Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27335
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBUENO, M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2376096564406420pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Eliana Kéfalás.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, E. K.pt_BR
dc.contributor.referee2NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.-
dc.contributor.referee2IDNÓBREGA, M. M. S. S.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo geral investigar como os alunos de Ensino Fundamental no quarto ano receberam poemas cuja temática é a dança. Para tanto, nossa pesquisa teve dois eixos: o primeiro analítico e o segundo didático. Partimos dos conceitos de dança de GARAUDY (1980) e SETENTA (2008), para os quais a dança é a expressão do indizível e é um “dizer-fazer” respectivamente. Visitamos também o lugar da poesia infantil na sala de aula, com apoio em AMARILHA (2009), PINHEIRO (2000) e CADEMARTORI (1984), como sendo o do lúdico, da investigação e do jogo. Nessa seara, selecionamos nove poemas que tematizam e/ou mimetizam a dança para comporem nossa antologia, base para análise e leituras em sala de aula. Tecem\os considerações analíticas dos poemas à luz de ZUMTHOR (2007) e KEFALÁS (2012), voltada para a possibilidade de performance. Essa performance ganha características de dança, como o ritmo marcado e alguns passos de estilos tradicionais, como valsa e ciranda. Fizemos uso de uma pesquisa-ação, com duração total de cinco meses, entre observação e intervenção. Em uma escola da rede pública municipal de Campina Grande, selecionamos uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental com dezenove alunos. Observamos a turma por dois meses antes de iniciarmos as leituras. Nossa participação se deu em vinte momentos de meia hora cada, duas vezes por semana, incluindo visita à biblioteca da escola para explorar-lhe o acervo de poesia e uma performance final na quadra da escola. Na intervenção, lançamos mão da leitura vocalizada como estratégia metodológica central e a performance ao longo das leituras. Pudemos observar que o ritmo reverberou nos corpos dos alunos a cada poema, se manifestando por meio de batucadas, barulhos de passarinhos entre outros. A experiência de leitura envolvendo o corpo ampliou as possibilidades de expressar compreensões e interações com o texto poético, bem como contribuiu para tornar significativa, lúdica e participativa a relação com os poemas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.title“Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis dissertation’s main objective is to investigate how Year 4 Elementary students receive poetry whose theme is dance. Therefore our research has two main center lines: the first one is analytical and the second one is didactical. We start on the concept of dance provided by GARAUDY (1980) and SETENTA (2008), to whom dance is the expression of the unspeakable and also a “saying-doing” respectively. We also met the place where infant poetry belongs to in elementary education, based on AMARILHA (2009), PINHEIRO (2000) and CADEMARTORI (1984). We can say it is playful and investigative. Meanwhile, we selected nine poems that mimic and talk about dance to compose our anthology. That is the base to our analysis and class reading. Analysis was made based on ZUMTHOR (2007) and KEFALÁS (2012), facing the possibility of performance. That performance shows characteristics of dance, as rhythm and traditional style pacing, as in waltz and “ciranda”. We did an action research which lasted five months overall, observation and intervention included. In a public city school in Campina Grande, we selected a Year Four class with nineteen students. We observed the group for two months before we took the lead of poetry reading. Our participation took twenty half-hour moments twice a week. We also took the children to the school library to read their poetry books and to the court to explore performance of poems. During intervention, we read through vocalization as a key point to our methodology as well as performance. As a result, we could see that rhythm had reverberated as we read the texts, manifested by knocking the desks, making bird noises among other things. Reading involving body language has increased the expression possibilities, comprehension processes and interactions with poetry. It has also contributed to make the relationship with poetry meaningful, playful and participative.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27335-
dc.date.accessioned2022-09-21T10:43:47Z-
dc.date.available2022-09-21-
dc.date.available2022-09-21T10:43:47Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEstética da recepçãopt_BR
dc.subjectPoesia com criançaspt_BR
dc.subjectLeitura de poesia com criançaspt_BR
dc.subjectCrianças e leitura de poesiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - leitura de poesiapt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectDança e poesiapt_BR
dc.subjectValsapt_BR
dc.subjectCirandapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPoesia sobre dançapt_BR
dc.subjectPoesia infantil - sala de aulapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectLeitura vocalizadapt_BR
dc.subjectLeitura e corpopt_BR
dc.subjectPoesia e dançapt_BR
dc.subjectPoesia infantilpt_BR
dc.subjectReception aestheticspt_BR
dc.subjectPoetry with childrenpt_BR
dc.subjectPoetry reading with childrenpt_BR
dc.subjectChildren and poetry readingpt_BR
dc.subjectElementary school - poetry readingpt_BR
dc.subjectTeaching literaturept_BR
dc.subjectDance and poetrypt_BR
dc.subjectWaltzpt_BR
dc.subjectPoetry about dancept_BR
dc.subjectChildren's poetry - classroompt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.subjectVocalized readingpt_BR
dc.subjectReading and bodypt_BR
dc.subjectPoetry and dancept_BR
dc.subjectChildren's poetrypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBUENO, Marília de Almeida e.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“Reading is dancing”: a look at the reception of poetry reading with children in elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationBUENO, Marília de Almeida e. “Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental. 2015. 105f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27335pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARÍLIA DE ALMEIDA BUENO - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2015.pdfMarília de Almeida e Bueno - Dissertação PPGLE CH 20152.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.