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Title: Jogos pedagógicos digitais adaptados em Libras: a gamificação na educação de surdos em tempos de distanciamento social.
Other Titles: Digital pedagogical games adapted in Libras: gamification in the education of the deaf in times of social distancing.
???metadata.dc.creator???: MARINHO, Kívia Karla de Figueiredo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SAÚDE, Conceição de Maria Costa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BELO, José Tiago Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Andresa Costa.
Keywords: Jogos pedagógicos digitais - Libras;Libras;Gamificação;Educação de surdos;Distanciamento social e educação;Jogos em Libras;Pandemia - distanciamento social;Ensino de Libras - gamificação;História da educação de surdos;Libras como primeira língua;Surdos - bilinguismo;Bilinguismo - surdos;Ensino remoto e gamificação;Digital pedagogical games - Libras;Pounds;Gamification;Deaf education;Social distancing and education;Games in Pounds;Pandemic - social distancing;Teaching Libras - gamification;History of deaf education;Libras as a first language;Deaf - bilingualism;Bilingualism - deaf;Remote learning and gamification
Issue Date: 30-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARINHO, Kívia Karla de Figueiredo. Jogos pedagógicos digitais adaptados em Libras: a gamificação na educação de surdos em tempos de distanciamento social. 2022. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27394
???metadata.dc.description.resumo???: Diante do atual cenário mundial, estamos vivenciando um momento histórico devido à crise sanitária que se instaurou devido a pandemia causada pela Covid-19, afetando assim as várias esferas sociais. Destarte, as instituições educacionais precisaram se reinventar e consequentemente aderir ao ensino remoto emergencial. Nesse contexto, as discussões sobre a educação foram ampliadas, envolvendo também a educação de surdos aqui no Brasil. Nesta concepção, este trabalho tem como objetivo geral expor a eficácia na habilidade dos jogos pedagógicos digitais adaptados em Libras para a educação de surdos, através da gamificação, para o ensino de Libras como primeira língua (L1) para alunos surdos. Para esse fim, discutimos a importância da gamificação no ensino de Libras na educação de sujeitos surdos, em uma perspectiva bilíngue, além da importância, desempenho e contribuições que os jogos adaptados em Libras podem proporcionar. Teoricamente, esta pesquisa está baseada em Strobel (2009) acerca da história da educação de surdos, Neves e Quadros (2018) com suas reflexões sobre o contato com a primeira e segunda língua (L1 e L2), Coscarelli (2009) sobre era digital, Fadel (2014) onde aborda sobre gamificação, entre outros. Vale ressaltar que esta pesquisa aponta meios favoráveis aos professores, que serão os usuários, e aos interessados em conhecer como ocorreu o processo de planejamento, elaboração e execução do jogo digital aplicado na modalidade remota, destacando a percepção que obtivemos onde o ensino de Libras como primeira língua (L1), através da gamificação, apresenta significativas contribuições na educação de surdos, além de oferecer recursos para que os professores possam trabalhar em suas aulas de uma forma mais atrativa e dinâmica, com o objetivo de construir cidadãos críticos. Finalizando esta pesquisa, criamos um jogo adaptado em Libras com o auxílio da gamificação para evidenciar tal conceito.
Abstract: In the current global scenario, we are experiencing a historic moment due to the health crisis that arose due to the pandemic caused by Covid-19, thus affecting the various social spheres. Thus, educational institutions needed to reinvent themselves and consequently adhere to emergency remote education. In this context, discussions about education were expanded, also involving the education of the deaf here in Brazil. In this conception, this work has as a general objective to expose the effectiveness in the skill of digital pedagogical games adapted in Libras for deaf education, through gamification, for the teaching of Brazilian Sign Language as a first language (L1) for deaf students. To this end, we discuss the importance of gamification in teaching Brazilian Sign Language in the education of deaf subjects, in a bilingual perspective, in addition to the importance, performance and contributions that games adapted in Libras can provide. Theoretically, this research is based on Strobel (2009) about the history of deaf education, Neves and Quadros (2018) with their reflections on contact with the first and second language (L1 and L2), Coscarelli (2009) about the digital age, Fadel (2014) where he addresses gamification, among others. It is worth mentioning that this research points favorable means to teachers, who will be the users, and to those interested in knowing how the process of planning, development and implementation of the digital game applied in remote modality occurred, highlighting the perception that we obtained where the teaching of Brazilian Sign Language as a first language (L1), through gamification, presents significant contributions in deaf education, besides offering resources for teachers to work in their classes in a more attractive and dynamic way, aiming to build critical citizens. Finalizing this research, we created an adapted game in Libras with the help of gamification to highlight this concept.
Keywords: Jogos pedagógicos digitais - Libras
Libras
Gamificação
Educação de surdos
Distanciamento social e educação
Jogos em Libras
Pandemia - distanciamento social
Ensino de Libras - gamificação
História da educação de surdos
Libras como primeira língua
Surdos - bilinguismo
Bilinguismo - surdos
Ensino remoto e gamificação
Digital pedagogical games - Libras
Pounds
Gamification
Deaf education
Social distancing and education
Games in Pounds
Pandemic - social distancing
Teaching Libras - gamification
History of deaf education
Libras as a first language
Deaf - bilingualism
Bilingualism - deaf
Remote learning and gamification
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27394
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