Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27387
Title: As contribuições da música para a formação do sujeito na educação infantil.
Other Titles: The contributions of music to the formation of the subject in early childhood education.
???metadata.dc.creator???: CALISTO, Maria Aparecida Lins.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Kássia Mota de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PIRES, Aparecida Carneiro.
Keywords: Educação infantil;Música;Docência;Desenvolvimento da criança;Ensino;Desenvolvimento infantil;Child education;Song;Teaching;Child development;Teaching
Issue Date: 19-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CALISTO, Maria Aparecida Lins. As contribuições da música para a formação do sujeito na educação infantil. 2022. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como tema de estudo as contribuições da música para a formação integral da criança na educação infantil. Seu objetivo geral é analisar como a música pode contribuir para o processo de formação da criança na educação infantil; os objetivos específicos são: identificar os modos como a música se constitui em componente colaborativo no desenvolvimento infantil; descrever as maneiras como a música é colocada como instrumento educativo no processo de ensino e aprendizagem da criança; apontar os benefícios favorecidos pela música durante a educação infantil. O referencial teórico é organizado a partir de autores que debatem o tema pesquisado, tais como: Brito (2003), Wolf (2019), Piovesan (2014), Tag (2015), Lima (2013), Carneiro (2019). Na metodologia empregasse a pesquisa de campo de cunho qualitativa, na qual adotase o questionário como instrumento de coleta de dados, com questões abertas, aplicado a quatro professoras que atuam na educação infantil, sendo duas da cidade de Cachoeira dos índios-PB, uma de São José de Piranhas-PB e uma de Cajazeiras-PB. O questionário foi estruturado contendo cinco perguntas sobre a utilização da música com recurso de ensino e aprendizagem, refletindo acerca das contribuições da música para o desenvolvimento integral infantil. A análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo referente às respostas das docentes pesquisadas conforme Bardin (2011). A pesquisa mostra que a música é um recurso essencial para o trabalho docente e um elemento facilitador para a aprendizagem dos educandos, além de ajudar no desenvolvimento e formação da criança de forma integral, contribuindo nas áreas cognitiva, psicossocial, motor e afetiva das crianças. As educadoras pesquisadas consideram a música como um instrumento que auxilia na prática docente, além de ser um recurso cativante e primordial no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.
Abstract: The present work has as its subject of study the contributions of music to the formation of children in early childhood education. Its general objective is to analyze how music can contribute to the child's formation process in early childhood education; the specific objectives are: to identify the ways in which music constitutes a collaborative component in child development; describe the ways in which music is used as an educational tool in the child's teaching and learning process; point out the benefits favored by music during early childhood education. The theoretical framework is organized from authors who debate the researched topic, such as: Brito (2003), Wolf (2019), Piovesan (2014), Tag (2015), Lima (2013), Carneiro (2019). The methodology is characterized as a qualitative field research, in which the questionnaire is adopted as a data collection instrument, with open questions applied to four teachers who work in early childhood education, two from the city of Cachoeira dos IndiosPB, one from São José de PiranhasPB and one from CajazeirasPB. The questionnaire was structured containing five questions about the use of music as a teaching and learning resource, reflecting on the contributions of music to child development. Data analysis took place through content analysis referring to the responses of the researched teachers according to Bardin (2011). The research showed that music is an essential resource for teaching work and a facilitating element for the learning of students, in addition to helping in the development and formation of the child in an integral way, with contributions in the cognitive, psychosocial, motor and affective areas of the children. children. The surveyed educators consider music as an instrument that helps in teaching practice, in addition to being a captivating and essential resource in the teaching and learning process in early childhood education.
Keywords: Educação infantil
Música
Docência
Desenvolvimento da criança
Ensino
Desenvolvimento infantil
Child education
Song
Teaching
Child development
Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27387
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA APARECIDA LINS CALISTO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfMaria Aparecida Lins Calisto. Monografia Pedagogia. CFP 2022.378.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.