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Title: O preço da mentira: Pinóquio e o conto de fada cordelizado na educação infantil.
Other Titles: O preço da mentira: Pinóquio e o conto de fada cordelizado na educação infantil.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Nadilza Maria de Farias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: WANDERLEY, Naelza de Araújo.
Keywords: Conto de fadas;Literatura de cordel infantil;Pinóquio - literatura de cordel;Leitura literária;Educação infantil;Formação de leitores;Manoel Monteiro - literatura de cordel;Adaptações intertextuais;Adaptações na literatura de cordel;Recurso pedagógico - cordel;Fairy tale;Children's string literature;Pinocchio - cordel literature;Literary reading;Child education;Reader training;Manoel Monteiro - cordel literature;Intertextual adaptations;Adaptations in Cordel Literature;Pedagogical resource - cordel
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Nadilza Maria de Farias. O preço da mentira: Pinóquio e o conto de fada cordelizado na educação infantil. 2020. 71f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27336
???metadata.dc.description.resumo???: Formar leitores na Educação Infantil sempre pareceu uma tarefa difícil de se conceber, afinal como formar leitores nesta fase se as crianças ainda não leem? Essa era a perspectiva de leitura apenas como decodificação de letras e palavras. No entanto, hoje vemos as inúmeras possibilidades de aproximar os pequenos leitores dos textos, partindo de uma boa seleção de atividades nas quais os textos literários produzam sentido, estimulando a curiosidade e a imaginação das crianças. Nesse sentido, nossa pesquisa traz como texto importante e imprescindível, nesses primeiros contatos da criança com a literatura, os contos de fada, que chegaram até nós a partir da propagação de geração em geração pelas mãos/vozes primeiramente, dos contadores de histórias e, desde a sua primeira compilação para o texto escrito vem passando por diversas adaptações ganhando espaço em outras mídias e suportes. Dentre as diferentes mídias nas quais esses textos ganharam novas formas a que nos chamou a atenção, para esse trabalho, foi a Literatura de Cordel que mantem, em seus versos, uma forte relação com os textos clássicos. Nos três capítulos da dissertação procuramos estabelecer esses vínculos além de propor atividades de leitura que favoreçam a formação de leitores na Educação Infantil. Para este fim, escolhemos o texto de Pinóquio, de Carlo Collodi em adaptações para o cordel buscando observar o que os textos adaptados mantem ou alteram em sua constituição bem como, esses pontos de convergência e divergência podem contribuir para a elaboração de propostas de atividades de leitura literária na Educação Infantil. Visando atingir esse objetivo, buscamos realizar um estudo diacrónico acerca da evolução dos contos de fadas, até chegar a Literatura Infantil que conhecemos hoje, e da Literatura de Cordel, vinda de Portugal, porém, passando por transformações sofridas em terras brasileiras ganhando forma e características próprias. Os textos escolhidos como corpus principais da nossa pesquisa foram: Pinóquio ou o preço da mentira, de Manoel Monteiro (2012), no suporte folheto e livro e Pinóquio, de Sírlia Sousa de Lima (2015). Já no título de um dos folhetos, é possível perceber a permanência do ponto central do conto original, as alterações, no entanto, são observadas na constituição do novo texto que passa da prosa para o verso ganhando ritmo e musicalidade o que de alguma forma favorecerá a produção de atividades dinâmicas e lúdicas. Para embasar nossa pesquisa recorremos a uma bibliografia básica: Coelho (2010), Darnton (1986), Traça(1992), Abreu (1999), Cascudo (1953 - 2006), Hutcheon (2013), Feijó ( 2010), além de documentos oficiais para Educação Infantil, DCNEI (2009) e BNCC (2017).
Abstract: Training readers in Early Childhood Education has always seemed a difficult task to conceive, after all how to train readers at this stage if children still do not read? This was the perspective of reading only as decoding letters and words. However, today we see the countless possibilities of bringing small readers closer to the texts, from a good selection to the application of activities in which literary texts make sense, stimulating children's curiosity and imagination. In this sense, our research brings as important and indispensable text, in these first contacts of the child with literature, fairy tales, which came to us from the spread from generation to generation by the hands / voices first, from storytellers and, since its first compilation for the written text, it has undergone several adaptations gaining space in other media and supports. Among the different media in which these texts took on new forms that drew our attention to this work, it was Cordel Literature that maintains, in its verses, a strong relationship with children's texts. In the three chapters of the dissertation we tried to establish these links in addition to proposing reading activities that favor the formation of autonomous and efficient readers in Early Childhood Education. To this end, we chose the text by Pinocchio, by Carlo Collodi in adaptations to the string seeking to observe what the adapted texts maintain or change in their constitution as well as, these points of convergence and divergence can contribute to the elaboration of proposals for activities of literary reading in Early Childhood Education. In order to achieve this goal, we seek to carry out a diachronic study about the evolution of fairy tales, until we reach the Children's Literature that we know today, and the Cordel Literature, coming from Portugal, however, undergoing transformations undergone in Brazilian lands gaining shape and characteristics own. The texts chosen as the main corpus of our research were: Pinocchio or the price of lies, by Manoel Monteiro (2012), in the booklet and booklet and Pinocchio, by Sírlia Sousa de Lima (2015). Already in the title of one of the leaflets, it is possible to perceive the permanence of the central point of the original story, the changes, however, are observed in the constitution of the new text that moves from prose to verse, gaining rhythm and musicality which will somehow favor the production of dynamic and playful activities. To support our research, we used a basic bibliography: Coelho (2010), Darnton (1986), Traça (1992), Abreu (1999), Cascudo (1953 - 2006), Hutcheon (2013), Feijó (2010), in addition to documents for Early Childhood Education, DCNEI (2009) and BNCC (2017).
Keywords: Conto de fadas
Literatura de cordel infantil
Pinóquio - literatura de cordel
Leitura literária
Educação infantil
Formação de leitores
Manoel Monteiro - literatura de cordel
Adaptações intertextuais
Adaptações na literatura de cordel
Recurso pedagógico - cordel
Fairy tale
Children's string literature
Pinocchio - cordel literature
Literary reading
Child education
Reader training
Manoel Monteiro - cordel literature
Intertextual adaptations
Adaptations in Cordel Literature
Pedagogical resource - cordel
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27336
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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