Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27361
Title: Um olhar acerca do campo conceitual das estruturas aditivas: a relação ao saber do/a professor/a que ensina nos anos iniciais.
Other Titles: A look at the conceptual field of additive structures: the relationship knowing from the teacher who teaches in the early years.
???metadata.dc.creator???: ABREU, Amanda Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BORBA, Valéria Maria de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚjO, Edinaura Almeida de.
Keywords: Matemática - ensino;Anos iniciais;Professores;Estruturas aditivas;Relação de saber;Campo conceitual;Metodologias aditivas;Educação infantil;Mathematics - teaching;Early years;Teachers;Additive structures;Relationship of knowing;Conceptual field;Additive methodologies;Child education
Issue Date: 24-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABREU, Amanda Alves de. Um olhar acerca do campo conceitual das estruturas aditivas: a relação ao saber do/a professor/a que ensina nos anos iniciais. 2022. 80f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho é parte do resultado de uma pesquisa de base qualitativa, que tem como objetivo geral: Analisar a prática do professor que ensina nos anos iniciais os conteúdos envolvidos no campo conceitual das estruturas aditivas, como específicos: Identificar os elementos que compõem a prática do professor/a que ensina Matemática nos anos iniciais; Compreender como os professores mobilizam os saberes de suas vivências em relação ao ensino do campo das estruturas aditivas; Analisar como os professores compreendem os conteúdos que estão ligados às estruturas aditivas. Assim, o professor tem papel fundamental no desenvolvimento intelectual do aluno, sendo ele mediador do processo de ensino-aprendizagem dentro da sala de aula. Pensando nisso, a escolha do tema pela pesquisa surgiu a partir de vivências em salas de aulas, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no qual participei no período de 09/2018 a 01/2020. Outro ambiente que instigou a curiosidade e o interesse em relação ao tema se deu através dos estágios na Educação Infantil no ano de 2019 e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no ano de 202. Esta pesquisa torna-se relevante para que possamos discutir e refletir sobre como os professores tem trabalhando o campo aditivo. Assim, como também serve para ampliar o olhar dos professores sobre sua prática dentro da sala de aula, tanto em relação ao ensino como suas metodologias. Com isso, surgiu o questionamento sobre como o professor que ensina nos anos iniciais está trabalhando os conteúdos envolvidos no campo conceitual das estruturas aditivas. A pesquisa guiou-se a luz da teoria da Relação ao Saber de Chralot (2000, 2001, 2005), a qual nos oferece grandes contribuições de como o sujeito categoriza seu conhecimento em relação as suas experiências com o mundo, com o outro e principalmente no âmbito escolar. Como também o embasamento teórico da teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud (1990, 1991, 1996), na qual a teoria busca identificar as dificuldades das crianças em termos de manipulação com as quatro operações básicas. Adotou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com sete perguntas pertinentes ao ensino de adição e subtração e uma videogravação de duas aulas de Matemática. A partir dos dados analisados, concluir-se que, o campo conceitual aditivo continuar a ser um grande desafio tanto para os professores como para os alunos, tanto em relação às metodologias empregadas, como as situações-problemas postos. Sendo assim, é necessário que o professor reflita sobre sua prática dentro na sala de aula e que o mesmo utilize metodologias diversificadas, além de proporcionar situações-problemas que se associem as experiências cotidianas dos alunos. Pois, somente a partir disso que, o aluno passará a compreender a importância da Matemática em suas vidas e conseguirá traçar estratégias para expandir seu conhecimento.
Abstract: This work is part of the result of a qualitative research, whose general objective is: To analyze the practice of the teacher who teaches in the early years the contents involved in the conceptual field of additive structures, as specific: To identify the elements that make up the practice of teacher who teaches Mathematics in the early years; Understand how teachers mobilize the knowledge of their experiences in relation to teaching in the field of additive structures; Analyze how teachers understand the contents that are linked to additive structures. Thus, the teacher has a fundamental role in the intellectual development of the student, being a mediator of the teachinglearning process within the classroom. With that in mind, the choice of topic for the research arose from xperiences in classrooms, in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), in which I participated from 09/2018 to 01/2020. Another environment that instilled curiosity and interest in the subject took place through internships in Early Childhood Education in 2019 and in the Early Years of Elementary School in 202. This research becomes relevant so that we can discuss and reflect on how teachers have been working in the additive field. Thus, it also serves to broaden the teachers' view of their practice within the classroom, both in relation to teaching and their methodologies. With this, the question arose about how the teacher who teaches in the early years is working the contents involved in the conceptual field of additive structures. The research was guided by the light of the theory of Relation to Knowledge of Chralot (2000, 2001, 2005), which offers us great contributions of how the subject categorizes his knowledge in relation to his experiences with the world, with the other and mainly in the school context. As well as the theoretical basis of the theory of Conceptual Fields by Gerard Vergnaud (1990, 1991, 1996), in which the theory seeks to identify children's difficulties in terms of manipulation with the four basic operations. A semistructured interview with seven questions relevant to the teaching of addition and subtraction and a video recording of two Mathematics classes was adopted as a data collection instrument. From the analyzed data, it can be concluded that the additive conceptual field continues to be a great challenge for both teachers and students, both in relation to the methodologies employed, as the problemsituations posed. Therefore, it is necessary for the teacher to reflect on his/her practice in the classroom and for him/her to use different methodologies, in addition to providing problemsituations that are associated with the students' daily experiences. For, only from this, the student will understand the importance of Mathematics in their lives and will be able to devise strategies to expand their knowledge.
Keywords: Matemática - ensino
Anos iniciais
Professores
Estruturas aditivas
Relação de saber
Campo conceitual
Metodologias aditivas
Educação infantil
Mathematics - teaching
Early years
Teachers
Additive structures
Relationship of knowing
Conceptual field
Additive methodologies
Child education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27361
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA ALVES DE ABREU. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfAmanda Alves de Abreu. Monografia Pedagogia. CFP 2022.545.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.