Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.referee2MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objeto de investigação a motivação da leitura numa escola municipal da cidade de Joca Claudino-PB. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como as professoras dessa escola municipal motivam a prática da leitura no contexto escolar. Quanto ao percurso metodológico, a primeira parte da pesquisa foi o levantamento bibliográfico que buscou aporte teórico nos seguintes autores: Freire (1987), Rocco (1996), Maia (1998), Solé (1998), Martins (2004), Cagliari (2009), Kleiman (2013), entre outros. O estudo é caracterizado como sendo uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. Para coleta e análise de dados foi feita uma entrevista com quatro professoras da escola, que lecionam em turmas de 2°, 3° e 4° ano. Na análise de dados estão registradas as respostas das professoras acerca da temática investigada; as análises foram procedidas com fundamentação em autores, tais como: Lerner (2002), Zilberman (2005), Fonseca (2012) e Laguna (2012). Quanto aos resultados, a pesquisa permitiu concluir, que a leitura é motivada na escola, onde esta investigação foi realizada. As professoras têm conhecimento de como a leitura é importante para a vida dos educandos e, também, da importância de motivar o hábito de ler, pois todas relataram que motivam diariamente a leitura em sala de aula, utilizando diferentes metodologias como incentivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleLeitura nos anos iniciais: motivação dessa prática numa escola municipal da cidade de Joca Claudino.pt_BR
dc.date.issued2022-08-23-
dc.description.abstractThe present work had as object of investigation the motivation of reading in the municipal school of Joca Claudino city, PB. The general objective of that research was to analyze how the teachers of the municipal school motivate the practice of reading in the school context. In terms of the methodological course, the first part of the research was the bibliographic survey that sought theoretical support from the following authors: Freire (1987), Rocco (1996), Maia (1998), Solé (1998), Martins (2004), Cagliari (2009), Kleiman (2013), among others. The study is characterized as a field research, with an exploratory character and a qualitative approach.For the data collection and analysis, was done an interview with four school teachers, who teach in 2nd, 3rd and 4th grade classes.In the data analysis, the teachers' answers about the investigated theme are recorded; the analyzes were carried out based on authors, such as: Lerner (2002), Zilberman (2005), Fonseca (2012) e Laguna (2012). As for the results, the research allowed us to conclude that reading is motivated at school where this investigation was accomplished.The teachers are aware of how important reading is for the lives of students, and also about the importance of create the habit of reading in the class, as all of them reported that they motivate reading daily in the classroom, using different methodologies as an incentive.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27398-
dc.date.accessioned2022-09-22T18:34:58Z-
dc.date.available2022-09-22-
dc.date.available2022-09-22T18:34:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMotivação em leiturapt_BR
dc.subjectHábito de leiturapt_BR
dc.subjectPrática de Leiturapt_BR
dc.subjectLeitura - séries iniciaispt_BR
dc.subjectReading motivationpt_BR
dc.subjectReading habitpt_BR
dc.subjectReading Practicept_BR
dc.subjectReading - early gradespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACIEL, Jordana Abrantes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading in the early years: motivation of this practice in a school municipality of the city of Joca Claudino.pt_BR
dc.identifier.citationMACIEL, Jordana Abrantes. Leitura nos anos iniciais: motivação dessa prática numa escola municipal da cidade de Joca Claudino. 2022. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JORDANA ABRANTES MACIEL. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfJordana Abrantes Abrantes. Monografia Pedagogia. CFP 2022.420.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.