Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27354
Title: Cordel e formação docente: uma proposta didática para intervenção no ensino fundamental.
Other Titles: Cordel and teacher training: a didactic proposal for intervention in elementary education.
???metadata.dc.creator???: SERIKAWA, Rozânia Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: WANDERLEY, Naelza de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Márcia Tavares.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Marcelo Medeiros da.
Keywords: Literatura de cordel;Formação docente;Educação basica;Módulo didático;Literature of twine;Teacher training;Basic education;Didactic module
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SERIKAWA, Rozânia Ferreira. Cordel e formação docente: uma proposta didática para intervenção no ensino fundamental. 2022. 111 f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O diálogo entre a leitura literária e a docência se configura como uma necessidade na formação de profissionais da educação. Por ser uma representação tão forte de grupos humanos, a literatura precisa ter um lugar sublinhado nas instituições escolares e na vida dos que engendram os processos da educação. Diante dessa realidade, elencamos como norteador de nossa pesquisa o seguinte questionamento: quais as possíveis contribuições da literatura de cordel para a formação continuada de professores e para o aprimoramento de suas práticas e experiências de leitura, enquanto formadores de leitores? Assim sendo, destacamos como objetivo geral discutir as possíveis contribuições da literatura de cordel para a formação continuada de professores e o aprimoramento de suas práticas e experiências de leitura, enquanto formadores de leitores. Este trabalho se justifica diante da necessidade de uma investigação que sublinhe a importância da presença da literatura de cordel na formação continuada de docentes do município de Serra Branca-PB, e no cotidiano escolar, e como essa formação poderia ser uma realidade a partir da mediação da literatura de folhetos, como uma maneira de agregar valores culturais à formação de professores, enquanto leitores e formadores de leitores. Elegemos o gênero literatura de cordel por representar, de forma relevante, entre outras coisas, a voz do povo nos interiores do Nordeste brasileiro. Como objetivos específicos, buscamos discutir, com base em referências, questões relativas à formação e práticas docentes, e, posteriormente, refletir sobre o lugar do cordel no cotidiano escolar, discutindo sobre os documentos oficiais e o contexto em que a formação continuada pode se relacionar com a literatura de cordel na rede municipal de ensino de Serra Branca-PB. Ademais, apresentamos uma proposta de módulo didático como forma de contribuição para o processo de formação continuada, desenvolvido a partir da proposta de sequência didática expandida apresentada por Cosson (2016). A pesquisa se configura como bibliográfica, mas recorre à metodologia de observação documental de diários, relatórios, pastas funcionais, registros administrativos e marcos legais da educação. Como aporte bibliográfico, recorremos a estudiosos como Candido (2017), Nóvoa (2017), Pinheiro (2007, 2013), Tardif (2014), Freire (1996, 2018) e Cosson (2006, 2014), e utilizamos como corpus literário o clássico infantil Chapeuzinho Vermelho, com algumas de suas adaptações para o gênero cordel. Com a presença da proposta do módulo didático, apresentamos uma pesquisa propositiva, viabilizando um diálogo entre literatura de cordel e formação docente, que já manifesta os seus resultados positivos a partir do diálogo estabelecido com a equipe da Secretaria do Município de Serra Branca-PB, que já encaminhou algumas modificações em seus procedimentos, principalmente no que se refere aos registros administrativos e às atividades de planejamento escolar, propondo também a oferta de cursos de formação continuada centrados na temática proposta por nossa pesquisa.
Abstract: The dialogue between literary reading and teaching is configured as a necessity in the training of education professionals. Because it is such a strong representation of human groups, literature needs to have an underlined place in school institutions and in the lives of those who engender the processes of education. Faced with this reality, we list the following question as a guide for our research: what are the possible contributions of cordel literature to the continuing education of teachers and to the improvement of their reading practices and experiences, as readers' trainers? Therefore, we highlight as a general objective to discuss the possible contributions of cordel literature to the continuing education of teachers and the improvement of their reading practices and experiences, as readers' trainers. This work is justified in view of the need for an investigation that emphasizes the importance of the presence of cordel literature in the continuing education of teachers in the municipality of Serra Branca-PB, and in the school routine, and how this training could be a reality from the mediation of pamphlet literature, as a way of adding cultural values to the training of teachers, as readers and trainers of readers. We chose the genre of cordel literature for representing, in a relevant way, among other things, the voice of the people in the interiors of the Brazilian Northeast. As specific objectives, we seek to discuss, based on references, issues related to training and teaching practices, and, later, to reflect on the place of cordel in school daily life, discussing official documents and the context in which continuing education can be related. with cordel literature in the municipal education network of Serra Branca-PB. In addition, we present a proposal for a didactic module as a way of contributing to the process of continuing education, developed from the proposed expanded didactic sequence presented by Cosson (2016). The research is configured as bibliographical, but uses the methodology of documental observation of diaries, reports, functional folders, administrative records and legal frameworks of education. As a bibliographic contribution, we resort to scholars such as Candido (2017), Nóvoa (2017), Pinheiro (2007, 2013), Tardif (2014), Freire (1996, 2018) and Cosson (2006, 2014), and use as a literary corpus the children's classic Little Red Riding Hood, with some of its adaptations for the cordel genre. With the presence of the proposal of the didactic module, we present a purposeful research, enabling a dialogue between cordel literature and teacher training, which already manifests its positive results from the dialogue established with the team of the Secretary of the Municipality of Serra Branca-PB, which has already forwarded some changes in its procedures, mainly with regard to administrative records and school planning activities, also proposing the offer of continuing education courses focused on the theme proposed by our research.
Keywords: Literatura de cordel
Formação docente
Educação basica
Módulo didático
Literature of twine
Teacher training
Basic education
Didactic module
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27354
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROZÂNIA FERREIRA SERIKAWA - DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2022.pdfRozânia Ferreira Serikawa - Dissertação (PPGLE) 2022.1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.