Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27380
Title: Educação inclusiva e o uso das tecnologias digitais: no curso de pedagogia.
Other Titles: Inclusive education and the use of digital technologies: in the course of pedagogy.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Marquiciene Gomes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUIDOTTI, Viviane.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
Keywords: Educação inclusiva;Tecnologias digitais;Ensino remoto;Desenvolvimento educacional;Escola Superior;Prática Pedagógica Inclusiva;Pessoa com deficiência;Inclusive education;Digital technologies;Remote teaching;Educational development;College;Inclusive Pedagogical Practice;Disabled person
Issue Date: 30-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Marquiciene Gomes de. Educação inclusiva e o uso das tecnologias digitais: no curso de pedagogia. 2022. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Vivemos numa sociedade que no percorrer de sua história vem passando por imensas mudanças e as Tecnologias demostram-se como uma grande aliada no desenvolvimento do ensino e aprendizagem e sustentação para pesquisa no campo da Educação Inclusiva. Como as tecnologias digitais podem ajudar no desenvolvimento educacional a pessoa com deficiência intelectual no ensino superior do ensino remoto? Este estudo tem como objetivo geral: Compreender a utilização das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas inclusivas com um aluno com deficiência intelectual no Curso de Pedagogia. Já os objetivos específicos foram: Discutir os benefícios das tecnologias digitais na educação inclusiva no ensino superior; Analisar a importância da educação inclusiva no ensino superior; Refletir sobre as práticas inclusivas no ensino superior. A metodologia foi de abordagem qualitativa, destacando que este estudo foi de cunho explicativo e descritivo, e seu tipo foi um estudo de caso. Como resultado das análises, conclui-se que a Universidade precisa superar os desafios para tornar-se inclusiva, dominar, e promover a inclusão em seu ambiente, e fornecer formação as práticas pedagógicas inclusivas. Diante disso, constata-se a importância desse estudo para novas perspectivas das tecnologias digitais para educação inclusão no ensino superior para as pessoas deficiência.
Abstract: We live in a society that in the course of its history has been going through immense changes and Technologies are shown to be a great ally in the development of teaching and learning and support for research in the field of Inclusive Education. How can digital technologies help in the educational development of people with intellectual disabilities in higher education in remote teaching? This study has the general objective: To understand the use of digital technologies in inclusive pedagogical practices with a student with intellectual disabilities in the Pedagogy Course. The specific objectives were: Discuss the benefits of digital technologies in inclusive education in higher education; Analyze the importance of inclusive education in higher education; Reflect on inclusive practices in higher education. A metodologia foi de abordagem qualitativa, destacando que este estudo foi de cunho explicativo e descritivo, e seu tipo foi um estudo de caso. As a result of the analyses, it is concluded that the University needs to overcome the challenges to become inclusive, dominate, and promote inclusion in its environment, and provide training in inclusive pedagogical practices. Therefore, the importance of this study for new perspectives of digital technologies for education and inclusion in higher education for people with disabilities is verified.
Keywords: Educação inclusiva
Tecnologias digitais
Ensino remoto
Desenvolvimento educacional
Escola Superior
Prática Pedagógica Inclusiva
Pessoa com deficiência
Inclusive education
Digital technologies
Remote teaching
Educational development
College
Inclusive Pedagogical Practice
Disabled person
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27380
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARQUICIENE GOMES DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfMarquiciene Gomes de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2022.459.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.