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Title: Professora de língua portuguesa em início de carreira: autonomia e adaptação em atividades de ensino.
Other Titles: Portuguese language teacher in early career: autonomy and adaptation in teaching activities.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Jardiene Leandro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAFAEL, Edmilson Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: REICHMANN, Carla.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Denise Lino de.
Keywords: Ensino de língua portuguesa;Formação de professores - língua portuguesa;Autonomia docente;Educação de Jovens e Adultos - EJA;Professor de língua portuguesa - início de carreira;Relatos de atividades - aulas de língua portuguesa;Posicionamento social - Giddens;Linguagem e ensino;Linguística aplicada;Portuguese language teaching;Teacher training - Portuguese language;Teacher autonomy;Youth and Adult Education - EJA;Portuguese language teacher - early career;Activity reports - Portuguese language classes;Social Positioning - Giddens;Language and teaching;Applied Linguistics
Issue Date: 31-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Jardiene Leandro. Professora de língua portuguesa em início de carreira: autonomia e adaptação em atividades de ensino. 2015. 115f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27330
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa buscou investigar o trabalho de uma professora em início de carreira, em contexto de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como objeto de pesquisa as atividades profissionais de ensino, manifestadas através de um relato de atividades e das aulas de língua portuguesa ministradas em contexto inicial de docência. Partindo do pressuposto de que um professor pode agir adaptando-se ao contexto de trabalho, mantendo as rotinas padronizadas pela escola, bem como pode, aos poucos, alterar tais rotinas, desenvolvendo ações mais autônomas, essa pesquisa objetivou, de modo mais específico, (1) Identificar os indícios de adaptação e/ou autonomia subjacentes às minhas atividades profissionais durante o meu primeiro ano de trabalho e (2) Analisar como esses indícios se manifestaram nessas atividades. Para compreender como se manifestam tais ações profissionais, busquei, dentro dos estudos em ciências sociais, explicações referentes ao conceito de rotinização e posicionamento social (GIDDENS, 2009), por entender que autonomia e/ou adaptação estão interligadas às rotinas estruturadas pela sociedade. Ainda no capítulo teórico, assumo a concepção de linguagem e ensino como prática social. Para ancorar a denominação “autonomia” utilizo as discussões de Contreras (2012) e de outras pesquisas em LA que trazem à tona este conceito. A análise também apoiou-se nos estudos sobre Linguagem e Trabalho, relativos ao trabalho docente (AMIGUES, 2004) e em Educação, relativos ao planejamento de ensino (ZABALA, 1998). O corpus de análise desta pesquisa foi constituído por (1) relato de atividades que reconstruíram as primeiras experiências de ensino e (2) aulas audiogravadas e transcritas referentes ao segundo semestre de trabalho. Esses dados foram analisados conjuntamente, a partir das categorias relacionadas à seleção de objetivos e de conteúdos e seleção e elaboração de materiais. Os resultados demonstraram que os indícios de adaptação manifestaram-se através de atividades de ensino que já eram institucionalizadas na rotina escolar. Os indícios de autonomia, por sua vez, manifestaram-se através de ações em que as escolhas profissionais guiaram-se, em boa parte dos dados analisados, pelo envolvimento dos alunos no processo.
Abstract: Portuguese language teacher at the beginning of her career: autonomy and adaptation in teaching activities. This research aims to investigate the work of a teacher at the start of the career in the context of the Youth and Adult Education (YAE). The objects of research are the professional teaching activities revealed by means of an activity report and through Portuguese lessons held at the initial stage of teaching. Given that a teacher is capable of adapting to the working environment, acting all the way through the routines standardized by the school, and gradually changing such routines, developing more autonomous actions, this research specifically aims to (1) Identify evidences of adaptation and/or autonomy underlying my professional activities during my first year of work and (2) Analyze how such evidences are demonstrated in those activities. In order to understand how those professional actions take place, I have sought explanations concerning the concept of routinization and social positioning (GIDDENS, 2009) within the studies in social sciences; understanding that autonomy and/or adaptation are related to routines structured by society. Also in the theoretical chapter, I hold up the notion of language and education as social practices. In the attempt to anchor the term "autonomy", I use Contreras’ (2012) discussions as well as other researches in Apllied Linguistics (AL) that bring up this concept. The analysis also relied on studies of Language and Work, related to teaching (AMIGUES, 2004) and of Education, concerning the teaching planning (ZABALA, 1998). The corpus of this research consists of (1) an activity report that reconstructed the first educational experiences and (2) audio-recorded and transcribed classes from the second semester of work. The data were analyzed in conjunction, throughout the categories related to the selection of the objectives and contents as well as the selection and elaboration of materials. The results showed that the evidences of adaptation were demonstrated during teaching activities previously institutionalized in the school routine. Otherwise, in most cases, evidences of autonomy were expressed through professional choices conducted by the student’s involvement in the process.
Keywords: Ensino de língua portuguesa
Formação de professores - língua portuguesa
Autonomia docente
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Professor de língua portuguesa - início de carreira
Relatos de atividades - aulas de língua portuguesa
Posicionamento social - Giddens
Linguagem e ensino
Linguística aplicada
Portuguese language teaching
Teacher training - Portuguese language
Teacher autonomy
Youth and Adult Education - EJA
Portuguese language teacher - early career
Activity reports - Portuguese language classes
Social Positioning - Giddens
Language and teaching
Applied Linguistics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27330
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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