Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27375
Title: Uma análise do trabalho infantil entre crianças de 05 a 10 anos na cidade de Cajazeiras-PB e as consequências no processo de ensino aprendizagem.
Other Titles: An analysis of child labor among children aged 05 to 10 years in the city ​​of Cajazeiras-PB and the consequences in the teaching-learning process.
???metadata.dc.creator???: VIEIRA, Anne Caroliny Rufino Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
Keywords: Trabalho infantil Cajazeiras-Paraíba;Educação infantil;Direito das crianças;Aprendizagem infantil;Crianças ensino-aprendizagem;Child labor Cajazeiras-Paraíba;Child education;Children's rights;Children's learning;Children teaching-learning
Issue Date: 23-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VIEIRA, Anne Caroliny Rufino Soares. Uma análise do trabalho infantil entre crianças de 05 a 10 anos na cidade de Cajazeiras -PB e as consequências no processo de ensino- aprendizagem. 2022. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo geral: investigar a existência ou não de trabalho infantil em Cajazeiras -PB e se este traz impactos no processo de ensino-aprendizagem de crianças de 5 a 10 anos, levando em consideração às vivências e dificuldades enfrentadas pelas crianças que são vítimas do trabalho infantil, seus familiares, educadores e a sociedade. Para sustentação do estudo em questão, tivemos como base autores e teóricos como: Dewey (1970, 1979), Freire (1996), Bourdieu (1998), Pistrak (2011), Arce (2002), entre outros/as. Também tivemos suporte documental que buscam garantir os direitos das crianças em relação a questões de trabalho e, principalmente, ao direito à educação de qualidade, como: ECA (1990), CF (1998), LDB (1996), RCNEIs (1998), OIT (1919, 1999), BNCC (2018), entre outros. A pesquisa teve abordagem de caráter qualitativa, fundamentada de forma bibliográfica e pesquisa de campo. Foi utilizado questionário para a coleta dos dados, aplicado a duas professoras e um conselheiro tutelar, ambos da cidade de Cajazeiras -PB, os quais colaboraram com suas perspectivas sobre a temática. Para análise dos resultados obtidos, nos pautamos na Análise de Conteúdo (AC), desenvolvido por Bardin (2016), assim como nos/as autores para a fundamentação dos capítulos teóricos. Como resultados dos questionários enviado às professoras, podemos destacar suas considerações de acordo com a realidade em sala de aula, enfatizando a importância da educação para o processo educativo das crianças e apontando os impasses que o trabalho infantil pode causar no desenvolvimento infantil. Já o Conselheiro Tutelar relatou seus conhecimentos relacionados a legislações e regulamentos que ajudam ao combate e intervenções da prática do trabalho infantil na cidade de Cajazeiras- PB, tendo como suporte o seu âmbito de trabalho e os documentos necessários para concretização dos direitos assegurados às crianças.
Abstract: The present research aims to: investigate the existence or not of child labor in Cajazeiras-PB and if it has na impact on the teaching-learning process of children from 5 to 10 yearsold, taking into account the experiences and difficulties faced by children who are victims of child labor, their relatives, educators and society. To support the study in question, we were based on authors and theorists such as: Dewey (1970, 1979), Freire (1996), Bourdieu (1998), Pistrak (2011), Arce (2002), among others. We also had documentary support that seek to guarantee the rights of children in relation to labor issues and, mainly, the right to a quality education, as: ECA (1990), CF (1998), LDB (1996), RCNEIs (1998), OIT (1919, 1999), BNCC (2018), among others. The research had a qualitative aproach, based on bibliography and field research. A Questionnaire was used for data collection, applied to two teachers and a tutor counselor, both from the city of Cajazeiras -PB, which collaborated with their perspectives on the topic. To analyze the results obtained, we were based on the Content Analysis (CA) developed by Bardin (2016), as well as the authors for the substantiation of the theoretical chapters. As a result of the questionnaires sent to the teachers, we can highlight their considerations according to the reality in the classroom, emphasizing the importance of education for the children’s educational process and pointing out the impasses that child labor can cause in child development. The tutor counselor, on the other hand, reported his knowledge related to the legislation and regulations that help to combat and intervene in the practice of child labor in the city of Cajazeiras-PB, supported by his work environment and the documents necessary for the implementation of the rights guaranteed to children.
Keywords: Trabalho infantil Cajazeiras-Paraíba
Educação infantil
Direito das crianças
Aprendizagem infantil
Crianças ensino-aprendizagem
Child labor Cajazeiras-Paraíba
Child education
Children's rights
Children's learning
Children teaching-learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27375
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNE CAROLINY RUFINO SOARES VIEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfAnne Caroliny Rufino Soares Vieira. Monografia Pedagogia. CFP 2022.469.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.