Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27414
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDANDRADE, D. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Alba Valéria Vieira da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. V. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6875576509516680pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Marisa Nóbrega.-
dc.contributor.referee1IDRODRIGUES, M. N.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9955034470296186pt_BR
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Romero Ricardo Damião de.-
dc.contributor.referee2IDARAÚJO, R. R. D.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1461825045855989pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como propósito analisar um breve histórico do desenvolvimento técnico da clarineta no período clássico. Além de delinear o perfil profissional e a ligação com os compositores deste período. A pesquisa se desenvolveu através da coleta de dados bibliográficos como livros, artigos científicos, entre outros, em sites científicos na produção em música instrumental. É pretendido neste trabalho expor o processo organológico da clarineta como, também, as características principais do estilo musical de compositores mais relevantes desde período. Podemos ressaltar que a partir deste momento o clarinete se tornou um dos instrumentos de sopro mais utilizado e explorado no repertório sinfônico e camerístico, principalmente pelas obras do renomado compositor W. A. Mozart, sendo até hoje uma das obras mais executadas pelos clarinetistas em várias regiões do mundo, o concerto KV 622, em Lá Maior para clarinete e orquestra. Está obra será apresentada em recital de conclusão do curso, obra esta, muito significante do período clássico, momento este, onde a clarineta foi reconhecida como um instrumento em ascensão, com reconhecimento e a valorização especial de Mozart, mas, também, de Stamitz, tendo como característica um sonoridade cantante e timbre único, apesar de se tratar de um instrumento rudimentar, comparado com o instrumento moderno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.titleUm breve histórico da clarineta no período clássico.pt_BR
dc.date.issued2022-08-23-
dc.description.abstractThis course conclusion work aims to analyze a brief history of the technical development of the clarinet in the classical period. In addition to outlining the professional profile and connection with the composers of this period. The research was developed through the collection of bibliographic data such as books, scientific articles, among others, on scientific sites in the production of instrumental music. It is from the beginning of the work style that the clarinet organological process as well as the main characteristics of the most relevant musical composer exports. From that moment it became one of the clearest instruments in the world, we can explore and explore in the synonym of works by the composer, A. Mozart, being mainlyne, being today one of the clearest works and used by all clarinetists. , the concerto KV 622, in A Major for clarinet and orchestra. This work will be presented in consideration of the conclusion of the course, a very significant work from the classical period, when the clarinet was recognized as an instrument on the rise, with and the special appreciation of Mozart, but also of Stamitz, having as recognition as a characteristic a singing sound and modern timbre, despite being a rudimentary instrument, compared to the instrument.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27414-
dc.date.accessioned2022-09-23T11:43:36Z-
dc.date.available2022-09-23-
dc.date.available2022-09-23T11:43:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectClarineta - históriapt_BR
dc.subjectInstrumento musical - clarinetapt_BR
dc.subjectHistória da clarineta – período clássicopt_BR
dc.subjectMúsica de câmara de Mozart - clarinetapt_BR
dc.subjectConcerto nº 03 para clarinete e orquestra – Carls Philip Stamitzpt_BR
dc.subjectMozart e Standler – compositores musicaispt_BR
dc.subjectBethoven – compositor musicalpt_BR
dc.subjectBähr – clarinetista austríacopt_BR
dc.subjectEmbocadura da clarinetapt_BR
dc.subjectClarinet - historypt_BR
dc.subjectMusical instrument - clarinetpt_BR
dc.subjectHistory of the clarinet – classical periodpt_BR
dc.subjectMozart chamber music - clarinetpt_BR
dc.subjectConcert nº 03 for clarinet and orchestra – Carls Philip Stamitzpt_BR
dc.subjectMozart and Standler – musical composerspt_BR
dc.subjectBethoven - music composerpt_BR
dc.subjectBähr – Austrian clarinetistpt_BR
dc.subjectClarinet embouchurept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Diego Maciel de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA brief history of the clarinet in the classical period.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Diego Maciel de. Um breve histórico da clarineta no período clássico. 2022 37f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27414pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Música - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIEGO MACIEL DE ANDRADE - TCC BACHARELADO EM MÚSICA CH 2022.pdfDiego Maciel de Andrade - TCC Bacharelado em Música CH 2022501.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.