Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27324
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, G. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7602985463269236pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Eli Brandão da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, E. B.pt_BR
dc.contributor.referee2WANDERLEY, Naelza de Araújo.-
dc.contributor.referee2IDWANDERLEY, N. A.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, refletimos sobre uma experiência de leitura do livro O Cristal dos Verões (2007), de Sérgio de Castro Pinto, com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Massaranduba (PB) em 2014. O propósito dessa experiência foi verificar como se daria a recepção de poemas cuja temática fosse voltada para o homem e seus dilemas. No que concerne à coleta de dados, utilizamos: diário de campo, gravações das aulas em áudio, registro por meio de fotos, questionários e a página criada no facebook. A fundamentação, no âmbito da crítica literária, se pautou nas contribuições de: Barbosa Filho (1989), (2008), Brito (1995), Lima (1968) e Paz (1982). Quanto aos aspectos voltados para o ensino de literatura, tivemos como aporte teórico: Bordini e Aguiar (1988), Colomer (2007), Cosson (2006), (2014), Jauss (1994) Jouve (2002), Iser (1996), Guimarães (2012), Pinheiro (2007), Rezende (2013) e Zilberman (1989). Nesse sentido, constatou-se, durante a intervenção, que a adoção de uma metodologia mais dialógica e interativa, quanto ao trabalho com a poesia em sala de aula, revela que os alunos conseguiram perceber nos poemas de Castro Pinto temas voltados para a dimensão do humano. A postura de valorização do leitor, também contribuiu para que eles percebessem aspectos formais nos poemas lidos. Portanto, os resultados alcançados nos indicam que a partir do momento em que se pensa metodologicamente a abordagem da poesia em sala de aula, com base na leitura dos textos e não na aquisição de um saber sobre a literatura, os discentes conseguem participar mais ativamente da aula, mostrando entusiasmo e interesse diante da presença de temas vinculados às suas vivências pessoais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleA recepção da poesia de Sérgio de Castro Pinto no ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2015-07-24-
dc.description.abstractThe reception of Sérgio de Castro Pinto's poetry in high school In this dissertation we reflected upon a reading experience with the work “O Cristal dos Verões” (2007) by Sergio de Castro Pinto, with high school students of a public school in Massaranduba (PB) in 2014. Our objective was to verify the reception of poems thematizing the self and its dilemmas with High school first graders. To reach this aim, we used field diary, audio recordings of some literature classes, photographs, questionnaires and a specific page on Facebook. In this sense, our data revealed that the adoption of a more dialogical and interactive methodology to work poetry in class enabled students to see themes related to the human dimension in the studied poems. Besides, the appreciation of the reader also led students to realize formal aspects in the analyzed poems. Regarding the criticism, we based our work on the contributions of Barbosa Filho (1989, 2008), Brito (1995), Lima (1968) and Paz (1982). As for aspects related to the teaching of literature, we had as theoretical support Bordini and Aguiar (1988), Colomer (2007) Cosson (2006), (2014), Jauss (1994), Jouve (2002), Iser (1996) Guimarães (2012), OCEM (2008), Pinheiro (2007), Rao (2013), RCEM-PB (2006) and Zilberman (1989). Therefore, the results indicate that whilst we think methodologically of teaching poetry based on experiences in classroom, the students are able to participate more actively in the poetry reading, showing enthusiasm and interest in themes linked to their personal experiences.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27324-
dc.date.accessioned2022-09-20T17:10:53Z-
dc.date.available2022-09-20-
dc.date.available2022-09-20T17:10:53Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPoetas Paraibanospt_BR
dc.subjectSérgio de Castro Pinto - Poeta Paraibanopt_BR
dc.subjectPoesia no ensino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de literatura - poesiapt_BR
dc.subjectEstética da recepçãopt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLirismo e antilirismo - poesiapt_BR
dc.subjectSanhauá - poesia de Sérgio Castro Pintopt_BR
dc.subjectEnsino médio - literaturapt_BR
dc.subjectFunção social da poesia - escolapt_BR
dc.subjectFacebook - grupopt_BR
dc.subjectRede social Facebookpt_BR
dc.subjectPoets from Paraíbapt_BR
dc.subjectSérgio de Castro Pinto - Poet from Paraíbapt_BR
dc.subjectHigh school poetrypt_BR
dc.subjectTeaching Literature - Poetrypt_BR
dc.subjectReception aestheticspt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.subjectLyricism and antilyricism - poetrypt_BR
dc.subjectLyricism and antilyricism - poetrypt_BR
dc.subjectHigh school - literaturept_BR
dc.subjectSocial function of poetry - schoolpt_BR
dc.subjectFacebook - grouppt_BR
dc.subjectFacebook social networkpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Gabriela Santana de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe reception of Sérgio de Castro Pinto's poetry in high schoolpt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gabriela Santana de. A recepção da poesia de Sérgio de Castro Pinto no ensino médio. 2015. 171f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27324pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Linguagem e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELA SANTANA DE OLIVEIRA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2015.pdfGabriela Santana de Oliveira - Dissertação PPGLE CH 20152.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.