Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27380
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/1048230955363746pt_BR
dc.creator.LattesOLIVEIRA, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1GUIDOTTI, Viviane.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2045-1207pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesGUIDOTTI, Viviane;pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.description.resumoVivemos numa sociedade que no percorrer de sua história vem passando por imensas mudanças e as Tecnologias demostram-se como uma grande aliada no desenvolvimento do ensino e aprendizagem e sustentação para pesquisa no campo da Educação Inclusiva. Como as tecnologias digitais podem ajudar no desenvolvimento educacional a pessoa com deficiência intelectual no ensino superior do ensino remoto? Este estudo tem como objetivo geral: Compreender a utilização das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas inclusivas com um aluno com deficiência intelectual no Curso de Pedagogia. Já os objetivos específicos foram: Discutir os benefícios das tecnologias digitais na educação inclusiva no ensino superior; Analisar a importância da educação inclusiva no ensino superior; Refletir sobre as práticas inclusivas no ensino superior. A metodologia foi de abordagem qualitativa, destacando que este estudo foi de cunho explicativo e descritivo, e seu tipo foi um estudo de caso. Como resultado das análises, conclui-se que a Universidade precisa superar os desafios para tornar-se inclusiva, dominar, e promover a inclusão em seu ambiente, e fornecer formação as práticas pedagógicas inclusivas. Diante disso, constata-se a importância desse estudo para novas perspectivas das tecnologias digitais para educação inclusão no ensino superior para as pessoas deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação inclusiva e o uso das tecnologias digitais: no curso de pedagogia.pt_BR
dc.date.issued2022-08-30-
dc.description.abstractWe live in a society that in the course of its history has been going through immense changes and Technologies are shown to be a great ally in the development of teaching and learning and support for research in the field of Inclusive Education. How can digital technologies help in the educational development of people with intellectual disabilities in higher education in remote teaching? This study has the general objective: To understand the use of digital technologies in inclusive pedagogical practices with a student with intellectual disabilities in the Pedagogy Course. The specific objectives were: Discuss the benefits of digital technologies in inclusive education in higher education; Analyze the importance of inclusive education in higher education; Reflect on inclusive practices in higher education. A metodologia foi de abordagem qualitativa, destacando que este estudo foi de cunho explicativo e descritivo, e seu tipo foi um estudo de caso. As a result of the analyses, it is concluded that the University needs to overcome the challenges to become inclusive, dominate, and promote inclusion in its environment, and provide training in inclusive pedagogical practices. Therefore, the importance of this study for new perspectives of digital technologies for education and inclusion in higher education for people with disabilities is verified.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27380-
dc.date.accessioned2022-09-22T12:35:03Z-
dc.date.available2022-09-22-
dc.date.available2022-09-22T12:35:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento educacionalpt_BR
dc.subjectEscola Superiorpt_BR
dc.subjectPrática Pedagógica Inclusivapt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectEducational developmentpt_BR
dc.subjectCollegept_BR
dc.subjectInclusive Pedagogical Practicept_BR
dc.subjectDisabled personpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Marquiciene Gomes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInclusive education and the use of digital technologies: in the course of pedagogy.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marquiciene Gomes de. Educação inclusiva e o uso das tecnologias digitais: no curso de pedagogia. 2022. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARQUICIENE GOMES DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfMarquiciene Gomes de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2022.459.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.