Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27407
Title: Análise das dificuldades enfrentadas durante a pandemia do COVID- 19 na educação: uma visão voltada para a adoção da metodologia de ensino remoto e suas tecnologias.
Other Titles: Analysis of the difficulties faced during the COVID-19 pandemic in education: a vision focused on the adoption of remote teaching methodology and its Technologies.
Análisis de las dificultades enfrentadas durante la pandemia de COVID-19 19 en educación: una visión enfocada en la adopción de la metodología de La enseñanza a distancia y sus tecnologías.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Jessica Samara Costa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Paulo Sérgio Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, José Carlos Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
Keywords: Tecnologia educacional;Ensino remoto;Educação à distância;Educação - Covid-19 - dificuldades;Ensino remoto - metodologias;TIC’S;Pandemia - ensino remoto;Educação à distância - Covid-19;Educational technology;Remote teaching;Distance education;Education - Covid-19 - difficulties;Remote teaching - methodologies;Pandemic - remote teaching;Distance education - Covid-19;Enseñanza remota;Educación a distancia;Educación - Covid-19 - dificultades;Enseñanza a distancia - metodologías;Pandemia - enseñanza remota;Educación a distancia - Covid-19
Issue Date: 16-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Jessica Samara Costa. Análise das dificuldades enfrentadas durante a pandemia do COVID- 19 na educação: uma visão voltada para a adoção da metodologia de ensino remoto e suas tecnologias. 2022. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: A utilização da metodologia de ensino remota foi a principal alternativa para que se pudesse dar continuidade às aulas devido o surgimento da pandemia do COVID-19, escolas/instituições se viram na necessidade de utilizar as mais diferentes Tecnologias de Comunicações (TIC’s) para realização das aulas remotas, foi de suma importância a incorporação de plataformas como Google Meet e Google Classroom para execução de aulas ao vivo e envio de materiais e notas respectivamente. Nessa perspectiva, o presente trabalho buscou analisar quais foram as principais dificuldades enfrentadas durante esse período de pandemia na educação, salientando como foi migrar do ensino tradicional para a metodologia de ensino remoto e as tecnologias de comunicação necessárias para a continuidade das aulas. A entrevista semi - estruturada foi a metodologia utilizada para obtenção dos dados, fez-se uso também da metodologia de amostragem simples (AAS) para seleção de alunos entrevistados, uso do site “Sorteador.com.br” para realização de sorteio e Whatsapp como principal meio de comunicação.
Abstract: The use of the remote teaching methodology was the main alternative so that classes could be continued due to the emergence of the COVID-19 pandemic, schools/institutions found themselves in the need to use the most different Communication Technologies (ICT’s) to carry out the remote classes, it was extremely important to incorporate platforms such as Google Meet and Google Classroom to run live classes and send materials and notes respectively. In this perspective, the present work sought to analyze the main difficulties faced during this period of pandemic in education, highlighting what it was like to migrate from traditional teaching to the remote modality and the communication technologies necessary for the continuity of classes. The semi-structured interview was the methodology used to obtain the data, the simple sampling methodology (AAS) was also used to select the interviewed students, use the website “Sorteador.com.br” to perform a draw and whatsapp as main means of communication.
???metadata.dc.description.resumen???: El uso de la metodología de enseñanza a distancia fue la principal alternativa para pudo continuar las clases debido al surgimiento de la pandemia del COVID-19, las escuelas/instituciones se vieron en la necesidad de utilizar las más diversas tecnologías de Comunicaciones (TIC´s) para realizar clases a distancia, fue de suma importancia incorporación de plataformas como Google Meet y Google Classroom para ejecutar clases en vivo y envío de materiales y notas respectivamente. Desde esta perspectiva, el presente Este trabajo buscó analizar cuáles fueron las principales dificultades enfrentadas durante este período de pandemia en la educación, destacando cómo fue migrar de la educación tradicional a la metodología de enseñanza a distancia y las tecnologías de la comunicación necesarias para la continuidad de clases. La entrevista semiestructurada fue la metodología utilizada para recolección de datos, también se utilizó la metodología de muestreo simple (AAS) para la selección de los estudiantes entrevistados, uso del sitio web “Sorteador.com.br” para realizar sorteo y whatsapp como principal medio de comunicación.
Keywords: Tecnologia educacional
Ensino remoto
Educação à distância
Educação - Covid-19 - dificuldades
Ensino remoto - metodologias
TIC’S
Pandemia - ensino remoto
Educação à distância - Covid-19
Educational technology
Remote teaching
Distance education
Education - Covid-19 - difficulties
Remote teaching - methodologies
Pandemic - remote teaching
Distance education - Covid-19
Enseñanza remota
Educación a distancia
Educación - Covid-19 - dificultades
Enseñanza a distancia - metodologías
Pandemia - enseñanza remota
Educación a distancia - Covid-19
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27407
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JESSICA SAMARA COSTA DANTAS - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2022.pdfJessica Samara Costa Dantas - TCC Licenciatura em Química CES 20221.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.