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dc.contributor.advisor1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesDANTAS, Nozângela Maria Rolim;pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Pricila Kohls dos.-
dc.contributor.referee2ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.-
dc.description.resumoTendo em vista a necessidade de se pensar algumas questões relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), o presente estudo trata da inclusão dessas crianças com TEA na Educação Infantil, e busca em linhas gerais discutir a importância desse processo e as possibilidades para a sua efetivação. Para tanto, tem como objetivo geral identificar como pode ser realizada a inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil. Os objetivos específicos destinam-se a identificar e analisar, a partir da bibliografia estudada, as possibilidades para a inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil, e demonstrar a importância da inclusão de crianças com TEA na rede regular de ensino. Realizou-se, então, uma pesquisa com abordagem qualitativa e de natureza descritiva e exploratória. Em seu caráter bibliográfico, foi desenvolvida a partir dos princípios do Estado do Conhecimento, com o levantamento de produções nos bancos de teses e dissertações da CAPES e BDTD, publicadas no período de 2011 a 2021. O procedimento de análise de dados foi realizado através da leitura, interpretação e construção de categorias. Diante disso, verificasse em seus resultados que a educação inclusiva, aqui se tratando especificamente de crianças com autismo, apresenta alguns desafios, mas também que existem possibilidades para superá-los. Constatou-se ainda que a legislação que trata dos direitos das pessoas com TEA é um fator importante no sentido de realizar a inclusão, bem como uma formação docente adequada, de modo a capacitá-los para atender as necessidades educacionais dos discentes. Por último, é importante destacar que a seguinte questão norteadora desta pesquisa: Como é possível realizar a inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil?, foi respondida, assim como os objetivos definidos foram alcançados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAutismo e possibilidades para a inclusão de crianças com TEA na educação infantil.pt_BR
dc.date.issued2022-08-04-
dc.description.abstractIn view of the need to think about some issues related to Autism Spectrum Disorder (ASD), the present study deals with the inclusion of these children with ASD in Early Childhood Education, and seeks, in general terms, to discuss the importance of this process and the possibilities for its effectiveness. Therefore, its general objective is to identify how the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education can be carried out. The specific objectives are intended to identify and analyze, from the bibliography studied, the possibilities for the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education, and to demonstrate the importance of including children with autism in the regular school network. Then, a research with a qualitative approach and of a descriptive and exploratory nature was carried out in its bibliographic character, it was developed from the principles of the State of Knowledge, with the survey of productions in the theses and dissertations banks of CAPES and BDTD, published from 2011 to 2021. The data analysis procedure was carried out through reading, interpretation and construction of categories. In view of this, it is verified in its results that inclusive education, specifically dealing with children with autism, presents some challenges, but also that there are possibilities to overcome them. It was also found that the legislation dealing with the rights of people with ASD is an important factor in achieving inclusion, as well as adequate teacher training, in order to enable them to meet the educational needs of students. Finally, it is important to highlight that the following guiding question of the research: How is it possible to include children with ASD in Early Childhood Education, so that they can develop their potential in the educational process?, was answered , as well as the defined objectives were achieved.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27360-
dc.date.accessioned2022-09-21T17:37:44Z-
dc.date.available2022-09-21-
dc.date.available2022-09-21T17:37:44Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista - TEApt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder - ASDpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Leoneide Sarafim da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAutism and possibilities for the inclusion of children with ASD in early childhood education.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA,Leoneide Sarafim da.Autismo e possibilidades para a inclusão de criança com TEA na educação infantil. 2022. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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