Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27342
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, I. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6523496242474378pt_BR
dc.contributor.advisor1SAÚDE, Conceição de Maria Costa.-
dc.contributor.advisor1IDSAÚDE, C. M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6611520605582722pt_BR
dc.contributor.referee1MATEUS, Juliana Fernandes Montalvão.-
dc.contributor.referee1IDMATEUS, J. F. M.pt_BR
dc.contributor.referee2BATISTA, Marie Gorett Dantas de Assis e Medeiros.-
dc.contributor.referee2IDBATISTA, M. G. D. A. M.pt_BR
dc.description.resumoHouve um período na história da educação de surdos que não existia a possibilidade de uma educação pautada na visualidade, nem tão pouco na valorização da identidade surda. Esse cenário foi progredindo no decorrer dos anos, mas ainda há muito o que avançar. Nesta perspectiva, a presente pesquisa consiste no estudo do ensino de Libras para surdos sinalizantes baseada nas concepções do letramento visual, incorporados ao modelo metodológico de uma sequência didática. Sendo assim, buscamos investigar as ferramentas pedagógicas utilizadas na sequência didática, no ensino de Libras como língua materna (L1). Para as etapas de desenvolvimento desta pesquisa foi necessário primeiramente, conceituar o ensino de Libras como L1 alicerçado no letramento visual. Em seguida, expor o conceito de sequência didática e seus recursos pedagógicos e por fim, analisar os recursos pedagógicos utilizados na sequência didática, no ensino de Libras como L1. Introduzimos as bases teóricas que fundamentam esses conceitos e propomos uma sequência didática que contempla as necessidades linguísticas do povo surdo, ancorada no letramento visual, e ainda, analisamos os recursos pedagógicos utilizados na sequência didática. Este trabalho baseou-se em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório partindo de um relato de experiência e uma revisão bibliográfica e documental. Os resultados demonstraram que a utilização de recursos pedagógicos pelos professores em suas aulas favorece no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo pleno dos seus alunos. Quanto aos principais recursos pedagógicos adequados à educação de surdos percebemos, a Língua Brasileira de Sinais e os recursos visuais. Dessa forma, a análise das discussões acerca dos recursos pedagógicos utilizados na sequência didática, nos deu subsídios para depreender que a sequência didática em si é um importante recurso pedagógico a ser empregado na educação de surdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras Educaçãopt_BR
dc.titleLetramento visual no ensino de Libras para surdos: uma proposta de sequência didática visual.pt_BR
dc.date.issued2022-03-30-
dc.description.abstractThere was a period in the history of deaf education that there was no possibility of an education based on visuality, nor in the valorization of deaf identity. This scenario has been progressing over the years, but there is still much to advance. From this perspective, this research consists of the study of the teaching of Libras for deaf signers based on the conceptions of visual literacy, incorporated into the methodological model of a didactic sequence. Thus, we seek to investigate the pedagogical tools used in the didactic sequence, in the teaching of Libras as a native language (L1). For the development stages of this research it was first necessary to conceptualize the teaching of Libras as L1 based on visual literacy. Then, to expose the concept of didactic sequence and its pedagogical resources and finally, to analyze the pedagogical resources used in the didactic sequence, in the teaching of Libras as L1. We introduce the theoretical bases that underpin these concepts and propose a didactic sequence that addresses the linguistic needs of deaf people, anchored in visual literacy, and also analyze the pedagogical resources used in the didactic sequence. This work was based on a qualitative approach of exploratory nature based on an experience report and a literature and document review. The results showed that the use of pedagogical resources by teachers in their classes favors the teaching and learning process, contributing to the full cognitive development of their students. As for the main pedagogical resources suitable for the education of the deaf, we noticed the Brazilian Sign Language and the visual resources. Thus, the analysis of the discussions about the pedagogical resources used in the didactic sequence, gave us subsidies to deduce that the didactic sequence itself is an important pedagogical resource to be used in deaf education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27342-
dc.date.accessioned2022-09-21T11:47:17Z-
dc.date.available2022-09-21-
dc.date.available2022-09-21T11:47:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSequência didática visualpt_BR
dc.subjectLetramento visualpt_BR
dc.subjectEnsino de Libras para surdospt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais - Libraspt_BR
dc.subjectSurdos - letramento visualpt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectRecursos visuais - educação de surdospt_BR
dc.subjectLinguagem visualpt_BR
dc.subjectVisual didactic sequencept_BR
dc.subjectVisual literacypt_BR
dc.subjectTeaching Libras for the Deafpt_BR
dc.subjectBrazilian Sign Language - Libraspt_BR
dc.subjectDeaf - visual literacypt_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.subjectVisual resources - deaf educationpt_BR
dc.subjectVisual languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Iara Félix de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeVisual literacy in the teaching of Libras for the deaf: a proposal for a visual didactic sequence.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Iara Félix de. Letramento visual no ensino de Libras para surdos: uma proposta de sequência didática visual. 2022. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27342pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IARA FÉLIX DE SOUSA - TCC LIC LETRAS LIBRAS CH 2022.pdfIara Félix de Sousa - TCC Lic. Letras Libras CH 2022638.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.