Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27366
Title: Neurociência, leitura e desenvolvimento integral da criança.
Other Titles: Neuroscience, reading and integral child development.
???metadata.dc.creator???: JESUS, Luzanira Maria de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
Keywords: Leitura;Criança;Neurociência;Desenvolvimento integral;Aprendizagem;Prática de leitura;Educação infantil;Reading;Child;Neuroscience;Integral development;Learning;Reading practice;Child education
Issue Date: 25-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: JESUS, Luzanira Maria de. Neurociência, leitura e desenvolvimento integral da criança. 2022. 72f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como foco de investigação a Neurociência, Leitura e o desenvolvimento integral da criança e, por objetivo geral investigar a contribuição da Neurociência para aquisição da leitura com vistas ao desenvolvimento integral da criança. Nesta investigação interrogou-se como a Neurociência pode contribuir para o processo de aquisição da leitura e desenvolvimento integral da criança. Quanto ao percurso metodológico, tratase de uma pesquisa de natureza básica, com caráter exploratório e, abordagem qualitativa. Uma pesquisa ação, realizada com uma criança de 4 anos. Os instrumentos de produção de dados foi o diário de campo. Resultados: o estudo realizado permitiu concluir que as informações oriundas da Neurociência, quando colocadas em prática educativa potencializam o processo de aprendizagem da leitura. Visto que, os estímulos externos intencionalmente oferecidos à criança, pela pesquisadora, desencadearam estímulos internos que possibilitaram o desenvolvimento da atenção, concentração, oralidade, memória, empatia, ampliação do universo vocabular da criança e, sobretudo, o despertar do gosto pela leitura.
Abstract: The present research focuses on Neuroscience, reading and the integral development of the child and, as a general objective, to investigate the contribution of Neuroscience to the acquisition of reading with a view to the integral child development. In this investigation, it was asked how Neuroscience can contribute to the process of reading acquisition and integral child development. As for the methodological course, it is a research of a basic nature, with an exploratory character and a qualitative approach. An action research, carried out with a 4yearold child. The data production instruments were the field diary. Results: the study carried out allowed us to conclude that information from Neuroscience, when put into educational practice, potentiates the process of learning to read. Since the external stimuli intentionally offered to the child, by the researcher, triggered internal stimuli that allowed the development of attention, concentration, orality, memory, empathy, expansion of the child's vocabulary universe and, above all, the awakening of the taste for reading.
Keywords: Leitura
Criança
Neurociência
Desenvolvimento integral
Aprendizagem
Prática de leitura
Educação infantil
Reading
Child
Neuroscience
Integral development
Learning
Reading practice
Child education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27366
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUZANIRA MARIA DE JESUS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfLuzinira Maria de Jesus. Monografia Pedagogia. CFP 2022.753.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.