Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429
Title: Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos.
Other Titles: System for using CAN technology in automotive vehicles.
???metadata.dc.creator???: BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FREIRE, Raimundo Carlos Silvério.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SERRES, Georgina Karla de Freitas.
Keywords: Tecnologia CAN;Veículos automotivos - tecnologia CAN;Microcontrolador;Protocolo de comunicação;Barramento CAN;Controlador CAN;CAN technology;Automotive vehicles - CAN technology;Microcontroller;Communication protocol;CAN bus;CAN controller
Issue Date: Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira. Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. 2022. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429
???metadata.dc.description.resumo???: A tecnologia CAN é usada na maior parte da indústria automotiva. Essencialmente é dividida em dois contextos: O protocolo de comunicação e o barramento físico. Surgiu em meados da década de 80, inicialmente, como uma tentativa de substituir a enorme quantidade de cablagem usada nos projetos automotivos para tráfego de dados. O protocolo de comunicação de início foi concebido para um identificador de 11 bits, classificado como CAN Padrão, e posteriormente foi estabelecido um modelo com 29 bit, conhecido como CAN Estendido. Em termos físicos, a nível de circuito eletrônico, é implementado via chips e seus circuitos periféricos. Atualmente, a tecnologia segue uma linha de evolução, gerando aperfeiçoamento, novos modelos de tecnologia e aplicabilidades. Este presente trabalho tem por objetivo propor um projeto de placa de circuito impresso que viabilize a aplicação da tecnologia para captura e tráfego de dados em aplicações automotivas.
Abstract: CAN technology is used in most of the automotive industry. Essentially it is divided into two contexts: the communication protocol and the physical bus. It emerged in the mid-1980s initially as an attempt to replace the massive amount of wiring used in automotive designs for data traffic. The communication protocol at first was designed for an 11-bit identifier, classified as Standard CAN, and later a 29-bit model was established, known as Extended CAN. In physical terms, at the electronic circuit level, it is implemented via chips and their peripheral circuits. Currently, the technology follows a line of evolution, generating improvements, new technology models, and applications. This paper aims to propose a printed circuit board project that enables the application of the technology for data capture and traffic in automotive applications.
Keywords: Tecnologia CAN
Veículos automotivos - tecnologia CAN
Microcontrolador
Protocolo de comunicação
Barramento CAN
Controlador CAN
CAN technology
Automotive vehicles - CAN technology
Microcontroller
Communication protocol
CAN bus
CAN controller
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SÉRGIO RICARDO DE OLIVEIRA BRANDÃO - TCC ENG. ELÉTRICA CEEI 2022.pdfSérgio Ricardo de Oliveira Brandão - TCC Eng. Elétrica CEEI 20221.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.