Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27335
Title: “Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental.
Other Titles: “Reading is dancing”: a look at the reception of poetry reading with children in elementary school.
???metadata.dc.creator???: BUENO, Marília de Almeida e.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Eliana Kéfalás.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
Keywords: Estética da recepção;Poesia com crianças;Leitura de poesia com crianças;Crianças e leitura de poesia;Ensino fundamental - leitura de poesia;Ensino de literatura;Dança e poesia;Valsa;Ciranda;Performance;Poesia sobre dança;Poesia infantil - sala de aula;Pesquisa-ação;Leitura vocalizada;Leitura e corpo;Poesia e dança;Poesia infantil;Reception aesthetics;Poetry with children;Poetry reading with children;Children and poetry reading;Elementary school - poetry reading;Teaching literature;Dance and poetry;Waltz;Poetry about dance;Children's poetry - classroom;Action research;Vocalized reading;Reading and body;Poetry and dance;Children's poetry
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BUENO, Marília de Almeida e. “Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental. 2015. 105f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27335
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve por objetivo geral investigar como os alunos de Ensino Fundamental no quarto ano receberam poemas cuja temática é a dança. Para tanto, nossa pesquisa teve dois eixos: o primeiro analítico e o segundo didático. Partimos dos conceitos de dança de GARAUDY (1980) e SETENTA (2008), para os quais a dança é a expressão do indizível e é um “dizer-fazer” respectivamente. Visitamos também o lugar da poesia infantil na sala de aula, com apoio em AMARILHA (2009), PINHEIRO (2000) e CADEMARTORI (1984), como sendo o do lúdico, da investigação e do jogo. Nessa seara, selecionamos nove poemas que tematizam e/ou mimetizam a dança para comporem nossa antologia, base para análise e leituras em sala de aula. Tecem\os considerações analíticas dos poemas à luz de ZUMTHOR (2007) e KEFALÁS (2012), voltada para a possibilidade de performance. Essa performance ganha características de dança, como o ritmo marcado e alguns passos de estilos tradicionais, como valsa e ciranda. Fizemos uso de uma pesquisa-ação, com duração total de cinco meses, entre observação e intervenção. Em uma escola da rede pública municipal de Campina Grande, selecionamos uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental com dezenove alunos. Observamos a turma por dois meses antes de iniciarmos as leituras. Nossa participação se deu em vinte momentos de meia hora cada, duas vezes por semana, incluindo visita à biblioteca da escola para explorar-lhe o acervo de poesia e uma performance final na quadra da escola. Na intervenção, lançamos mão da leitura vocalizada como estratégia metodológica central e a performance ao longo das leituras. Pudemos observar que o ritmo reverberou nos corpos dos alunos a cada poema, se manifestando por meio de batucadas, barulhos de passarinhos entre outros. A experiência de leitura envolvendo o corpo ampliou as possibilidades de expressar compreensões e interações com o texto poético, bem como contribuiu para tornar significativa, lúdica e participativa a relação com os poemas.
Abstract: This dissertation’s main objective is to investigate how Year 4 Elementary students receive poetry whose theme is dance. Therefore our research has two main center lines: the first one is analytical and the second one is didactical. We start on the concept of dance provided by GARAUDY (1980) and SETENTA (2008), to whom dance is the expression of the unspeakable and also a “saying-doing” respectively. We also met the place where infant poetry belongs to in elementary education, based on AMARILHA (2009), PINHEIRO (2000) and CADEMARTORI (1984). We can say it is playful and investigative. Meanwhile, we selected nine poems that mimic and talk about dance to compose our anthology. That is the base to our analysis and class reading. Analysis was made based on ZUMTHOR (2007) and KEFALÁS (2012), facing the possibility of performance. That performance shows characteristics of dance, as rhythm and traditional style pacing, as in waltz and “ciranda”. We did an action research which lasted five months overall, observation and intervention included. In a public city school in Campina Grande, we selected a Year Four class with nineteen students. We observed the group for two months before we took the lead of poetry reading. Our participation took twenty half-hour moments twice a week. We also took the children to the school library to read their poetry books and to the court to explore performance of poems. During intervention, we read through vocalization as a key point to our methodology as well as performance. As a result, we could see that rhythm had reverberated as we read the texts, manifested by knocking the desks, making bird noises among other things. Reading involving body language has increased the expression possibilities, comprehension processes and interactions with poetry. It has also contributed to make the relationship with poetry meaningful, playful and participative.
Keywords: Estética da recepção
Poesia com crianças
Leitura de poesia com crianças
Crianças e leitura de poesia
Ensino fundamental - leitura de poesia
Ensino de literatura
Dança e poesia
Valsa
Ciranda
Performance
Poesia sobre dança
Poesia infantil - sala de aula
Pesquisa-ação
Leitura vocalizada
Leitura e corpo
Poesia e dança
Poesia infantil
Reception aesthetics
Poetry with children
Poetry reading with children
Children and poetry reading
Elementary school - poetry reading
Teaching literature
Dance and poetry
Waltz
Poetry about dance
Children's poetry - classroom
Action research
Vocalized reading
Reading and body
Poetry and dance
Children's poetry
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27335
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARÍLIA DE ALMEIDA BUENO - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2015.pdfMarília de Almeida e Bueno - Dissertação PPGLE CH 20152.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.