Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27402
Title: Contos de tradição rural: perspectiva sobre narrar histórias do lugar em uma das escolas de Ipaumirim-CE.
Other Titles: Tales of rural tradition: perspective on telling stories of the place in one of the schools in Ipaumirim-CE.
???metadata.dc.creator???: GONÇALVES, Josefa Moreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACHADO, Viviane Guidotti.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
Keywords: Anos iniciais;Tradição oral contos;Ensino fundamental;Contos populares;Escola Pública;Early years;Oral tradition tales;Elementary School;Folk tales;Public School
Issue Date: 1-Sep-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GONÇALVES, Josefa Moreira. Contos de tradição rural: perspectiva sobre narrar histórias do lugar em uma das escolas de Ipaumirim-CE. 2022. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O conto de tradição oral pode ser compreendido como um tipo de conto rico em cultura e possibilidades educativas. Percebe-se, no entanto, que ele ainda divide muitas opiniões, alguns acreditam na sua função educativa e na necessidade de ser trabalhado, enquanto outros não dão muito credito fazendo com que ele seja celebrado apenas em ocasiões especificas. Pensando nisso, este trabalho foi norteado pela seguinte questão de pesquisa: Qual a função educativa dos contos de tradição oral? Tomamos como objetivo geral: Compreender a função educativa de trabalhar os contos de tradição oral com turmas de Anos iniciais de uma das escolas de Ipaumirim/CE. Quanto aos objetivos específicos, temos: Investigar a presença ou ausência dos contos populares em turmas de anos iniciais do ensino fundamental; Investigar de que forma os contos populares podem contribuir no processo educativo escolar de turmas dos anos iniciais; Refletir sobre a finalidade educativa dos contos orais e maneiras de serem trabalhados pelos professores; Analisar a função educativa dos contos populares e seu impacto na formação de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Busatto (20122013), Benjamin (1987), Matos (2014), Sisto (2021), Tierno (2010) Velasco (2018) são alguns dos autores que embasam as ideias da fundamentação teórica. A pesquisa possui natureza básica, pautada em uma abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Para a sua coleta de dados foram elaborados roteiros de perguntas no Word para três grupos de entrevistados: professoras que atuam em turmas de anos iniciais do ensino fundamental, profissionais narradores de histórias e contadores tradicionais. As respostas foram obtidas por meio de entrevistas presenciais, online via Google Meet e Whatsapp. A partir das análises conseguimos compreender que o conto de tradição oral tem sua importância reconhecida, mas em contrapartida ainda é pouco explorado.
Abstract: The oral tradition tale can be understood as a type of tale rich in culture and educational possibilities. It can be seen, however, that it still divides many opinions, some believe in its educational function and in the need to be worked on, while others do not give it much credit, making it celebrated only on specific occasions. With that in mind, this work was guided by the following research question: What is the educational function of tales of oral tradition? We take as a general objective: To understand the educational function of working the tales of oral tradition with groups of Early Years of one of the schools of Ipaumirim/CE. As for the specific objectives, we have: Investigate the presence or absence of folk tales in classes in the early years of elementary school; Investigate how folk tales can contribute to the school educational process of classes in the early years; Reflect on the educational purpose of oral stories and ways of being worked on by teachers; To analyze the educational function of folk tales and their impact on the formation of students in the early years of elementary school. Busatto (20122013), Benjamin (1987), Matos (2014), Sisto (2021), Tierno (2010) Velasco (2018) are some of the authors that support the ideas of the theoretical foundation. The research has a basic nature, based on a qualitative approach (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). For data collection, scripts of questions were prepared in Word for three groups of respondents: teachers who work in classes in the early years of elementary school, professional storytellers and traditional storytellers. The answers were obtained through face-to-face interviews, online via Google Meet and Whatsapp. From the analyzes we can understand that the oral tradition tale has its importance recognized, but on the other hand it is still little explored.
Keywords: Anos iniciais
Tradição oral contos
Ensino fundamental
Contos populares
Escola Pública
Early years
Oral tradition tales
Elementary School
Folk tales
Public School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27402
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA MOREIRA GONÇALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfJosefa Moreira Gonçalves. Monografia Pedagogia. CFP 2022.484.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.