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Title: A recepção da poesia de autoria feminina por mulheres em privação de liberdade
Other Titles: The reception of poetry of female authorship by women in deprivation of liberty.
???metadata.dc.creator???: MACEDO, Francy Izabelly de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Maria Tavares da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SEGABINAZI, Daniela.
Keywords: Estética da recepção;Poesia de autoria feminina;Mulheres privadas de liberdade;Educação prisional no Brasil;Leitura literária;Políticas públicas para a educação prisional;Poesia lírica;Penitenciária Feminina de Campina Grande;Experiência estética - poesia;Oficinas de leitura;Privação de liberdade - mulheres;Mulheres detentas;Reception aesthetics;Female authored poetry;Women deprived of liberty;Prison education in Brazil;Literary reading;Public policies for prison education;lyrical poetry;Campina Grande Women's Penitentiary;Aesthetic experience - poetry;Reading workshops;Deprivation of liberty - women;Women inmates
Issue Date: Jul-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MACEDO, Francy Izabelly de Oliveira. A recepção da poesia de autoria feminina por mulheres em privação de liberdade. 2016. 147f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27331
???metadata.dc.description.resumo???: O debate em torno da formação de leitores é sempre acompanhado por vários questionamentos sobre que tipo de leitor se deseja formar. Pensando nas necessidades de formação de leitores de literatura em ambiente de exclusão, realizamos experiência de leitura com a poesia de autoria feminina, junto a mulheres em privação de liberdade na Penitenciária Feminina de Campina Grande, através de oficinas de leitura. A pesquisa foi motivada pelas seguintes questões: há espaços de leitura literária na Penitenciária Feminina de Campina Grande? Quais são os espaços disponíveis? Como eles funcionam? Favorecem a interação entre texto e leitor, contribuindo, assim, para a formação de leitores? Que tipo de leitura literária está ao alcance desse público? A partir dessas questões definimos como objetivo geral: contribuir para a formação leitora de mulheres em privação de liberdade, reclusas na Penitenciária Feminina de Campina Grande/PB, a partir de poemas de autoria feminina. Para alcançar tal objetivo definimos as ações que corroboraram nos objetivos específicos: investigar quais são os espaços de leitura disponíveis na Penitenciária Feminina de Campina Grande; verificar se esses espaços auxiliavam na formação leitora do público; propor e executar oficinas de leitura, a partir de poemas de autoria feminina e, por fim, reconhecer a contribuição da leitura literária para o público envolvido na pesquisa a partir da análise dos dados. Desse modo, nosso objeto de estudo consistiu nos dados de recepção produzidos pelas participantes. Nosso trabalho se fundamentou nas discussões em torno do leitor, desenvolvidas a partir da estética da recepção [Jauss (1979) e (1994); Iser (1996) e (1999); Pinheiro (2007) e (2012); Cosson (2014); Jouve (2002, 2013) e Rouxel (2009, 2012, 2013 e 2014)], além de reflexões sobre a educação prisional [Barros (2009), Boiago; Noma (2012)] e a natureza da poesia lírica [Carpeaux (1999), Cohen (1974) e Staiger (1975)]. Os dados coletados demonstraram que as participantes conseguiram experienciar os poemas por meio das categorias de fruição estética aisthesis, poiesis e katharsis, discutidas por Jauss, indicando que elas vivenciaram a experiência estética tanto no plano sensorial quanto conceitual. Os resultados evidenciaram, ainda, que a metodologia de trabalho utilizada favoreceu o processo de atualização da obra por parte dos leitores. Colaborou para isso a seleção dos poemas que, ao dialogar com o horizonte de expectativa das participantes, favoreceu o processo de interação entre texto e leitor, contribuindo para atingir o objetivo da pesquisa. As obras selecionadas para a apreciação durante as oficinas foram poemas dos livros: Dois em um, de Alice Ruiz; Cecília de Bolso – uma antologia poética e Antologia Poética, de Cecília Meireles; e Amargos como os frutos, de Paula Tavares.
Abstract: The debate on the formation of readers is always accompanied by many questions about what kind of reader you want to form. Thinking about the training needs of literature readers in the exclusion environment, we have performed a reading experience with female authors of poetry, with women in prison at Women's Penitentiary of Campina Grande, through reading workshops. The research was motivated by the following questions: Are there literary reading spaces in the Women's Penitentiary of Campina Grande? What are the spaces available? How do they work? Does the space favors the interaction between text and reader? Does the public has access to what kind of literary reading? We define the general objective: helping the reader formation of the women prisoners in the Women's Penitentiary of Campina Grande/PB, using poems of the female authors. The specific objectives of the research were: investigating what the reading spaces available in Women's Penitentiary of Campina Grande; checking if these spaces assisted in the formation of the public reader; proposing and conducting reading workshops. Data analysis was made from the reception of literary works selected, by the research participants. Our work is based on the discussions developed from the aesthetics of reception [Jauss (1979) e (1994); Iser (1996) e (1999); Pinheiro (2007) e (2012); Cosson (2014); Jouve (2002, 2013) e Rouxel (2009, 2012, 2013 e 2014)], as well as reflection on prison education in Brazil [Barros (2009), Boiago; Noma (2012)] and lyric poetry [Carpeaux (1999), Cohen (1974) and Staiger (1975)]. The data collected showed that the participants were able to experience the poems through the enjoyment aesthetic categories aisthesis, poiesis and katharsis discussed by Jauss. Indicating that they experienced sensory and conceptually the aesthetic experience. The results showed that the working methodology favored the process of literary work updated by the readers, helping to achieve the stated goal. The literary works selected for consideration during the workshops were poems from the books: Dois em um, Alice Ruiz; Cecília de bolso – uma antologia poética and Antologia poética, Cecilia Meireles; and Amargos como os frutos, Paula Tavares.
Keywords: Estética da recepção
Poesia de autoria feminina
Mulheres privadas de liberdade
Educação prisional no Brasil
Leitura literária
Políticas públicas para a educação prisional
Poesia lírica
Penitenciária Feminina de Campina Grande
Experiência estética - poesia
Oficinas de leitura
Privação de liberdade - mulheres
Mulheres detentas
Reception aesthetics
Female authored poetry
Women deprived of liberty
Prison education in Brazil
Literary reading
Public policies for prison education
lyrical poetry
Campina Grande Women's Penitentiary
Aesthetic experience - poetry
Reading workshops
Deprivation of liberty - women
Women inmates
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27331
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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