Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27345
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMEDEIROS, P S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1767535752253527pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Marco Antônio Margarido.
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, M. A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7215425152123749pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Maria Angélica de.
dc.contributor.referee2BRANCO, Sinara de Oliveira.
dc.description.resumoPartimos da premissa de que a língua inglesa é hoje ofertada nos cursos de idiomas como mercadoria prêt-à-porter, operando na troca de compra e venda do produto – o idioma inglês – que através da divulgação midiática parece funcionar no sentido de instaurar, no consumidor, o desejo do lugar do Outro. A presente dissertação pretende contextualizar e discutir o funcionamento das propagandas de escolas de idiomas quanto à produção de representações sobre a língua inglesa e, também, sobre os professores. Interessa-nos investigar de que modo os discursos da atual fase da globalização, caracterizada pela disseminação tecnológica da comunicação, contribuem para a identificação do lugar do sujeito-professor e que sentidos são possíveis mobilizar diante das discussões do atual cenário educacional brasileiro. Sustentamos nossos argumentos nos estudos apresentados por Lipovetsky (2002; 2007; 2015), principalmente no que se refere aos conceitos de hipermodernidade, hiperconsumo e felicidade paradoxal, que nos servem para entendermos a nova relação de consumo na sociedade contemporânea. Apresentamos as contribuições teóricas de Kumaravadivelu (2006), no que tange à perspectiva do Global English, e também Bauman (2004) e Hall (2006) sobre a identidade na pós-modernidade. Como aporte teórico e metodológico para guiar nossas análises, nos apoiamos nos preceitos da Análise de Discurso de linha francesa, principalmente em autores como Pêcheux (1997; 2002) e Foucault (1989). Quanto ao procedimento metodológico, selecionamos propagandas na internet através da ferramenta de pesquisa google e, devido ao excesso de propagandas com conteúdos secundários (não relevantes para essa investigação), fez-se necessário que elaborássemos alguns critérios norteadores para facilitar a delimitação do material que serviria para análise. Feito essa seleção, partimos para a construção do nosso corpus discursivo, agrupado segundo duas categorias de análise que identificamos como principais, são elas: 1) novo conceito de escola; 2) valorização do indivíduo e do investimento em si. Nossa análise mostra que o discurso propagado é o do aprendizado rápido da língua inglesa, que é mostrado como algo que acontece instantaneamente ao fazer parte da instituição divulgada. Isto nos permite inferir que, a representação do sujeito-professor, nas propagandas, aparece como coadjuvante para compor o discurso da escola divulgada, servindo para reforçar o material didático e a própria instituição. O efeito de enfraquecimento do discurso pedagógico é uma evidência sobre a realidade conflituosa na formação de professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleO inglês prêt-à-porter da mídia: representações ou verdades nos discursos das propagandas de escolas de idiomas.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractThis dissertation is based on the premise that the English language is offered in language courses as a prêt-à-porter merchandising, which through media disclosure seems to establish in the consumer a sense of desire for the place of the Other. The intention is to contextualize and discuss the functioning of language schools’ advertisements concerning its representation of English language and the teachers. The interest is in investigating how the discourses of the current phase of globalization, characterized mainly by the technological dissemination of communication, contribute to identify the place of the teacher in such advertisements and what senses of the current Brazilian educational scenario are possible to mobilize before these discussions. This study is based in the work of Lipovetsky (2002, 2007, 2015), especially regarding the concepts of hypermodernity, hyperconsumption and paradoxical happiness. The theoretical contributions of Kumaravadivelu (2006) regarding the perspective of Global English is presented as well as the studies of Bauman (2004) and Hall (2006) on identity in postmodernity. The theoretical and methodological approach used in this research relies on the precepts of French Discourse Analysis, especially in authors such as Pêcheux (1997; 2002) and Foucault (1989). As for the methodological procedure adopted, first a pre-selection of the advertisements by using google was made. Due to the great deal of ads showing various contents that weren’t entirely relevant to this research, it was necessary to elaborate some guiding criteria to facilitate the delimitation of the data that would serve for analysis. Once the final selection was made, the ads were grouped according to two categories of analysis. The analysis shows that the discourse propagated through the advertising is that of the rapid learning of the English language, which is shown as something that happens instantly just by being part of the disclosed institution. This fact allows us to infer that the representation of the teacher, in advertisements, appears as an adjunct element serving as to reinforce didactic material and the image of institution itself. The weakening effect of the pedagogical discourse is an evidence of the conflictive reality in teacher training.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27345
dc.date.accessioned2022-09-21T12:04:07Z
dc.date.available2022-09-21
dc.date.available2022-09-21T12:04:07Z
dc.typeTesept_BR
dc.subjectAnálise de discurso de linha francesapt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - análise do discursopt_BR
dc.subjectFormação de professores - língua inglesapt_BR
dc.subjectEscolas de inglês - propagandaspt_BR
dc.subjectEscolas de idiomas - propagandaspt_BR
dc.subjectRegime de verdadept_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade de professorpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectInglês prêt-à-porterpt_BR
dc.subjectGlobalização culturalpt_BR
dc.subjectInterdiscursopt_BR
dc.subjectDiscurso publicitáriopt_BR
dc.subjectPublicidade e propagandapt_BR
dc.subjectMídia e discursopt_BR
dc.subjectHipermodernidadept_BR
dc.subjectHiperconsumopt_BR
dc.subjectFelicidade paradoxalpt_BR
dc.subjectGlobal englishpt_BR
dc.subjectIdentidade na pós-modernidadept_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectFrench line speech analysispt_BR
dc.subjectEnglish language - discourse analysispt_BR
dc.subjectTeacher training - English languagept_BR
dc.subjectEnglish schools - advertisementspt_BR
dc.subjectLanguage schools - advertisementspt_BR
dc.subjectReal regimept_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectTeacher identitypt_BR
dc.subjectSpeechpt_BR
dc.subjectEnglish ready-to-wearpt_BR
dc.subjectCultural globalizationpt_BR
dc.subjectInterdiscoursept_BR
dc.subjectAdvertising speechpt_BR
dc.subjectAdvertising and marketingpt_BR
dc.subjectMedia and speechpt_BR
dc.subjectHypermodernitypt_BR
dc.subjectOverconsumptionpt_BR
dc.subjectParadoxical happinesspt_BR
dc.subjectGlobal englishpt_BR
dc.subjectIdentity in postmodernitypt_BR
dc.subjectPostmodernitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Patrícia Silva de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe ready-to-wear English of the media: representations or truths in the speeches of language school advertisements.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, Patrícia Silva de. O inglês prêt-à-porter da mídia: representações ou verdades nos discursos das propagandas de escolas de idiomas. 2016. 121f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27345pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRÍCIA SILVA DE MEDEIROS - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2016.pdfPatrícia Silva de Medeiros - Dissertação PPGLE CH 2016.1.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.