Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, L. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2837745068895198pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.contributor.referee1NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.-
dc.contributor.referee2LACERDA, Andréa Maria de Araújo.-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a leitura e recepção de textos literários no âmbito da sala de aula. A pesquisa teve por objetivo geral estudar a representação da mulher na poesia e na prosa de Adélia Prado e refletir sobre a recepção pelos alunos. Este estudo constituise uma pesquisa-ação, desenvolvida através de aulas de leitura literária e discussões realizadas em uma escola da rede pública, no município de Pocinhos-PB, tendo como colaboradores alunos do 3º ano do Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Como referenciais teóricos da pesquisa, recorremos aos estudos de Iser(1996), Jauss (1994), para tratar sobre a recepção do texto literário; Jouve(2002), Kleiman (1996) Cosson (2009), Rouxel (2013), Rezende (2013), no que se refere ao ensino de leitura e literatura; Soares(1999), Alves (1992), Oliveira (2012), Hohlfeldt (2000) para a análise dos textos de Adélia; Aguiar e Bordini (1993), Cosson (2009) no que concerne aos aspectos metodológicos. Os resultados da pesquisa revelaram que, através da experiência literária realizada, conseguimos aproximar os alunos do texto literário. Constatou-se que desenvolver um trabalho de literatura com estudantes da EJA é possível desde que saibamos reconhecer a riqueza de informações que são compartilhadas durante as aulas, pois tais alunos trazem consigo experiências, ideologias e expectativas que são facilmente discutidas em sala.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleA recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA.pt_BR
dc.date.issued2015-07-
dc.description.abstractThis paper presents proposed reading and reception of literary texts within the classroom. The research aimed to study the representation of women in poetry and prose Adelia Prado and reflect on the reception by the students. This study is an action research, developed through literary reading lessons and discussions at the public school in the municipality of Pocinhos-PB, with students employees of the 3rd year of high school EJA (Youth and Adult Education). As theoretical research framework, we use the ideas Iser (1996), Jauss (1994), to deal in receiving the literary text; Jouve (2002), Kleiman (1996), Cosson (2009) Rouxel (2013), Rao (2013) with regard to the teaching reading and literature; Soares (1999), Alves (1992), Oliveira (2012), Hohlfeldt (2000) for review of Adelia texts; Aguiar and Bordini (1993) Cosson (2009) with respect to methodological aspects. The survey results revealed that, through literary experimentation carried out, bring students to the literary text. It was found that the development of a work of literature with the EJA of students is possible since we can recognize the wealth of information that is shared during classes, such as students bring with them experiences, ideologies, expectations and values that are easily exploited in the discussions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328-
dc.date.accessioned2022-09-20T20:42:24Z-
dc.date.available2022-09-20-
dc.date.available2022-09-20T20:42:24Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAdélia Prado - escritorapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectEstética da recepçãopt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectTextos narrativos em sala de aulapt_BR
dc.subjectPoemas em sala de aulapt_BR
dc.subjectRepresentação da mulher na poesia - Adélia Pradopt_BR
dc.subjectProsa - Adélia Pradopt_BR
dc.subjectRepresentação da mulher na prosa - Adélia Pradopt_BR
dc.subjectRecepção do texto literáriopt_BR
dc.subjectEnsino de literatura - educação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAdelia Prado - writerpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education - EJApt_BR
dc.subjectReception aestheticspt_BR
dc.subjectTeaching Literaturept_BR
dc.subjectNarrative texts in the classroompt_BR
dc.subjectPoems in the Classroompt_BR
dc.subjectRepresentation of women in poetry - Adélia Pradopt_BR
dc.subjectProse - Adélia Pradopt_BR
dc.subjectRepresentation of women in prose - Adélia Pradopt_BR
dc.subjectReception of the literary textpt_BR
dc.subjectTeaching Literature - Youth and Adult Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Laysa Cavalcante.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe reception of poems and narrative texts by Adélia Prado by EJA students.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Laysa Cavalcante. A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. 2015. 133f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAYSA CAVALCANTE COSTA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2015.pdfLaysa Cavalcante Costa - Dissertação PPGLE CH 2015.1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.