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Title: Uma análise do IFPB campus Picuí e sua relevância socioeconômica para a Microrregião do Seridó Oriental paraibano.
Other Titles: An analysis of the IFPB campus Picuí and its relevance socioeconomic status for the Microregion of the Seridó Oriental of Paraíba.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, José das Vitórias dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CANIELLO, Márcio de Matos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LADOSKY, Mário Henrique Guedes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Lucas Pereira da.
???metadata.dc.contributor.referee3???: PEREIRA, Frederico Campos.
Keywords: IFPB;Educação;Desenvolvimento;Políticas públicas;Education;Public policy;Development
Issue Date: 10-Jun-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, José das Vitórias dos Santos. Uma análise do IFPB campus Picuí e sua relevância socioeconômica para a Microrregião do Seridó Oriental paraibano. 2022. 143 fl. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27356
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho destina sua atenção a analisar a expansão e a interiorização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como a efetivação de uma política pública em educação, por meio da relação com o desenvolvimento local e regional. Objetivamos, portanto, analisar a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) no campus de Picuí-PB e seus impactos sociais e econômicos na microrregião do Seridó Oriental Paraibano, considerando a formação profissional dos jovens e a inserção dos egressos no mercado de trabalho regional no período de 2009 a 2020. A partir desse direcionamento, desenvolvemos a pesquisa com base em estudos quantitativos, que necessitam e passam por análises qualitativas a fim de servir como base científica para a comprovação de nossas investigações, culminando em um estudo de caso. Para dar lastro à discussão, construímos um questionário visando buscar respostas dos egressos, que foi aplicado via Google Forms a 30% do nosso público alvo; na sequência, foram realizadas entrevistas, através da plataforma Google Meet, com egressos e atores sociais que julgamos fundamentais para alcançar uma compreensão mais ampla do processo. Em nossa base teórica, nos valemos de diversos autores e de diferentes áreas, como a Educação e a Sociologia, que pudessem nos oferecer o embasamento necessário para discorremos sobre conceitos com amplitude, sobretudo em reflexões como as relações entre educação e desenvolvimento, ou ainda conceitos antagônicos, como desenvolvimentismo e neoliberalismo e de temas como as políticas públicas em educação. Com isso, postulamos discussões acerca da dinâmica de seu crescimento em âmbito nacional, a disposição espacial dos campi pelo estado da Paraíba e as etapas do processo de expansão da Rede Federal de Educação nas fronteiras paraibanas; além disso, pontuamos as principais características regionais e locais referentes à inserção do campus em questão. Com o aprofundamento dos estudos, percebemos que a interiorização dos Institutos Federais não trouxe apenas a qualificação profissional, o ingresso no mercado de trabalho ou o acesso às universidades, mas todo um conjunto de ações benéficas possibilitado pela aplicação de políticas públicas e que tem culminado com um ganho cultural e intelectual incomensurável, incapaz de ser quantificado nesta pesquisa, apenas. Compreendemos, portanto, que a implantação dos Institutos Federais possibilita um avanço qualitativo a partir de uma caminhada singular, um projeto de nação que entende a educação como compromisso de transformação e de ascensão do conhecimento, de objetivos capazes de transformar a vida social.
Abstract: The present work aims to analyze the expansion and internalization of the Federal Institutes of Education, Science and Technology as the effectiveness of a public policy in education, through the relationship with local and regional development. We aim, therefore, to analyze the implementation of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba (IFPB) in the Picuí-PB campus and its social and economic impacts on the micro-region of the Seridó Oriental Paraibano, considering the professional training of young people and the insertion of graduates in the regional labor market in the period from 2009 to 2020. From this direction, we developed the research based on quantitative studies, which need and go through qualitative analysis in order to serve as a scientific basis for the substantiation of our investigations, culminating in a case study. To support the discussion, we built a questionnaire aiming to seek answers from the graduates, which was applied via Google Forms to 30% of our target audience; after that, interviews were conducted, through the Google Meet platform, with graduates and social actors we deemed fundamental to reach a broader understanding of the process. In our theoretical base, we made use of several authors and from different areas, such as Education and Sociology, who could offer us the necessary background to discuss concepts with amplitude, especially in reflections such as the relations between education and development, or even antagonistic concepts, such as developmentalism and neoliberalism and topics such as public policies in education. With this, we postulated discussions about the dynamics of its growth on the national level, the spatial arrangement of campuses throughout the state of Paraíba and the stages of the Federal Education Network expansion process in Paraíba's borders; moreover, we pointed out the main regional and local characteristics regarding the insertion of the campus in question. As the studies deepened, we realized that the internalization of the Federal Institutes has not only brought professional qualification, entry into the job market, or access to universities, but a whole set of beneficial actions made possible by the application of public policies and that has culminated with an immeasurable cultural and intellectual gain, unable to be quantified in this research, only. We understand, therefore, that the implantation of the Federal Institutes enables a qualitative advance from a singular path, a project of a nation that understands education as a commitment to transformation and the rise of knowledge, of goals capable of transforming social life.
Keywords: IFPB
Educação
Desenvolvimento
Políticas públicas
Education
Public policy
Development
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais Aplicadas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27356
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

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