Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, G. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0983540981022997pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J. C. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.contributor.referee1BARROS, Joana Maria de Farias.-
dc.contributor.referee1IDBARROS, J. M. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1016070459137884pt_BR
dc.contributor.referee2LUCENA NETO, Marciano Henrique de.-
dc.contributor.referee2IDLUCENA NETO, M. H.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4809804711785369pt_BR
dc.description.resumoPara um futuro professor, a prática docente é o momento mais significativo para complementar sua construção acadêmica como profissional. A residência pedagógica tem um importante papel na vida do aluno de graduação, pois, novas ideias são geradas para inovar no ensino e aprendizagem, mostrando que é possível realizar teoria e prática. Independentemente da situação, o programa Residência Pedagógica mostrou-se relevante no processo de formação de professores, essa afirmação pode ser comprovada com a importância das atividades desenvolvidas no referido programa no difícil período imposto pela pandemia da COVID-19, onde as atividades escolares foram desenvolvidas remotamente. Portanto, o presente trabalho visa compreender a importância do programa Residência Pedagógica e sua contribuição juntamente com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC ́s) para o desenvolvimento de metodologias no ensino remoto de Química durante o período de pandemia. Os dados da presente pesquisa foram coletados remotamente através do Google Formas destinado a todos os residentes no ensino de química que participaram da Residência Pedagógica no referido período. O uso das TIC ́s durante a pandemia foi indispensável para professores, alunos e residentes, pois, abriu novas possibilidades de ensino e desafios a serem enfrentados, contribuindo ainda mais para formação docente dos residentes, trazendo novas experiências para pôr em prática no exercício da profissão em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA importância das tecnologias de informação e comunicação no programa residência pedagógica em Química em tempos de pandemia.pt_BR
dc.date.issued2022-08-22-
dc.description.abstractFor a future teacher, teaching practice is the most significant moment to complement their academic construction as a professional. The pedagogical residency plays an important role in the life of the undergraduate student, as new ideas are generated to innovate in teaching and learning, showing that it is possible to carry out theory and practice. Regardless of the situation, the Pedagogical Residence program proved to be relevant in the process of teacher training, this statement can be proven with the importance of the activities developed in that program in the difficult period imposed by the COVID-19 pandemic, where school activities were carried out remotely. Therefore, the present work aims to understand the importance of the Pedagogical Residency Program and its contribution together with Information and Communication Technologies (ICT's) for the development of methodologies in remote teaching of Chemistry during the pandemic period. The data of the present research were collected remotely through Google Forms for all residents in the teaching of chemistry who participated in the Pedagogical Residency in that period. The use of ICT's during the pandemic was indispensable for teachers, students and residents, as it opened up new teaching possibilities and challenges to be faced, contributing even more to the teaching training of residents, bringing new experiences to put into practice in the exercise of teaching profession in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27377-
dc.date.accessioned2022-09-22T12:16:17Z-
dc.date.available2022-09-22-
dc.date.available2022-09-22T12:16:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectTIC’Spt_BR
dc.subjectPandemia - ensino remotopt_BR
dc.subjectEducação à distância - Covid- 19pt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectInformation and communication technologypt_BR
dc.subjectPandemic - remote teachingpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectPedagogical residencypt_BR
dc.subjectDistance education - Covid-19pt_BR
dc.subjectEducación a distanciapt_BR
dc.subjectTecnología de la información y la comunicaciónpt_BR
dc.subjectPandemia - enseñanza remotapt_BR
dc.subjectEnseñanza remotapt_BR
dc.subjectEducación a distancia - Covid-19pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Gideão Antonio da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of information and communication technologies in pedagogical residency program in chemistry in times of a pandemic.pt_BR
dc.title.alternativeLa importancia de las tecnologías de la información y la comunicación en Programa de residencia pedagógica en química en tiempos de pandemia.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Gideão Antonio da. A importância das tecnologias de informação e comunicação no programa residência pedagógica em Química em tempos de pandemia. 2022. 33 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.pt_BR
dc.description.resumenPara un futuro docente, la práctica docente es el momento más significativo para complementar tu construcción académica como profesional. La residencia pedagógica tiene un papel importante en la vida del estudiante de pregrado, porque se generan nuevas ideas para innovar en el enseñar y aprender, demostrando que es posible llevar a cabo la teoría y la práctica. Sin importar situación, el programa de Residencia Pedagógica demostró ser relevante en el proceso de formación docente, esta afirmación se puede comprobar con la importancia de actividades desarrolladas en el referido programa en el difícil período impuesto por la pandemia de COVID-19, donde las actividades escolares se realizaron de forma remota. Por lo tanto, los El presente trabajo tiene como objetivo comprender la importancia del programa de Residencia Pedagógica y su contribución junto con las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) para la desarrollo de metodologías en la enseñanza a distancia de la Química durante el periodo de pandemia. Los datos de esta investigación fueron recopilados de forma remota a través de Google Formularios destinados a todos los residentes de enseñanza de química que participaron en la Residencia Pedagógico en ese período. El uso de las TIC durante la pandemia fue indispensable para docentes, estudiantes y residentes, ya que abrió nuevas posibilidades de enseñanza y desafíos a ser enfrentados, contribuyendo aún más a la formación docente de los residentes, aportando nuevos experiencias para poner en práctica en el ejercicio de la profesión en el aula.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GIDEÃO ANTONIO DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2022.pdfGideão Antonio da Silva - TCC Licenciatura em Química CES 20222.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.