Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27401
Title: Relações de gênero na educação infantil a partir do brincar: percepções de professoras de uma pré-escola da zona rural de Baixio-CE
Other Titles: Gender relations in early childhood education through play: perceptions of preschool teachers from the rural area of ​​Baixio-CE.
???metadata.dc.creator???: GERMANO, José Ronaldo Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO , Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
Keywords: Educação infantil;Relações de gênero;Infância;Brincadeiras;Lúdico;Ensino;Aprendizagem;Child education;Gender relations;Childhood;Jokes;Ludic;Teaching;Learning
Issue Date: 25-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GERMANO, José Ronaldo Ribeiro. Relações de gênero na educação infantil a partir do brincar: percepções de professoras de uma pré-escola da zona rural de Baixio-CE. 2022. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo apresenta como tema as relações de gênero na educação infantil a partir das percepções docentes de professoras de uma pré-escola localizada na zona rural da cidade de Baixio- CE. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo central investigar as percepções de gênero presentes na fala de professoras de educação infantil, buscando a sua compreensão sobre a temática e apontando o brincar infantil como uma ferramenta lúdica que contribui para o processo de ensino e aprendizagem das crianças. Como aporte teórico para a realização deste estudo e para fundamentar os conceitos e pressupostos explicitados na pesquisa, nos pautamos nas teorias de Scott (1995), Louro (1997), Sayão (2002), Finco (2003, 2005, 2009), Bacelar (2009), Cardoso e Nascimento (2017), dentre outros/as. Como metodologia, adotamos uma pesquisa de natureza básica, seguida de uma abordagem qualitativa e ancorada nas pesquisas exploratória e explicativa, realizadas a partir de uma pesquisa de campo. Para a coleta de dados, optamos pela utilização da entrevista semiestruturada com 3 (três) professoras de educação infantil de uma pré-escola da zona rural de Baixio -CE. Para realizarmos a investigação dos dados, nos ancoramos no método da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados obtidos a partir da pesquisa mostraram que as professoras compreendem o brincar como aliado ao processo de ensino e aprendizagem das crianças e que este, por sua vez, deve incluir meninos e meninas, independentemente do gênero. Nos trouxe também uma reflexão sobre as experiências das professoras em sala de aula com crianças da educação infantil e as formas com as quais cada uma realiza o seu trabalho e constrói a sua prática docente, elucidando questões relevantes como o trabalho coletivo, a inclusão, a ludicidade, a importância da discussão de relações de gênero na educação infantil. As análises mostraram ainda uma lacuna no que diz respeito ao entendimento sobre gênero na formação inicial/continuada dessas professoras.
Abstract: The current study presents the theme of gender relations in early childhood education from the perceptions of teachers of a preschool located in the rural area of the city of Baixio-CE. In this perspective, the research has as main objective to investigate the perceptions of gender present in the speech of early childhood education teachers, seeking their understanding on the subject and pointing out children's play as a playful tool that contributes to the teaching and learning process of children. As a theoretical contribution to this study and to support the concepts and assumptions explained in the research, we are guided by the theories of Scott (1995), Louro (1997), Sayão (2002), Finco (2003, 2005, 2009), Bacelar ( 2009), Cardoso and Nascimento (2017), among others. As a methodology, we adopted a research of a basic nature, followed by a qualitative approach and anchored in exploratory and explanatory research, carried out from a field research. For data collection, we chose to use a semistructured interview with 3 (three) early childhood teachers from a preschool in the rural area of Baixio-CE. To carry out the investigation of the data, we anchored ourselves in the method of Content Analysis by Bardin (2016). The results obtained from the research showed that the teachers understand playing as an ally to the teaching and learning process of children and that this, in turn, should include boys and girls, regardless of gender. It also brought us a reflection on the experiences of teachers in the classroom with children from early childhood education and the ways in which each one carries out their work and builds their teaching practice, elucidating relevant issues such as collective work, inclusion, playfulness, the importance of discussing gender relations in early childhood education. In addition the analyzes also showed a gap with regard to the understanding of gender in the initial/continuing education of these teachers.
Keywords: Educação infantil
Relações de gênero
Infância
Brincadeiras
Lúdico
Ensino
Aprendizagem
Child education
Gender relations
Childhood
Jokes
Ludic
Teaching
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27401
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ RONALDO RIBEIRO GERMANO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfJosé Ronaldo Ribeiro Germano. Monografia Pedagogia. CFP 2022.447.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.