Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27324
Title: A recepção da poesia de Sérgio de Castro Pinto no ensino médio.
Other Titles: The reception of Sérgio de Castro Pinto's poetry in high school
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Gabriela Santana de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Eli Brandão da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: WANDERLEY, Naelza de Araújo.
Keywords: Poetas Paraibanos;Sérgio de Castro Pinto - Poeta Paraibano;Poesia no ensino médio;Ensino de literatura - poesia;Estética da recepção;Formação de leitores;Lirismo e antilirismo - poesia;Sanhauá - poesia de Sérgio Castro Pinto;Ensino médio - literatura;Função social da poesia - escola;Facebook - grupo;Rede social Facebook;Poets from Paraíba;Sérgio de Castro Pinto - Poet from Paraíba;High school poetry;Teaching Literature - Poetry;Reception aesthetics;Reader training;Lyricism and antilyricism - poetry;Lyricism and antilyricism - poetry;High school - literature;Social function of poetry - school;Facebook - group;Facebook social network
Issue Date: 24-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Gabriela Santana de. A recepção da poesia de Sérgio de Castro Pinto no ensino médio. 2015. 171f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27324
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, refletimos sobre uma experiência de leitura do livro O Cristal dos Verões (2007), de Sérgio de Castro Pinto, com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Massaranduba (PB) em 2014. O propósito dessa experiência foi verificar como se daria a recepção de poemas cuja temática fosse voltada para o homem e seus dilemas. No que concerne à coleta de dados, utilizamos: diário de campo, gravações das aulas em áudio, registro por meio de fotos, questionários e a página criada no facebook. A fundamentação, no âmbito da crítica literária, se pautou nas contribuições de: Barbosa Filho (1989), (2008), Brito (1995), Lima (1968) e Paz (1982). Quanto aos aspectos voltados para o ensino de literatura, tivemos como aporte teórico: Bordini e Aguiar (1988), Colomer (2007), Cosson (2006), (2014), Jauss (1994) Jouve (2002), Iser (1996), Guimarães (2012), Pinheiro (2007), Rezende (2013) e Zilberman (1989). Nesse sentido, constatou-se, durante a intervenção, que a adoção de uma metodologia mais dialógica e interativa, quanto ao trabalho com a poesia em sala de aula, revela que os alunos conseguiram perceber nos poemas de Castro Pinto temas voltados para a dimensão do humano. A postura de valorização do leitor, também contribuiu para que eles percebessem aspectos formais nos poemas lidos. Portanto, os resultados alcançados nos indicam que a partir do momento em que se pensa metodologicamente a abordagem da poesia em sala de aula, com base na leitura dos textos e não na aquisição de um saber sobre a literatura, os discentes conseguem participar mais ativamente da aula, mostrando entusiasmo e interesse diante da presença de temas vinculados às suas vivências pessoais.
Abstract: The reception of Sérgio de Castro Pinto's poetry in high school In this dissertation we reflected upon a reading experience with the work “O Cristal dos Verões” (2007) by Sergio de Castro Pinto, with high school students of a public school in Massaranduba (PB) in 2014. Our objective was to verify the reception of poems thematizing the self and its dilemmas with High school first graders. To reach this aim, we used field diary, audio recordings of some literature classes, photographs, questionnaires and a specific page on Facebook. In this sense, our data revealed that the adoption of a more dialogical and interactive methodology to work poetry in class enabled students to see themes related to the human dimension in the studied poems. Besides, the appreciation of the reader also led students to realize formal aspects in the analyzed poems. Regarding the criticism, we based our work on the contributions of Barbosa Filho (1989, 2008), Brito (1995), Lima (1968) and Paz (1982). As for aspects related to the teaching of literature, we had as theoretical support Bordini and Aguiar (1988), Colomer (2007) Cosson (2006), (2014), Jauss (1994), Jouve (2002), Iser (1996) Guimarães (2012), OCEM (2008), Pinheiro (2007), Rao (2013), RCEM-PB (2006) and Zilberman (1989). Therefore, the results indicate that whilst we think methodologically of teaching poetry based on experiences in classroom, the students are able to participate more actively in the poetry reading, showing enthusiasm and interest in themes linked to their personal experiences.
Keywords: Poetas Paraibanos
Sérgio de Castro Pinto - Poeta Paraibano
Poesia no ensino médio
Ensino de literatura - poesia
Estética da recepção
Formação de leitores
Lirismo e antilirismo - poesia
Sanhauá - poesia de Sérgio Castro Pinto
Ensino médio - literatura
Função social da poesia - escola
Facebook - grupo
Rede social Facebook
Poets from Paraíba
Sérgio de Castro Pinto - Poet from Paraíba
High school poetry
Teaching Literature - Poetry
Reception aesthetics
Reader training
Lyricism and antilyricism - poetry
Lyricism and antilyricism - poetry
High school - literature
Social function of poetry - school
Facebook - group
Facebook social network
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27324
Appears in Collections:Doutorado em Linguagem e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELA SANTANA DE OLIVEIRA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2015.pdfGabriela Santana de Oliveira - Dissertação PPGLE CH 20152.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.