Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27364
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/7748176565683643pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesCORRÊA, A. M. S.;pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Rozilene Lopes de.-
dc.contributor.referee2PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.description.resumoA Língua Brasileira de Sinais, a Libras, foi reconhecida oficialmente em 2020 como a língua materna utilizada pela comunidade surda do Brasil e, com isso, vários documentos educacionais passaram a prever o ensino desse sistema linguístico nas práticas escolares. Entre esses documentos, citamos a Base Nacional Comum Curricular que, em consonância com o Decreto nº 5.626/2005 e a Lei nº 13.146/2015, orienta o uso e a difusão da Libras nas atividades pedagógicas e nos materiais de informação e de ensino. Diante disso, essa pesquisa, tem como objetivo geral analisar as orientações existentes para o ensino de Libras nos documentos oficiais da educação que norteiam as práticas de docentes do ensino fundamental dos estados do Nordeste do Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica para identificar as discussões sobre o ensino de Libras e inclusão na educação e, em seguida, foi empreendida uma pesquisa e análise documental nas normativas oficiais disponíveis na internet que orientam o ensino de Libras na rede estadual de ensino nos estados do Nordeste. Em face do exposto, o corpus da pesquisa é composto por nove documentos de orientação curricular, dos nove estados do Nordeste, que foram publicados entre os anos de 2018 e 2020.Os documentos fazem referência à inclusão na escola regular e orientam a inserção da Libras em atividades de ensino dessa língua ou como mediadora de outras atividades desenvolvidas pelos docentes. Em síntese, a maioria dos estados do Nordeste seguem as orientações da Base Nacional Comum Curricular, incluindo o ensino de Libras no ensino fundamental como conteúdo na disciplina de linguagens nas salas regulares, além de ser trabalhada nas salas de Atendimento Educacional Especializado nas atividades desenvolvidas com os alunos surdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleLibras na educação de surdos no ensino fundamental: análises das orientações curriculares dos estados do Nordeste brasileiro.pt_BR
dc.date.issued2022-08-18-
dc.description.abstractThe Brazilian Sign Language, Libras, was official lyrec ognized as the mother tongue used by the deaf community in Brazil in 2020 and, with that, several educational documents of this linguistic system we reapplie din school practices. Among these documents, we cite the Common National Curriculum Base (BNCC), a normative document for education, which, in linewith Decree No. 5.626/2005 and Law No. 13.146/2015, guides the use and dissemination of Libras in pedagogical activities and in information and teaching materials.The refore, this research has the general objective of analyzing the existing guidelines for the teaching of Libras in the official education documents that guide the practices of elementary school teachers in the North eastern states of Brazil. The methodology used in this research was a bibliographic approach to identify the discussions about the teaching of Libras and inclusion in education and, then, a document analysis was carried out in the official documents available on the internet that guide the teaching of Libras in the North east ern states.In view of this, the research corpus consists of nine curricular guidance documents, from the nine states of the North east ern that were published be tween the years 2018 and 2020.The documents referto inclusion in regular school sand guide the inclusion of Libras in teaching activities of that languageor as a mediator of other activities developed by the teachers.In summary, most states in the Northeastern follow the guid e lines of the the Common National Curriculum Base, including the teaching of Libras in elementary school as a subjectin the language discipline in regular classrooms, in addition to being worked in the Specialized Educational Service class room swith activities developed to deaf students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27364-
dc.date.accessioned2022-09-21T17:59:17Z-
dc.date.available2022-09-21-
dc.date.available2022-09-21T17:59:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectDocumentospt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectPoundspt_BR
dc.subjectDocumentspt_BR
dc.subjectNorth Eastpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectDeaf education-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDES, Luberna Andrade Pinheiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLibras in the education of the deaf in elementary school: analysis of curriculum guidelines in the states of Northeast Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Luberna Andrade Pinheiro. Libras na educação de surdos no ensino fundamental: análises das orientações curriculares dos estados do Nordeste brasileiro. 2022. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUBERNA ANDRADE PINHEIRO FERNANDES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfLuberna Andrade Pinheiro Fernandes. Monografia pedagogia. CFP 2022.432.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.