Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27392
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9845050447080477pt_BR
dc.contributor.advisor1MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.-
dc.contributor.advisor1IDMOURA, Adriana Sidralle Rolim de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1626108523496818pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Hérica Paiva.-
dc.description.resumoEste trabalho propõe tratar do desenvolvimento da competência leitora nos anos iniciais do ensino fundamental, apresentando procedimentos metodológicos a serem utilizados pelos docentes para auxiliar nas dificuldades de leitura dos discentes. Ao considerar os dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) (2018), evidencia-se um alto índice de analfabetismo no Brasil, o que foi considerado com o intuito de buscar contribuir para amenizar esses números. Assim, a problemática da pesquisa é: como contribuir para a construção da competência leitora dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva dos letramentos? O objetivo geral do trabalho é: contribuir para o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva dos letramentos. A pesquisa é de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa. Autores como Kleiman (2005), Cagliari (1990), Martins (1997), Freitas (2012), Rolim-Moura (2020), Magalhães e Machado (2012) foram utilizados como embasamento para a construção do referencial teórico. Estima-se que esse estudo possa contribuir para a formação continuada dos docentes e, por meio dos procedimentos apresentados, auxiliar no processo de desenvolvimento da leitura dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleCompetência leitora nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva do letramentos.pt_BR
dc.date.issued2022-09-23-
dc.description.abstractThis work proposes deal with the development of reading competence in the early years, presenting methodological procedures to be used by teachers to help students with reading difficulties. When considering the data from the Functional Literacy Indicator-Inaf (2018), a high rate of illiteracy in Brazil is evident, which was considered in order to seek to contribute to mitigating these numbers. Thus, the research problem is: How to contribute to the construction of the reading competence of students of Elementary School I from the perspective of literacies? The general objective of the work is to investigate how to contribute to the development of reading competence of students of Elementary School I, from the perspective of literacies. The research is of a bibliographic nature, with a qualitative approach. Authors such as Kleiman (2005), Cagliari (1990), Martins (1997), Freitas (2012), Rolim-Moura (2020), Magalhães and Machado 2012) were used as a basis for the construction of the theoretical framework. It is estimated that this study can contribute to the continuing education of teachers and, through the methodologies presented, help in the process of developing students' reading.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27392-
dc.date.accessioned2022-09-22T17:08:10Z-
dc.date.available2022-09-22-
dc.date.available2022-09-22T17:08:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCompetência leitorapt_BR
dc.subjectProcedimentos didáticos-metodológicospt_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReading competencept_BR
dc.subjectDidactic-methodological procedurespt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Jocièlia Serafim da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading competence in the early years of elementary school from the perspective of literacies.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Jociélia Serafim da. Competência leitora nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva dos letramentos. 2022. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOCIÉLIA SERAFIM DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfJociélia Serafim da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2022.519.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.