Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328
Title: A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA.
Other Titles: The reception of poems and narrative texts by Adélia Prado by EJA students.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Laysa Cavalcante.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LACERDA, Andréa Maria de Araújo.
Keywords: Adélia Prado - escritora;Educação de Jovens e Adultos - EJA;Estética da recepção;Ensino de literatura;Textos narrativos em sala de aula;Poemas em sala de aula;Representação da mulher na poesia - Adélia Prado;Prosa - Adélia Prado;Representação da mulher na prosa - Adélia Prado;Recepção do texto literário;Ensino de literatura - educação de jovens e adultos;Adelia Prado - writer;Youth and Adult Education - EJA;Reception aesthetics;Teaching Literature;Narrative texts in the classroom;Poems in the Classroom;Representation of women in poetry - Adélia Prado;Prose - Adélia Prado;Representation of women in prose - Adélia Prado;Reception of the literary text;Teaching Literature - Youth and Adult Education
Issue Date: Jul-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Laysa Cavalcante. A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. 2015. 133f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta a leitura e recepção de textos literários no âmbito da sala de aula. A pesquisa teve por objetivo geral estudar a representação da mulher na poesia e na prosa de Adélia Prado e refletir sobre a recepção pelos alunos. Este estudo constituise uma pesquisa-ação, desenvolvida através de aulas de leitura literária e discussões realizadas em uma escola da rede pública, no município de Pocinhos-PB, tendo como colaboradores alunos do 3º ano do Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Como referenciais teóricos da pesquisa, recorremos aos estudos de Iser(1996), Jauss (1994), para tratar sobre a recepção do texto literário; Jouve(2002), Kleiman (1996) Cosson (2009), Rouxel (2013), Rezende (2013), no que se refere ao ensino de leitura e literatura; Soares(1999), Alves (1992), Oliveira (2012), Hohlfeldt (2000) para a análise dos textos de Adélia; Aguiar e Bordini (1993), Cosson (2009) no que concerne aos aspectos metodológicos. Os resultados da pesquisa revelaram que, através da experiência literária realizada, conseguimos aproximar os alunos do texto literário. Constatou-se que desenvolver um trabalho de literatura com estudantes da EJA é possível desde que saibamos reconhecer a riqueza de informações que são compartilhadas durante as aulas, pois tais alunos trazem consigo experiências, ideologias e expectativas que são facilmente discutidas em sala.
Abstract: This paper presents proposed reading and reception of literary texts within the classroom. The research aimed to study the representation of women in poetry and prose Adelia Prado and reflect on the reception by the students. This study is an action research, developed through literary reading lessons and discussions at the public school in the municipality of Pocinhos-PB, with students employees of the 3rd year of high school EJA (Youth and Adult Education). As theoretical research framework, we use the ideas Iser (1996), Jauss (1994), to deal in receiving the literary text; Jouve (2002), Kleiman (1996), Cosson (2009) Rouxel (2013), Rao (2013) with regard to the teaching reading and literature; Soares (1999), Alves (1992), Oliveira (2012), Hohlfeldt (2000) for review of Adelia texts; Aguiar and Bordini (1993) Cosson (2009) with respect to methodological aspects. The survey results revealed that, through literary experimentation carried out, bring students to the literary text. It was found that the development of a work of literature with the EJA of students is possible since we can recognize the wealth of information that is shared during classes, such as students bring with them experiences, ideologies, expectations and values that are easily exploited in the discussions.
Keywords: Adélia Prado - escritora
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Estética da recepção
Ensino de literatura
Textos narrativos em sala de aula
Poemas em sala de aula
Representação da mulher na poesia - Adélia Prado
Prosa - Adélia Prado
Representação da mulher na prosa - Adélia Prado
Recepção do texto literário
Ensino de literatura - educação de jovens e adultos
Adelia Prado - writer
Youth and Adult Education - EJA
Reception aesthetics
Teaching Literature
Narrative texts in the classroom
Poems in the Classroom
Representation of women in poetry - Adélia Prado
Prose - Adélia Prado
Representation of women in prose - Adélia Prado
Reception of the literary text
Teaching Literature - Youth and Adult Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAYSA CAVALCANTE COSTA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2015.pdfLaysa Cavalcante Costa - Dissertação PPGLE CH 2015.1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.