Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27358
Title: Autismo na educação básica e os processos de inclusão escolar.
Other Titles: Autism in basic education and school inclusion processes.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Kelly Cristina da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Maria Nozângela Rolim.
Keywords: Educação inclusiva;Autismo;Educação básica;Inclusão Escolar;Aluno com autismo;Processo educacional;Inclusive education;Autism;Basic education;School inclusion;Student with autism;Educational process
Issue Date: 25-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO,Kelly Cristina da Silva. Autismo na educação básica e os processos de inclusão escolar. 2022. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo principal identificar aspectos do processo educacional que contribuem para o acompanhamento do desenvolvimento e aprendizagem de alunos com TEA na educação básica. A partir desse objetivo foram delineados outros três que deram mais especificidade ao trabalho, sendo eles: Identificar quais métodos o professor utiliza para acompanhar o desenvolvimento e aprendizagem do aluno com autismo; Descrever os critérios de escolha pelos educadores das metodologias de ensino utilizadas para acompanhar o desenvolvimento e aprendizagem dos educandos com autismo; Identificar as formas de como o autista pode ser avaliado por meio de suas habilidades. O referencial teórico está fundamentado em autores, tais como Montoan(1997), Glat e Nogueira(2022), Coêlho(2010), Chiot(2013) e Cunha(2015). Esta pesquisa é um estudo de campo de natureza qualitativa com análise simples do discurso. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiros de entrevista semiestruturadas com três professores de uma escola pública de CajazeirasPB. Com os relatos dos entrevistados da pesquisa, podemos perceber que as crianças são inseridas nas escolas para fazerem parte do processo de socialização, pois e notável que alguns professores não possuem conhecimento para trabalhar com os alunos autistas e que as atividades na maioria das vezes são planejadas e colocadas em prática da mesma forma dos alunos ditos normais. Concluise que é primordial conhecer a criança com autismo, para então desenvolver estratégias a partir de suas habilidades que possam contribuir com a aprendizagem, com o processo de socialização e de comunicação.
Abstract: The current study has as main objective to identify aspects of the educational process that contribute to the monitoring of the development and learning of students with ASD in primary education. Based on this aim, three others were outlined that gave more specificity to the work, namely: Identify which methods the teacher uses to monitor the development and learning of students with autism; Describe the criteria for choosing the teaching methodologies used by educators to monitor the development and learning of students with autism; Identify the ways in which the autistic can be evaluated through their abilities. The theoretical framework is based on authors such as Montoan (1997), Glat and Nogueira (2002), Coêlho (2010), Chiot (2013) and Cunha (2015). This research is a qualitative field study with simple discourse analysis. For data collection, semistructured interview scripts were used with three teachers from a public school in CajazeirasPB. With the reports of the research interviewees, we can see that children are included in schools to be part of the socialization process, as it is remarkable that some teachers do not have the knowledge to work with autistic students and that activities are most often planned and put into practice in the same way as the socalled normal students. It is concluded that it is essential to know the child with autism, to then develop strategies based on their skills that can contribute to learning, to the process of socialization and communication.
Keywords: Educação inclusiva
Autismo
Educação básica
Inclusão Escolar
Aluno com autismo
Processo educacional
Inclusive education
Autism
Basic education
School inclusion
Student with autism
Educational process
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27358
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KELLY CRISTINA DA SILVA NASCIMENTO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfKelly Cristina da Silva Nascimento. Monografia Pedagogia. CFP 2022.348.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.