Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27349
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, E. S. F.pt_BR
dc.creator.IDEMMANUELLE, S. F. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8522464152123902pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDPINHEIRO, HÉLDER.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDALVES, JOSÉ HÉLDER PINHEIRO.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Tássia Tavares de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, Tássia Tavares.pt_BR
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, TÁSSIA TAVARES DE.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2099125288463182pt_BR
dc.contributor.referee2DIAS, Ana Crélia Penha.-
dc.contributor.referee2IDDIAS, A. C. P.pt_BR
dc.contributor.referee2IDPENHA DIAS, A. C.pt_BR
dc.contributor.referee2IDDIAS, Ana Crelia.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509210486494683pt_BR
dc.description.resumoRefletimos, nesta pesquisa, sobre a importância da poesia infantil na formação sensível dos leitores, sobre os limites do modo como o poema infantil é abordado em livros didáticos do sexto ano do ensino fundamental, e, por fim, a partir do livro de poemas Chá de sumiço e outros poemas assombrados (AGUIAR, 2013), propomos abordagens temáticas em que poemas de Aguiar dialogam com obras de diferentes poetas. Portanto, nosso objetivo foi investigar e apresentar possibilidades de abordagens de poemas para leitores de turmas do 6º ano do ensino fundamental II. Fundamentamo-nos, no que se refere à poesia infantil, nas contribuições de Bordini (1981; 1986; 1989; 1997), Pondé (1986), Silva (2010), Magalhães (1982), Machado (2007); Averbuck (1993) Aguiar e Ceccantini (2012) e Held (1980). No que se refere às propostas de abordagem dos poemas, lançamos mão das reflexões e propostas de Pinheiro (2014;2015;2018;2020), no método criativo proposto por Bordini e Aguiar (1988) e na conversa literária proposta por Bajur (2012). Buscou-se alternativas metodológicas que possam contribuir para uma vivência efetiva do poema no contexto escolar, priorizando sempre a interação texto versus leitor, considerado sempre sujeito da leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleChá de sumiço e outros poemas assombrados: poesia infantil, leitor e propostas de vivência.pt_BR
dc.date.issued2022-02-24-
dc.description.abstractIn this research, we reflect about the importance of children's poetry in the sensitive formation of readers, on the limits of the way children's poems are approached in textbooks for the sixth year of elementary school, and, finally, from the book of poems “Chá de sumiço and other haunted poems” (AGUIAR, 2013), we propose thematic approaches in which Aguiar's poems dialogue with works by different poets. Therefore, our objective was to investigate and present possibilities of approaches to poems for readers of classes of the 6th year of elementary school. With regard to children's poetry, we base ourselves on the contributions of Bordini (1981; 1986; 1989; 1997), Pondé (1986), Silva (2010), Magalhães (1982), Machado (2007); Averbuck (1993) Aguiar and Ceccantini (2012) and Held (1980). Regarding the proposals for approaching the poems, we made use of the reflections and proposals of Pinheiro (2014;2015;2018;2020), in the creative method proposed by Bordini and Aguiar (1988) and in the literary conversation proposed by Bajur (2012). Methodological alternatives were sought that could contribute to an effective experience of the poem in the school context, always prioritizing the text versus reader interaction, always considered the subject of reading.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27349-
dc.date.accessioned2022-09-21T12:30:58Z-
dc.date.available2022-09-21-
dc.date.available2022-09-21T12:30:58Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPoesia infantilpt_BR
dc.subjectPoemapt_BR
dc.subjectAndré Ricardo Aguiarpt_BR
dc.subjectLivros didáticos de língua portuguesapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectChildren's poetrypt_BR
dc.subjectPoempt_BR
dc.subjectPortuguese language textbookspt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Emmanuelle Silva Freire.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDisappearance tea and other haunted poems: children's poetry, reader and proposals for living.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Emmanuelle Silva Freire. Chá de sumiço e outros poemas assombrados: poesia infantil, leitor e propostas de vivência. 2022. 103 fl. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMMANUELLE SILVA FREIRE PEREIRA - DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2022.pdfEmmanuelle Silva Freire Pereira - Dissertação (PPGLE) 2022.1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.