método bibliográfico. A base teórica aborda temáticas que tratam sobre as questões do letramento literário e também sobre a fortuna crítica da obra como Andrade (2020) Schmidt (2020) e Medeiros (2010). Como resultado da pesquisa, elaboramos uma sequência didática direcionada a alunos da 3° série do Ensino Médio e fundamentada no modelo de sequência expandida de Cosson (2021). Tal sequência foi desenvolvida com atividades que contribui com o letramento literário e a formação leitora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleLetramento literário: uma sequência didática da obra "O quinze" de Rachel de Queiroz.pt_BR
dc.date.issued2022-08-26-
dc.description.abstractThis work intends to promote literacy literacy through a didactic proposal from O quinze by the natural author of the state of Ceará Raquel de Queiroz, to 3rd year high school students. For this goal to be achieved, the specific objectives of this proposal are the following: to reflect on literacy literacy aspects and their importance for the reader's formation and propose an expanded didactic sequence focusing on the literacy literacy from the novel selected for this study. For the accomplishment of our work, contributions to the theoretical discussions were used Cosson (2021), BNCC (2018), OCEM (2006), among others. For that, we have applied study, exploratory and bibliographic methods. The theoretical basis addresses issues of literary literacy and also the critical fortune of the work and we followed studies of Andrade (2020), Schmidt (2020), and Medeiros (2010). As a result of this research, we elaborated a didactic sequence focused on students from the 3rd year of high school, following the sequence model by Cosson (2021). Such a sequence was developed with activities that intend to put into practice the literacy literacy, which should culminate in the formation of readers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27319-
dc.date.accessioned2022-09-20T13:00:48Z-
dc.date.available2022-09-20-
dc.date.available2022-09-20T13:00:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectQueiroz Rachel O quinzept_BR
dc.subjectLiterary Literacypt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectQueiroz Rachel The Fifteenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRAMALHO, Karintya Évillyn Xavier.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiterary literacy: a didactic sequence of Rachel de Queiroz's work "The fifteen".pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationRAMALHO,Karintya Évillyn Xavier. Letramento literário: uma sequência didática da obra " O quinze" de Rachel de Queiroz. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARINTYA ÉVILLYN XAVIER RAMALHO.TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2022.pdfKarintya Évillyn Xavier Ramalho. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022.338.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.