Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27367
Title: O ensino remoto na alfabetização: o uso das tecnologias digitais em uma escola pública de Uiraúna-PB.
Other Titles: Remote teaching in literacy: the use of digital technologies in a public school in Uiraúna-PB.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Maria Aparecida Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUIDOTTI, Viviane.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
Keywords: Tecnologias digitais;Ensino;Processo de alfabetização;Ensino remoto;Sala de aula;Digital technologies;Teaching;Literacy process;Remote teaching;Classroom
Issue Date: 1-Sep-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Maria Aparecida Alves de. O ensino remoto na alfabetização: o uso das tecnologias digitais em uma escola pública de Uiraúna-PB. 2022. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: A utilização das Tecnologias Digitais é cada vez mais essencial para o nosso dia a dia, como também para o ambiente escolar, através das diversas oportunidades que as Tecnologias Digitais nos trazem para desenvolver um melhor desempenho de ensino e aprendizagem na sala de aula. Pensando nessa perspectiva na importância do uso das Tecnologia Digitais na escola, este trabalho tem como problema de pesquisa: Analisar as dificuldades apontadas pelos professores em se adaptar ao uso das Tecnologias Digitais no processo de alfabetização em meio à nova realidade das escolas com a pandemia da Covid19. O objetivo geral desta pesquisa foi de: identificar quais as dificuldades encontradas na utilização das Tecnologias Digitais nas práticas pedagógicas dos anos iniciais, durante a pandemia de Covid19. E os objetivos específicos foram: Analisar quais os impactos na educação com a mudança do ensino presencial para o ensino remoto emergencial; Investigar como os professores organizam/planejam práticas pedagógicas com o uso das Tecnologias Digitais diante o impacto da mudança do ensino presencial para o ensino remoto emergencial; Discutir a relação dos professores com o uso das Tecnologias Digitais no processo de alfabetização. Os principais autores lidos para a produção da fundamentação teórica foram: Kenski (2007), Palfrey e Urs (2011), Arruda (2020), Goméz (2015), Almeida (2000). A presente pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de natureza básica Appolinário (2011), de abordagem qualitativa Gatti; André, (2011), como instrumento de coletada de dados, foi feita uma entrevista, com três professoras da rede municipal de ensino da cidade de Uiraúna-PB. Diante disso, a partir da análise de dados é notório o quanto as Tecnologias Digitais foram importantes nesse processo de alfabetização, de que os professores que souberam fazer bom uso delas e trazer inovações para seus alunos obtiveram bons resultados, os alunos também que puderam fazer bom uso dessas tecnologias compreenderam as diversas formas que elas podem facilitar a aprendizagem, desde que haja uma responsabilidade, rotina e pesquisa para utilizar da melhor forma possível.
Abstract: The use of Digital Technologies is increasingly essential for our daily lives, as well as for the school environment, through the various opportunities that Digital Technologies bring us to develop better teaching and learning performance in the classroom. Thinking from this perspective on the importance of using Digital Technologies at school, this work has the following research problem: To analyze the difficulties pointed out by teachers in adapting to the use of Digital Technologies in the literacy process amid the new reality of schools with the Covid19 pandemic. The general objective of this research was: to identify the difficulties encountered in the use of Digital Technologies in the pedagogical practices of the early years, during the Covid19 pandemic. And the specific objectives were: Analyze the impacts on education with the change from facetoface teaching to emergency remote teaching; Investigate how teachers organize/plan pedagogical practices with the use of Digital Technologies in view of the impact of the change from facetoface teaching to emergency remote teaching; Discuss the relationship of teachers with the use of Digital Technologies in the literacy process. The main authors read for the production of the theoretical foundation were: Kenski (2007), Palfrey and Urs (2011), Arruda (2020), Goméz (2015), Almeida (2000). This research is characterized as a basic research Appolinário (2011), with a qualitative approach Gatti; André, (2011), as an instrument for data collection, an interview was carried out with three teachers from the municipal school system in the city of UiraúnaPB. In view of this, from the data analysis it is clear how important Digital Technologies were in this literacy process, that teachers who knew how to make good use of them and bring innovations to their students obtained good results, students also who were able to do well use of these technologies understood the different ways they can facilitate learning, as long as there is a responsibility, routine and research to use it in the best possible way.
Keywords: Tecnologias digitais
Ensino
Processo de alfabetização
Ensino remoto
Sala de aula
Digital technologies
Teaching
Literacy process
Remote teaching
Classroom
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27367
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA APARECIDA ALVES DE ALMEIDA. MOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfMaria Aparecida Alves de Almeida. Monografia Pedagogia. CFP 2022.376.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.