Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27388
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARBOSA NETO, G. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9935495497197607pt_BR
dc.contributor.advisor1GRUNEWALD, Rodrigo de Azeredo.-
dc.contributor.advisor1IDGRÜNEWALD, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDGRÜNEWALD, RODRIGO DE AZEREDO.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDGRÜNEWALD, RODRIGO DE A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6450189155973100pt_BR
dc.contributor.referee1PALITOT, Estêvão Martins.-
dc.contributor.referee1IDPALITOT, E. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0685601093837952pt_BR
dc.contributor.referee2GUERRA, Lemuel Dourado.-
dc.contributor.referee2IDGUERRA, L. D.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9512363834033518pt_BR
dc.description.resumoA roda de capoeira foi tombada pela Unesco, em 2014, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, tendo já sido inclusive inventariada e salvaguardado o ofício de mestre. Há três estilos consagrados de capoeira: a capoeira angola, a capoeira regional e a capoeira contemporânea. No entanto, a partir dos anos 2000, entra em evidência na capoeira uma nova denominação, que não se trata de um estilo novo de capoeira ou de uma forma nova de se jogar o jogo propriamente dito. Trata-se do surgimento do que ficou conhecido como capoeira gospel, ou seja, trabalhos de capoeira (grupos e associações) autodenominados cristãos que surgiram de maneira espontânea em várias partes do Brasil e que se utilizam da capoeira como forma de evangelização. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a capoeira gospel na cidade de João Pessoa sob o prisma teórico-metodológico da antropologia interpretativa e da antropologia da performance, em consonância com o contexto histórico local e o das representações coletivas. Para tanto, através do registro etnográfico realizado junto a um grupo de capoeiristas evangélicos da referida cidade, procurou-se: compreender, a partir da análise dos seus modos de expressão e formas simbólicas, quais são os significados inscritos nesta prática; apresentar o contexto de seu surgimento, seu percurso histórico e seus principais mestres; investigar se elementos fundamentais inerentes à capoeira secular estariam sendo suprimidos ou recontextualizados no caso estudado; descrever e analisar as formas performáticas, performativas e de performatividade presentes na capoeira gospel, atentando ainda para os seus aspectos multivocais e multissensoriais, destacando significados emergentes durante a performance.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.titleA capoeira gospel em João Pessoa (PB): entre discursos e performances.pt_BR
dc.date.issued2022-03-18-
dc.description.abstractThe roda de capoeira was listed by Unesco, in 2014, as Intangible Cultural Heritage of Humanity, having already been inventoried and safeguarded as a master craft. There are three established styles of capoeira: capoeira angola, capoeira regional and capoeira contemporary. However, from the 2000s onwards, a new denomination comes to the fore in capoeira, which is not a new style of capoeira or a new way of playing the game itself. It is the emergence of what became known as capoeira gospel, that is, capoeira works (groups and associations) self-styled Christians that emerged spontaneously in various parts of Brazil and that use capoeira as a form of evangelization. The main objective of this work is to analyze gospel capoeira in the city of João Pessoa under the theoretical- methodological prism of interpretive anthropology and performance anthropology, in line with the local historical context and that of collective representations. Therefore, through the ethnographic record carried out with a group of evangelical capoeiristas from that city, we sought to: understand, from the analysis of their modes of expression and symbolic forms, what are the meanings inscribed in this practice; present the context of its emergence, its historical path and its main masters; to investigate whether fundamental elements inherent to secular capoeira were being suppressed or recontextualized in the case studied; to describe and analyze the performative, performative and performativity forms present in gospel capoeira, paying attention to its multivocal and multisensory aspects, highlighting emerging meanings during the performance.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27388-
dc.date.accessioned2022-09-22T13:34:43Z-
dc.date.available2022-09-22-
dc.date.available2022-09-22T13:34:43Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectCapoeira Gospelpt_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectPerformancespt_BR
dc.subjectEvangelizaçãopt_BR
dc.subjectRepresentationspt_BR
dc.subjectEvangelizationpt_BR
dc.subjectAntropologia interpretativapt_BR
dc.subjectAntropologia da performancept_BR
dc.subjectRoda de capoeirapt_BR
dc.subjectAnthropology of performancept_BR
dc.subjectInterpretive anthropologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA NETO, Gilvan Veiga.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCapoeira Gospel in João Pessoa (PB): between discourses and performances.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA NETO, Gilvan Veiga. A capoeira gospel em João Pessoa (PB): entre discursos e performances. 2022. 107f. Dissertação (Mestrado Ciências Sociais), Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27388pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILVAN VEIGA BARBOSA NETO – DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2022.pdfGilvan Veiga Barbosa Neto - Dissertação PPGCS CH 2022625.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.