Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27398
Title: Leitura nos anos iniciais: motivação dessa prática numa escola municipal da cidade de Joca Claudino.
Other Titles: Reading in the early years: motivation of this practice in a school municipality of the city of Joca Claudino.
???metadata.dc.creator???: MACIEL, Jordana Abrantes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MACHADO, Viviane Guidotti.
Keywords: Motivação em leitura;Hábito de leitura;Prática de Leitura;Leitura - séries iniciais;Reading motivation;Reading habit;Reading Practice;Reading - early grades
Issue Date: 23-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MACIEL, Jordana Abrantes. Leitura nos anos iniciais: motivação dessa prática numa escola municipal da cidade de Joca Claudino. 2022. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como objeto de investigação a motivação da leitura numa escola municipal da cidade de Joca Claudino-PB. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como as professoras dessa escola municipal motivam a prática da leitura no contexto escolar. Quanto ao percurso metodológico, a primeira parte da pesquisa foi o levantamento bibliográfico que buscou aporte teórico nos seguintes autores: Freire (1987), Rocco (1996), Maia (1998), Solé (1998), Martins (2004), Cagliari (2009), Kleiman (2013), entre outros. O estudo é caracterizado como sendo uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. Para coleta e análise de dados foi feita uma entrevista com quatro professoras da escola, que lecionam em turmas de 2°, 3° e 4° ano. Na análise de dados estão registradas as respostas das professoras acerca da temática investigada; as análises foram procedidas com fundamentação em autores, tais como: Lerner (2002), Zilberman (2005), Fonseca (2012) e Laguna (2012). Quanto aos resultados, a pesquisa permitiu concluir, que a leitura é motivada na escola, onde esta investigação foi realizada. As professoras têm conhecimento de como a leitura é importante para a vida dos educandos e, também, da importância de motivar o hábito de ler, pois todas relataram que motivam diariamente a leitura em sala de aula, utilizando diferentes metodologias como incentivo.
Abstract: The present work had as object of investigation the motivation of reading in the municipal school of Joca Claudino city, PB. The general objective of that research was to analyze how the teachers of the municipal school motivate the practice of reading in the school context. In terms of the methodological course, the first part of the research was the bibliographic survey that sought theoretical support from the following authors: Freire (1987), Rocco (1996), Maia (1998), Solé (1998), Martins (2004), Cagliari (2009), Kleiman (2013), among others. The study is characterized as a field research, with an exploratory character and a qualitative approach.For the data collection and analysis, was done an interview with four school teachers, who teach in 2nd, 3rd and 4th grade classes.In the data analysis, the teachers' answers about the investigated theme are recorded; the analyzes were carried out based on authors, such as: Lerner (2002), Zilberman (2005), Fonseca (2012) e Laguna (2012). As for the results, the research allowed us to conclude that reading is motivated at school where this investigation was accomplished.The teachers are aware of how important reading is for the lives of students, and also about the importance of create the habit of reading in the class, as all of them reported that they motivate reading daily in the classroom, using different methodologies as an incentive.
Keywords: Motivação em leitura
Hábito de leitura
Prática de Leitura
Leitura - séries iniciais
Reading motivation
Reading habit
Reading Practice
Reading - early grades
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27398
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JORDANA ABRANTES MACIEL. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfJordana Abrantes Abrantes. Monografia Pedagogia. CFP 2022.420.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.