Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27349
Title: Chá de sumiço e outros poemas assombrados: poesia infantil, leitor e propostas de vivência.
Other Titles: Disappearance tea and other haunted poems: children's poetry, reader and proposals for living.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Emmanuelle Silva Freire.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Tássia Tavares de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DIAS, Ana Crélia Penha.
Keywords: Poesia infantil;Poema;André Ricardo Aguiar;Livros didáticos de língua portuguesa;Formação de leitores;Children's poetry;Poem;Portuguese language textbooks;Reader training
Issue Date: 24-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Emmanuelle Silva Freire. Chá de sumiço e outros poemas assombrados: poesia infantil, leitor e propostas de vivência. 2022. 103 fl. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Refletimos, nesta pesquisa, sobre a importância da poesia infantil na formação sensível dos leitores, sobre os limites do modo como o poema infantil é abordado em livros didáticos do sexto ano do ensino fundamental, e, por fim, a partir do livro de poemas Chá de sumiço e outros poemas assombrados (AGUIAR, 2013), propomos abordagens temáticas em que poemas de Aguiar dialogam com obras de diferentes poetas. Portanto, nosso objetivo foi investigar e apresentar possibilidades de abordagens de poemas para leitores de turmas do 6º ano do ensino fundamental II. Fundamentamo-nos, no que se refere à poesia infantil, nas contribuições de Bordini (1981; 1986; 1989; 1997), Pondé (1986), Silva (2010), Magalhães (1982), Machado (2007); Averbuck (1993) Aguiar e Ceccantini (2012) e Held (1980). No que se refere às propostas de abordagem dos poemas, lançamos mão das reflexões e propostas de Pinheiro (2014;2015;2018;2020), no método criativo proposto por Bordini e Aguiar (1988) e na conversa literária proposta por Bajur (2012). Buscou-se alternativas metodológicas que possam contribuir para uma vivência efetiva do poema no contexto escolar, priorizando sempre a interação texto versus leitor, considerado sempre sujeito da leitura.
Abstract: In this research, we reflect about the importance of children's poetry in the sensitive formation of readers, on the limits of the way children's poems are approached in textbooks for the sixth year of elementary school, and, finally, from the book of poems “Chá de sumiço and other haunted poems” (AGUIAR, 2013), we propose thematic approaches in which Aguiar's poems dialogue with works by different poets. Therefore, our objective was to investigate and present possibilities of approaches to poems for readers of classes of the 6th year of elementary school. With regard to children's poetry, we base ourselves on the contributions of Bordini (1981; 1986; 1989; 1997), Pondé (1986), Silva (2010), Magalhães (1982), Machado (2007); Averbuck (1993) Aguiar and Ceccantini (2012) and Held (1980). Regarding the proposals for approaching the poems, we made use of the reflections and proposals of Pinheiro (2014;2015;2018;2020), in the creative method proposed by Bordini and Aguiar (1988) and in the literary conversation proposed by Bajur (2012). Methodological alternatives were sought that could contribute to an effective experience of the poem in the school context, always prioritizing the text versus reader interaction, always considered the subject of reading.
Keywords: Poesia infantil
Poema
André Ricardo Aguiar
Livros didáticos de língua portuguesa
Formação de leitores
Children's poetry
Poem
Portuguese language textbooks
Reader training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27349
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMMANUELLE SILVA FREIRE PEREIRA - DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2022.pdfEmmanuelle Silva Freire Pereira - Dissertação (PPGLE) 2022.1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.