Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27368
Title: Educação matemática: a relação professor(a)Aluno( a) e saber a partir do contrato didático nos anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Mathematics education: the teacher(a)student( a) and know from of the didactic contract in the initial years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Juciana da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BORBA, Valéria Maria de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
Keywords: Matemática ensino;Relação professo-raluno;Sala de aula;Anos iniciais;Teaching mathematics;Teacher-student ratio;Classroom;Early years
Issue Date: 24-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Juciana da. Educação matemática: a relação professor(a)Aluno( a) e saber a partir do contrato didático nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objeto de estudo a Educação Matemática e as relações que envolvem professor/a, alunos e saber no espaço da sala de aula por meio do contrato didático. Para a realização do mesmo tivemos como objetivo geral analisar as relações didáticas com o saber que o professor de matemática dos anos iniciais estabelece ao ensinar o conteúdo das quatro operações fundamentais. E como objetivos específicos identificar como o professor que ensina matemática nos anos iniciais se relaciona com o conteúdo das quatro operações fundamentais e compreender como o professor se relaciona com o conteúdo foco desse estudo. A questão norteadora dessa pesquisa foi como os professores/as ensinam a disciplina de matemática, para construir conhecimentos nesta área de estudo, a partir das interações entre professor/a, aluno e saber. O estudo se embasou em autores como: Brousseau (1984, 1986, 1996, 2008), Cavalcanti (2015), Menezes (2006) e Charlot (2009) Maccarini (2010), alguns documentos como BRASIL (2009) e BRASIL (2010). Desse modo, a análise dos dados apresentados nesse trabalho de conclusão de curso por meio da pesquisa básica qualitativa, em que envolveu uma docente na sua prática em sala de aula, mostrou que o fenômeno ‘Contrato Didático’ estudado desde a década de 70 do século passado é percebido até os dias de hoje no meio escolar. E que o mesmo se desenvolve em sala de aula e apresenta o modo com o qual o professor/a e aluno se relacionam com o saber, que no nosso caso, está relacionado com o saber matemático.
Abstract: The present work has as its object of study Mathematics Education and the relationships that involve teacher, students and knowledge in the classroom space through the didactic contract. For the accomplishment of the same, we had as general objective to analyze the didactic relations with the knowledge that the mathematics teacher of the initial years establishes when teaching the content of the four fundamental operations. And as specific objectives to identify how the teacher who teaches mathematics in the early years relates to the content of the four fundamental operations and to understand how the teacher relates to the focus content of this study. The guiding question of this research was how teachers teach the discipline of mathematics, to build knowledge in this area of study, from the interactions between teacher, student and knowledge. The study was based on authors such as: Brousseau (1984, 1986, 1996, 2008), Cavalcanti (2015), Menezes (2006) and Charlot (2009) Maccarini (2010), some documents such as BRASIL (2009) and BRASIL (2010) . Thus, the analysis of the data presented in this course conclusion work through qualitative basic research, in which a teacher was involved in her classroom practice, showed that the 'Didactic Contract' phenomenon studied since the 70's of the 20th century past is perceived until the present day in the school environment. And that it develops in the classroom and presents the way in which the teacher and student relate to knowledge, which in our case is related to mathematical knowledge.
Keywords: Matemática ensino
Relação professo-raluno
Sala de aula
Anos iniciais
Teaching mathematics
Teacher-student ratio
Classroom
Early years
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27368
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JUCIANA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfMaria Juciana da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2022.370.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.