Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429
Title: | Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. |
Other Titles: | System for using CAN technology in automotive vehicles. |
???metadata.dc.creator???: | BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | FREIRE, Raimundo Carlos Silvério. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SERRES, Georgina Karla de Freitas. |
Keywords: | Tecnologia CAN;Veículos automotivos - tecnologia CAN;Microcontrolador;Protocolo de comunicação;Barramento CAN;Controlador CAN;CAN technology;Automotive vehicles - CAN technology;Microcontroller;Communication protocol;CAN bus;CAN controller |
Issue Date: | Aug-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira. Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. 2022. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A tecnologia CAN é usada na maior parte da indústria automotiva. Essencialmente é dividida em dois contextos: O protocolo de comunicação e o barramento físico. Surgiu em meados da década de 80, inicialmente, como uma tentativa de substituir a enorme quantidade de cablagem usada nos projetos automotivos para tráfego de dados. O protocolo de comunicação de início foi concebido para um identificador de 11 bits, classificado como CAN Padrão, e posteriormente foi estabelecido um modelo com 29 bit, conhecido como CAN Estendido. Em termos físicos, a nível de circuito eletrônico, é implementado via chips e seus circuitos periféricos. Atualmente, a tecnologia segue uma linha de evolução, gerando aperfeiçoamento, novos modelos de tecnologia e aplicabilidades. Este presente trabalho tem por objetivo propor um projeto de placa de circuito impresso que viabilize a aplicação da tecnologia para captura e tráfego de dados em aplicações automotivas. |
Abstract: | CAN technology is used in most of the automotive industry. Essentially it is divided into two contexts: the communication protocol and the physical bus. It emerged in the mid-1980s initially as an attempt to replace the massive amount of wiring used in automotive designs for data traffic. The communication protocol at first was designed for an 11-bit identifier, classified as Standard CAN, and later a 29-bit model was established, known as Extended CAN. In physical terms, at the electronic circuit level, it is implemented via chips and their peripheral circuits. Currently, the technology follows a line of evolution, generating improvements, new technology models, and applications. This paper aims to propose a printed circuit board project that enables the application of the technology for data capture and traffic in automotive applications. |
Keywords: | Tecnologia CAN Veículos automotivos - tecnologia CAN Microcontrolador Protocolo de comunicação Barramento CAN Controlador CAN CAN technology Automotive vehicles - CAN technology Microcontroller Communication protocol CAN bus CAN controller |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Engenharia Elétrica. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429 |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SÉRGIO RICARDO DE OLIVEIRA BRANDÃO - TCC ENG. ELÉTRICA CEEI 2022.pdf | Sérgio Ricardo de Oliveira Brandão - TCC Eng. Elétrica CEEI 2022 | 1.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.