Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27365
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1BORBA, Valéria Maria Lima.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.description.resumoO presente estudo aborda aspectos relacionados ao processo de formação leitora e, as contribuições da Neurociência aplicada à educação, sobretudo, como essa relação pode aprimorar as práticas pedagógicas, de modo que, venha a refletir nos estímulos em prol da motivação pela leitura. Buscou-se ainda, investigar sobre o papel do professor na construção dos sentidos acerca da referida atividade e, como os conhecimentos em torno do funcionamento do cérebro pode colaborar de forma significativa, tornando o trabalho do educador mais eficiente. A metodologia desenvolvida é de natureza básica, e abordagem qualitativa. Quanto ao tipo de pesquisa, foi realizado um estudo de caso. Resultados: No levantamento bibliográfico destacamos que a prática da leitura modifica permanentemente o cérebro. A neurociência comprova que, o cérebro da pessoa com hábito da leitura é constantemente potencializado com novas informações, isso, porque o ato de ler altera a estrutura anatômica das células do cérebro e áreas responsável pelo desenvolvimento da aprendizagem, capacitando o sujeito para diversas funções cognitivas. Quanto a pesquisa empírica, foi possível identificar que os estímulos externos oferecidos de forma intencional, suscitam os estímulos internos, potencializando suas habilidades, sobretudo, a motivação pela leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleContribuições de neurociência no processo de mediação da prática leitora.pt_BR
dc.date.issued2022-08-24-
dc.description.abstractThe present study addresses aspects related to the process of reading training and the contributions of Neuroscience applied to education, above all, how this relationship can improve pedagogical practices, so that it will reflect on the stimuli in favor of motivation for reading. It was also sought to investigate the role of the teacher in the construction of meanings about that activity and how knowledge about the functioning of the brain can collaborate in a significant way, making the work of the educator more efficient. The methodology developed is of a basic nature, with a qualitative approach. Regarding the type of research, a case study was carried out. Results: In the bibliographic survey we emphasize that the practice of reading permanently modifies the brain. Neuroscience proves that the brain of the person with the habit of reading is constantly enhanced with new information, because the act of reading changes the anatomical structure of brain cells and areas responsible for the development of learning, enabling the subject for various cognitive functions. As for empirical research, it was possible to identify that external stimuli offered intentionally, arouse internal stimuli, enhancing their skills, above all, motivation for reading.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27365-
dc.date.accessioned2022-09-21T18:03:11Z-
dc.date.available2022-09-21-
dc.date.available2022-09-21T18:03:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectNeurologiapt_BR
dc.subjectCérebropt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de Leiturapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectNeurologypt_BR
dc.subjectBrainpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectReading Practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABRANTES, Andréa Carla de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNeuroscience contributions in the practice mediation process reader.pt_BR
dc.identifier.citationABRANTES, Andréa Carla de. Contribuições de neurociência no processo de mediação da prática leitora. 2022. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉA CARLA DE ABRANTES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfAndréa Carla de Abrantes. Monografia Pedagogia. CFP 2022.357.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.