Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27388
Title: A capoeira gospel em João Pessoa (PB): entre discursos e performances.
Other Titles: Capoeira Gospel in João Pessoa (PB): between discourses and performances.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA NETO, Gilvan Veiga.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GRUNEWALD, Rodrigo de Azeredo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PALITOT, Estêvão Martins.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GUERRA, Lemuel Dourado.
Keywords: Capoeira;Capoeira Gospel;Representações;Performances;Evangelização;Representations;Evangelization;Antropologia interpretativa;Antropologia da performance;Roda de capoeira;Anthropology of performance;Interpretive anthropology
Issue Date: 18-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA NETO, Gilvan Veiga. A capoeira gospel em João Pessoa (PB): entre discursos e performances. 2022. 107f. Dissertação (Mestrado Ciências Sociais), Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27388
???metadata.dc.description.resumo???: A roda de capoeira foi tombada pela Unesco, em 2014, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, tendo já sido inclusive inventariada e salvaguardado o ofício de mestre. Há três estilos consagrados de capoeira: a capoeira angola, a capoeira regional e a capoeira contemporânea. No entanto, a partir dos anos 2000, entra em evidência na capoeira uma nova denominação, que não se trata de um estilo novo de capoeira ou de uma forma nova de se jogar o jogo propriamente dito. Trata-se do surgimento do que ficou conhecido como capoeira gospel, ou seja, trabalhos de capoeira (grupos e associações) autodenominados cristãos que surgiram de maneira espontânea em várias partes do Brasil e que se utilizam da capoeira como forma de evangelização. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a capoeira gospel na cidade de João Pessoa sob o prisma teórico-metodológico da antropologia interpretativa e da antropologia da performance, em consonância com o contexto histórico local e o das representações coletivas. Para tanto, através do registro etnográfico realizado junto a um grupo de capoeiristas evangélicos da referida cidade, procurou-se: compreender, a partir da análise dos seus modos de expressão e formas simbólicas, quais são os significados inscritos nesta prática; apresentar o contexto de seu surgimento, seu percurso histórico e seus principais mestres; investigar se elementos fundamentais inerentes à capoeira secular estariam sendo suprimidos ou recontextualizados no caso estudado; descrever e analisar as formas performáticas, performativas e de performatividade presentes na capoeira gospel, atentando ainda para os seus aspectos multivocais e multissensoriais, destacando significados emergentes durante a performance.
Abstract: The roda de capoeira was listed by Unesco, in 2014, as Intangible Cultural Heritage of Humanity, having already been inventoried and safeguarded as a master craft. There are three established styles of capoeira: capoeira angola, capoeira regional and capoeira contemporary. However, from the 2000s onwards, a new denomination comes to the fore in capoeira, which is not a new style of capoeira or a new way of playing the game itself. It is the emergence of what became known as capoeira gospel, that is, capoeira works (groups and associations) self-styled Christians that emerged spontaneously in various parts of Brazil and that use capoeira as a form of evangelization. The main objective of this work is to analyze gospel capoeira in the city of João Pessoa under the theoretical- methodological prism of interpretive anthropology and performance anthropology, in line with the local historical context and that of collective representations. Therefore, through the ethnographic record carried out with a group of evangelical capoeiristas from that city, we sought to: understand, from the analysis of their modes of expression and symbolic forms, what are the meanings inscribed in this practice; present the context of its emergence, its historical path and its main masters; to investigate whether fundamental elements inherent to secular capoeira were being suppressed or recontextualized in the case studied; to describe and analyze the performative, performative and performativity forms present in gospel capoeira, paying attention to its multivocal and multisensory aspects, highlighting emerging meanings during the performance.
Keywords: Capoeira
Capoeira Gospel
Representações
Performances
Evangelização
Representations
Evangelization
Antropologia interpretativa
Antropologia da performance
Roda de capoeira
Anthropology of performance
Interpretive anthropology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27388
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILVAN VEIGA BARBOSA NETO – DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2022.pdfGilvan Veiga Barbosa Neto - Dissertação PPGCS CH 2022625.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.