Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27331
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMACEDO, F. I. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Maria Tavares da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, M. T.pt_BR
dc.contributor.referee2SEGABINAZI, Daniela.-
dc.contributor.referee2IDSEGABINAZI, D.pt_BR
dc.description.resumoO debate em torno da formação de leitores é sempre acompanhado por vários questionamentos sobre que tipo de leitor se deseja formar. Pensando nas necessidades de formação de leitores de literatura em ambiente de exclusão, realizamos experiência de leitura com a poesia de autoria feminina, junto a mulheres em privação de liberdade na Penitenciária Feminina de Campina Grande, através de oficinas de leitura. A pesquisa foi motivada pelas seguintes questões: há espaços de leitura literária na Penitenciária Feminina de Campina Grande? Quais são os espaços disponíveis? Como eles funcionam? Favorecem a interação entre texto e leitor, contribuindo, assim, para a formação de leitores? Que tipo de leitura literária está ao alcance desse público? A partir dessas questões definimos como objetivo geral: contribuir para a formação leitora de mulheres em privação de liberdade, reclusas na Penitenciária Feminina de Campina Grande/PB, a partir de poemas de autoria feminina. Para alcançar tal objetivo definimos as ações que corroboraram nos objetivos específicos: investigar quais são os espaços de leitura disponíveis na Penitenciária Feminina de Campina Grande; verificar se esses espaços auxiliavam na formação leitora do público; propor e executar oficinas de leitura, a partir de poemas de autoria feminina e, por fim, reconhecer a contribuição da leitura literária para o público envolvido na pesquisa a partir da análise dos dados. Desse modo, nosso objeto de estudo consistiu nos dados de recepção produzidos pelas participantes. Nosso trabalho se fundamentou nas discussões em torno do leitor, desenvolvidas a partir da estética da recepção [Jauss (1979) e (1994); Iser (1996) e (1999); Pinheiro (2007) e (2012); Cosson (2014); Jouve (2002, 2013) e Rouxel (2009, 2012, 2013 e 2014)], além de reflexões sobre a educação prisional [Barros (2009), Boiago; Noma (2012)] e a natureza da poesia lírica [Carpeaux (1999), Cohen (1974) e Staiger (1975)]. Os dados coletados demonstraram que as participantes conseguiram experienciar os poemas por meio das categorias de fruição estética aisthesis, poiesis e katharsis, discutidas por Jauss, indicando que elas vivenciaram a experiência estética tanto no plano sensorial quanto conceitual. Os resultados evidenciaram, ainda, que a metodologia de trabalho utilizada favoreceu o processo de atualização da obra por parte dos leitores. Colaborou para isso a seleção dos poemas que, ao dialogar com o horizonte de expectativa das participantes, favoreceu o processo de interação entre texto e leitor, contribuindo para atingir o objetivo da pesquisa. As obras selecionadas para a apreciação durante as oficinas foram poemas dos livros: Dois em um, de Alice Ruiz; Cecília de Bolso – uma antologia poética e Antologia Poética, de Cecília Meireles; e Amargos como os frutos, de Paula Tavares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleA recepção da poesia de autoria feminina por mulheres em privação de liberdadept_BR
dc.date.issued2016-07-
dc.description.abstractThe debate on the formation of readers is always accompanied by many questions about what kind of reader you want to form. Thinking about the training needs of literature readers in the exclusion environment, we have performed a reading experience with female authors of poetry, with women in prison at Women's Penitentiary of Campina Grande, through reading workshops. The research was motivated by the following questions: Are there literary reading spaces in the Women's Penitentiary of Campina Grande? What are the spaces available? How do they work? Does the space favors the interaction between text and reader? Does the public has access to what kind of literary reading? We define the general objective: helping the reader formation of the women prisoners in the Women's Penitentiary of Campina Grande/PB, using poems of the female authors. The specific objectives of the research were: investigating what the reading spaces available in Women's Penitentiary of Campina Grande; checking if these spaces assisted in the formation of the public reader; proposing and conducting reading workshops. Data analysis was made from the reception of literary works selected, by the research participants. Our work is based on the discussions developed from the aesthetics of reception [Jauss (1979) e (1994); Iser (1996) e (1999); Pinheiro (2007) e (2012); Cosson (2014); Jouve (2002, 2013) e Rouxel (2009, 2012, 2013 e 2014)], as well as reflection on prison education in Brazil [Barros (2009), Boiago; Noma (2012)] and lyric poetry [Carpeaux (1999), Cohen (1974) and Staiger (1975)]. The data collected showed that the participants were able to experience the poems through the enjoyment aesthetic categories aisthesis, poiesis and katharsis discussed by Jauss. Indicating that they experienced sensory and conceptually the aesthetic experience. The results showed that the working methodology favored the process of literary work updated by the readers, helping to achieve the stated goal. The literary works selected for consideration during the workshops were poems from the books: Dois em um, Alice Ruiz; Cecília de bolso – uma antologia poética and Antologia poética, Cecilia Meireles; and Amargos como os frutos, Paula Tavares.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27331-
dc.date.accessioned2022-09-21T09:56:41Z-
dc.date.available2022-09-21-
dc.date.available2022-09-21T09:56:41Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEstética da recepçãopt_BR
dc.subjectPoesia de autoria femininapt_BR
dc.subjectMulheres privadas de liberdadept_BR
dc.subjectEducação prisional no Brasilpt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectPolíticas públicas para a educação prisionalpt_BR
dc.subjectPoesia líricapt_BR
dc.subjectPenitenciária Feminina de Campina Grandept_BR
dc.subjectExperiência estética - poesiapt_BR
dc.subjectOficinas de leiturapt_BR
dc.subjectPrivação de liberdade - mulherespt_BR
dc.subjectMulheres detentaspt_BR
dc.subjectReception aestheticspt_BR
dc.subjectFemale authored poetrypt_BR
dc.subjectWomen deprived of libertypt_BR
dc.subjectPrison education in Brazilpt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectPublic policies for prison educationpt_BR
dc.subjectlyrical poetrypt_BR
dc.subjectCampina Grande Women's Penitentiarypt_BR
dc.subjectAesthetic experience - poetrypt_BR
dc.subjectReading workshopspt_BR
dc.subjectDeprivation of liberty - womenpt_BR
dc.subjectWomen inmatespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACEDO, Francy Izabelly de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe reception of poetry of female authorship by women in deprivation of liberty.pt_BR
dc.identifier.citationMACEDO, Francy Izabelly de Oliveira. A recepção da poesia de autoria feminina por mulheres em privação de liberdade. 2016. 147f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27331pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCY IZABELLY DE OLIVEIRA MACEDO - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2016.pdfFrancy Izabelly de Oliveira Macedo - Dissertação PPGLE CH 20161.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.