Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27334
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMOURA, L. O. B. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6582817917266112pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Maria de Fátima.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, M. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290512017403409pt_BR
dc.contributor.referee1REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.-
dc.contributor.referee1IDREINALDO, M. A. G. M.pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Regina Celi Mendes Pereira da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, R. C. M. P.pt_BR
dc.description.resumoO domínio do letramento acadêmico tem sido amplamente reconhecido como condição de inserção do graduando nas práticas de produção e socialização dos saberes no universo acadêmico. Componentes curriculares voltados para o ensino dos gêneros acadêmicos vêm sendo incluídos nos currículos de alguns cursos de nível superior com a finalidade de promover o aperfeiçoamento das competências para uso e produção dos gêneros da esfera acadêmica. Diante desse panorama, a presente investigação tem como objetivo investigar a eficácia dos componentes curriculares de ensino de escrita acadêmica e suas implicações para a expansão do letramento dos graduandos de Pedagogia da UFCG. Como objetivos específicos, busca investigar (I) o impacto do componente Análise e Produção de Textos Acadêmicos no Letramento Acadêmico dos graduandos do Curso de Pedagogia; (II) os mecanismos linguístico-discursivos usados para introduzir marcas de autoria na introdução do artigo científico; e (III) o domínio da escrita acadêmica dos graduandos revelado a partir da produção escrita do artigo realizado no componente Análise e Produção de Textos Acadêmicos. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo participante, na qual aliamos dados de natureza exploratória, documental e descritiva, com uso de diferentes instrumentos de coleta de dados - questionário, observação direta, entrevista, diário de campo e análise documental. Os dados foram analisados à luz dos pressupostos teóricos da Sociorretórica (SWALES, 1990; BAZERMAN, 2011; MILLER, 1984, 2009; MOTTA-ROTH, 1995, 2010), dos Novos Estudos dos Letramentos, especificamente da perspectiva do Letramento Acadêmico (LEA e STREET, 1998; STREET, 2010, 2013; MARINHO, 2010), e dos estudos enunciativos no tocante à autoria (BAKHTIN, 2003). Os dados apontaram relativa eficácia do componente curricular investigado para a expansão do letramento acadêmico dos graduandos do Curso de Pedagogia, tendo em vista as limitações encontradas nos resultados: (I) as produções escritas revelaram a apropriação de aspectos formais sem a apropriação de aspectos discursivos na/para a produção da seção introdução; (II) os alunos fizeram uso pouco recorrente de recursos linguísticodiscursivos para introduzir marcas de autoria; e (III) a prática do plágio confirmou o não domínio das práticas e conhecimentos exigidos para a escrita do texto especializado. Diversos fatores – notadamente, o fator tempo, as condições de produção, a condição de ingressantes – concorreram para o não alcance de um domínio satisfatório na/para a produção do gênero investigado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleO trabalho com a produção do artigo científico: implicações na construção do letramento acadêmico e da autoria.pt_BR
dc.date.issued2015-07-
dc.description.abstractThe domain of the academic literacy has been widely recognized as insertion condition of undergraduate in production practices and socialization of knowledge in the academic world. Curriculum components devoted to the teaching of academic genres have been included in the curricula of some higher education courses in order to promote the improvement of skills for use and production of genres of academic sphere. Against this background, this research aims to investigate the effectiveness of curriculum components of teaching academic writing and its implications for the expansion of literacy of Pedagogy students from UFCG. Specific objectives, investigates (i) the impact analysis component and Academic Texts production in Academic Literacy of the students of the School of Education; (II) the linguistic and discursive mechanisms used to introduce written marks on academic article; and (III) the academic writing field of undergraduates revealed from the production article writing done in the Analysis and Production Academic Texts component. Therefore, we conducted a qualitative research participant type, in which we combine data exploratory, documentary and descriptive, using different data collection instruments - questionnaire, direct observation, interview, field diary and document analysis. The data were analyzed based on the theoretical assumptions of Sociorretórica (SWALES, 1990; BAZERMAN, 2011; MILLER, 1984, 2009; MOTTA-ROTH, 1995, 2010), the New Literacies Studies of, specifically from the perspective of the Academic Literacy (LEA and STREET, 1998; STREET, 2010, 2013; MARINHO, 2010) as well as from Bakhtin's notion of authorship (BAKHTIN, 2003). The data showed relative effectiveness of curriculum component investigated for the expansion of academic literacy of graduates of the School of Education, in view of the limitations found in results: (i) the written productions revealed the appropriation of formal aspects without the appropriation of discursive aspects in / for the production of academic text; (II) the students made little recurrent use of language resources - discursive to introduce written marks; and (III) the practice of plagiarism confirmed no control practices and knowledge required for the writing of specialized text. Several factors - notably, the time factor, the production conditions, the condition of entering - competed for not reaching a satisfactory mastery in producing the investigated gender.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27334-
dc.date.accessioned2022-09-21T10:35:41Z-
dc.date.available2022-09-21-
dc.date.available2022-09-21T10:35:41Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLetramento acadêmicopt_BR
dc.subjectArtigo científico - produçãopt_BR
dc.subjectAutoria - contexto acadêmicopt_BR
dc.subjectPlágiopt_BR
dc.subjectEscrita acadêmicapt_BR
dc.subjectProdução de textos acadêmicospt_BR
dc.subjectAnálise de textos acadêmicospt_BR
dc.subjectTextos acadêmicos - análise e produçãopt_BR
dc.subjectPesquisa participantept_BR
dc.subjectSociorretóricapt_BR
dc.subjectNovos estudos dos letramentospt_BR
dc.subjectAcademic literacypt_BR
dc.subjectScientific article - productionpt_BR
dc.subjectAuthorship - academic contextpt_BR
dc.subjectPlagiarismpt_BR
dc.subjectAcademic writingpt_BR
dc.subjectProduction of academic textspt_BR
dc.subjectAnalysis of academic textspt_BR
dc.subjectAcademic texts - analysis and productionpt_BR
dc.subjectParticipant researchpt_BR
dc.subjectSociorhetoricalpt_BR
dc.subjectNew studies of literaciespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOURA, Lucielma de Oliveira Batista Magalhães de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe work with the production of the scientific article: implications for the construction of academic literacy and authorship.pt_BR
dc.identifier.citationMOURA, Lucielma de Oliveira Batista Magalhães de. O trabalho com a produção do artigo científico: implicações na construção do letramento acadêmico e da autoria. 2015. 135f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27334pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALHÃES DE MOURA - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2015.pdfLucielma de Oliveira Batista Magalhães de Moura - Dissertação PPGLE CH 20153.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.